Nordeste Brasileiro ( Parte 1 )

     Em continuação à publicação anterior, lembremos que Fernando de Noronha pertence ao estado de Pernambuco, apesar de estar mais próximo do Rio Grande do Norte.

                                                

Para mim existem praias mais belas ao redor da capital e menos perigosas do que a região do grande Recife que, além da violência urbana, tem tubarões na bonita Praia de Boa Viagem. Quem sabe eu ainda aporte mais tempo por lá que é opção de carnaval bem badalado, como em todo nordeste. Em Olinda-PE, praticamente ao lado da capital Pernambucana, para festeiros é show. Eu já não curto tanto certas culturas de desfiles, apenas respeito e deixo para quem tem ânimo para se vestir de boneco de 5 metros de altura o dia inteiro.        

Porto de Galinhas-PE, a 70 km de Recife, para mim é a praia mais bonita do continente brasileiro. Existem outras praias nas redondezas, mas as Piscinas Naturais são o maior atrativo e um verdadeiro fenômeno ! Se for na lua cheia, dá para caminhar em cima dos corais que ficam totalmente descobertos pelo mar e tem uma curiosidade de ter o formato do mapa do Brasil em meio aos corais os jangadeiros irão lhe mostrar, poi so passeio de jangada é obrigatório e muito legal. Existem várias pousadas e hotéis, entre eles um destaque é o Nanai Beach Resort, que na realidade não fica em Porto e sim em Muro Alto, bem próximo; suas suítes foram feitas nos moldes dos bangalôs da Polinésia Francesa ou das Maldivas … um espetáculo, muito lindo … porém o preço é também igual às ilhas estrangeiras, bem salgado ! Já fui duas vezes e pretendo voltar para ficar no melhor lugar na minha opinião que é a Pousada Beira Mar … de cara para o gol, em frente as lagoas; vá, esqueça o carro e curta esta praia sensacional … sem deixar de andar pelo centrinho carismático.

www.brasil-turismo.com/pernambuco/estado.htm  

www.visiteportodegalinhas.com   

     

Um roteiro à Fernando de Noronha não fica completo sem uma parada na região de Recife-PE ou Natal-RN, já que a escala é obrigatória. Quando estiver em Natal não deixe de fazer os passeios aos litorais Norte e Sul, reserve um dia para cada lado. A praia mais famosa é a de Ponta Negra. Ela nem é tão bonita em comparação a outras e até o ano 2.000 era possível subir a enorme duna que forma o Morro do Careca, cartão postal que parece mesmo uma grande careca … Vá à Lagoa de Arituba que fica ao sul entre Dunas com um restaurante particular e uma águ,a quente e tranquila, um sossego se for em baixa temporada, aliás é o que recomendo. Infelizmente é um lugar onde o turismo cresceu muito chegando a irritar … êta povo desesperado, que encheção de saco ! A coisa piorou demais em 10 anos … é o tempo todo um vendedor ou alguém querendo te empurrar alguma coisa ou algum passeio … e mesmo você já ter dito com educação ao cidadão mais de duas vezes que não quer, eles voltam a insistir ! Passar em frente a certos restaurantes é quase ser puxado para dentro, eles enfiam o cardápio na sua cara no meio da rua, na calçada … e mesmo que você esteja do outro lado da rua, dá para acreditar ? Gritam pra você ! Vá e confira … fique mais que duas semanas para sentir o que descrevo.

Entre tantas outras praias e passeios em Natal, além do maior cajueiro do mundo em Pitangi-RN ( que é postal obrigatório e interessante ), passeio de Bugue ( ou Bugre ) nas Dunas de Genipapu-RN ( Também é possível passear de camelo caso não possa ir para algum outro país que tenha esta sensação ), sugiro que vá pela praia até o Cabo de São Roque bem ao norte pela areia da praia, onde vai encontrar uma árvore surpreendente chamada Árvore do Amor ( foto obrigatória ). Os coqueirais são lindos e passará por várias praias tranquilas e desertas como a de MuriúTambém sugiro os passeios de barco nas lagoas naturais de Pitangi e nos Parrachos de Maracajaú-RN, este último fica há aproximadamente a 70 km ao norte de natal, é o caribe brasileiro, simplesmente maravilhoso. A água é bem transparente e nem é preciso ser mergulhador. A famosa praia de Pipa-RN é cascata, tem uma vista bonita de cima da Praia de Cacimbinha-RN, mas Pipa em si é só para gringo ver … e ainda correr o risco de ser assaltado … aliás, o lugar está cheio deles ( gringos e assaltantes ), melhor ficar ligado e não se isolar muito pela areia extensa das praias que são sem dúvida muito procuradas.  Alugue um carro ao chegar e faça todos os passeios possíveis. Encontrará arvores de caju ( fruta que adoro ) por todos os lados, nem precisa comprar … no Sul 4 cajus custam mais que dois quilos ou uma bacia cheia no nordeste. Natal é sem dúvida uma das cidades mais procuradas do nordeste para o turismo. A prefeitura deveria é fazer um maior investimento, principalmente pela sujeira que se vê por todos os lados, praias e dunas. Em alguns lugares no mundo você é multado se jogar qualquer coisa na rua ou no chão.    

     Curiosidade no estado potiguar é na cidade de Santa Cruz, onde foi inaugurada em 2010 ” a maior estátua sagrada do mundo “, a estátua de Santa Rita de Cássia, com seus 56 metros de altura, deixa o próprio Cristo Redentor para trás …

www.brasil-turismo.com/rio-grande-norte.htm

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO  03/10/2011 > MAIS NORDESTE

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

Voltar ao topo