Nordeste Brasileiro ( Parte 2 )

Fortaleza-CE é, juntamente com Recife e Salvador, as mais populosas capitais do nordeste e as mais perigosas. Mesmo assim valem a pena conhecer, tomando certos cuidados. O passeio de Bugue pelas praias do Ceará é também maravilhoso para ver o por do sol nas dunas que chegam a mudar de cor. Os guias podem ser muito engraçados, o estado é celeiro de humoristas e várias praias já foram locais de gravação de novelas brasileiras e até abertura do fantástico. A Praia das Fontes-CE é a preferida do cantor Fagner e tinha um enorme portal com essa escrita por lá no ano 2000.

Canoa Quebrada-CE, Cumbuco-CE e Lagoinha-CE são imperdíveis, passando por outras no caminho. A natureza é realmente privilegiada na região com uma diversidade de lugares interessantes para um bom almoço, mesmo em lugares de certa forma modestos, que é um charme delicioso. Em Aquiraz fica o parque aquático Beach Park tem ( ou tinha ) o mais alto tobo-água do mundo com 41 metros de altura. Parece que já existe um projeto de outro superior, seu corpo chega a descolar na queda livre, vai encarar ?

    Se é mergulhador, a dica é a Pedra da Risca do Meio que fica um tanto longe da costa e o mar chega a bater bastante, mas lá embaixo o mergulho é sensacional, lembro que vi a maior raia da minha vida, com um diâmetro que chegava às famosas raias mantas  em torno de uns 3 a 4 metros, não é estória de mergulhador, vá e confira …  www.brasil-turismo.com/ceara.htm      

                              

     Um passeio arrojado é a ” Rota das Emoções “ que inclui os três estados : Ceará, Piauí e Maranhão. Ir de Jericoacoara-CE, que já foi considerada uma das praias mais bonitas do Brasil e do mundo peloa magnetismo local, sempre mostrada nos programas de viagens é possivelmente a praia com o acesso mais difícil que existe ( necessário certa dose de disposição física ) indo até os Lençóis Maranhenses-MA ( citado nas Maravilhas da Natureza, ficando de fora nas finais  ), seguindo adiante até a capital São Luís-MA ou fazer este trajeto vice-versa é realmente uma visão bem diferente. É um trecho que não custa tão baratinho assim devido a ficar preso a certas situações de marés e dos operadores locais, pois para conseguir este feito é só na base do 4 x 4 num caminho bem aventuroso e distante e passando por rios e o Delta do Parnaíba-PI ( 3º maior delta oceânico do mundo e o único em mar aberto das Américas ), fica bem no meio do trajeto com pernoites em lugares um tanto modestos, rústicos e longínquos onde poucas pessoas conhecem. Diria cari,nhosamente que é o ” passeio do fim do mundo brasileiro “ para ver coisas desconhecidas que da sua grande capital talvez nem imagina que exista … mas é o imenso Brasil ! Na definição de ” paraíso “, com relação à quantidade de pessoas, essa região se encaixa perfeitamente; um visual desértico numa sucessão interminável de lagoas perdidas … duna-lagoa-duna-lagoa … um verdadeiro parque de diversões para todas as idades. Reserve no mínimo uma semana para ir de Fortaleza a São Luís via terrestre ( ou vice-versa > é a única forma de conhecer este trecho do Brasil ). Não sou muito adepto de mangue, rios ou águas marrons do meio do caminho, prefiro ver onde piso ou entro, afinal uma água transparente é incomparável, como a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso em ” Jeri ” … natureza está lá. Fique pelo menos 3 dias em Jeri, devido à distância não vale a pena ficar menos, são lugares inexplorados. O destaque mesmo neste deserto de dunas são as lagoas que se formam após as chuvas no meio do ano, por isso os Lençóis também são chamados de ” Oásis Brasileiros “. Os Lençóis são realmente um espetáculo, principalmente visto do céu, já que de lá é que foi dado o próprio nome, pois parece um ” grande lençol ( ou vários lençóis ) jogado(s) na costa norte brasileira “ ( quem sabe são os lençóis de Deus )E se o Maranhão tem os ” Lençóis “, Piauí tem as ” Fronhas “; as dunas de Morro Branco, uma das paradas obrigatórias no trajeto de voadeira.   www.brasil-turismo.com/piaui.htm 

     E ainda no estado do Maranhão, além das construções azulejadas da capital São Luís ( reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio Mundial ), posso citar mais dois passeios aventurosos como o Parcel Manoel Luis que fica a 16 horas de barco para quem é mergulhador e se pré dispõe a dormir no barco, pois é necessário alugar ou fretar um e pernoitar por lá … dizem ser muito bonito, porém muito longe da costa. Mais ao sul no Maranhão, próximo ao município de Carolina-MA, próxima de Imperatriz-MA, fica a Chapada das Mesas, onde algumas cachoeiras como a da Pedra Caída, Gruta do amor, Poço Azul, Itapecuruzinho entre outras fazem da região um local secreto e escondido. Bom para quem mora perto, porque atravessar o Brasil ou mesmo o Nordeste brasileiro até lá é outra aventura … topa ?

www.brasil-turismo.com/maranhao.htm 

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com  

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO  12/10/2011 > NORDESTE – parte final 

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

Voltar ao topo