Estado de São Paulo

O litoral do Estado de São Paulo, onde já passei várias vezes, não é muito diferente do paranaense, inclusive tem a serra que desce de Taubaté à Ubatuba parecida com a Serra da Graciosa já citada no capítulo do Paraná. As praias paulistas mais famosas como Ubatuba, Santos e Guarujá só tem fama e nome mesmo, particularmente não vejo nada especial. Estando perto de Cubatão ou mesmo da própria capital ( as cidades mais poluídas do Brasil ) não se pode esperar muito. Hoje em dia Cubatão está muito melhor ( ainda bem ! ) e foi considerada pela ONU como exemplo de recuperação ambiental, mas nos anos 80 para 90 foi considerada a cidade mais poluída do mundo e o Rio Cubatão foi considerado definitivamente morto. Mesmo assim, a região está ainda longe de um padrão de beleza. O grande destaque em Santos são os jardins no calçadão da praia principal que são realmente bem cuidados, que capricho ! O mar já fica na categoria ” – Eu tô fora ! “.

Destaco tanbém como mar limpo Maresias ( 2008 ) onde vários surfistas se esbaldam em boas ondas num mar agradável e verdinho, porém não é para quem gosta de mergulhar e fazer snorkeling, mas vale a pena a visita. Em Caraguatatuba tem a praia chamada Martim de Sáque tem pousadas baratas e é uma opção de parada para quem desejar fazer este roteiro.  Ilha Bela,  mais ao sul do estado, tem praias bonitas e é uma opção para quem esteja por perto, mas, apesar de ter algumas escolas de mergulho, não concordo que seja um dos melhores pontos para a atividade, a visibilidade é ruim ! Quem fala que é bom lugar de mergulho precisa viajar e mergulhar mais. A beleza é mais por fora d´água mesmo, talvez por isso considerada a capital da vela … só para os ventos …  Porém possui mais de 90% da usa área coberta de Mata Atlântica fazendo uma beleza de visual. É necessário pegar uma balsa em São Sebastião. Vale a visita. A dica é evitar feriados …

Ainda no Estado de São Paulo, destaco um passeio de dia inteiro ou de final de semana muito agradável, é na região de Vinhedo e Itupeva, região estratégica próximo a Campinas-SP : O Wet´n Wild ( Parque Aquático sensacional ) e o Hopi Hari ( temático com vários brinquedos )só evitefinais de semanas, férias e feriados, é um inferno de cheio ! Em frente ao parque, do outro lado da rodovia, tem o Hotel Quality Resort que é muito bom, com café e jantar incluídos na diária para poder curtir um dia cada parque. Não é assim tão barato, mas para quem gosta deste tipo de aventura vale a pena. Estes parques foram construídos nesta região após um estudo onde foi comprovado que é uma região que chove menos … com certeza para evitar algum prejuízo, pois quando chove acaba a festa, de certa forma.     

     Próximo a fronteira com o Paraná, na região do município de Eldorado Paulista em Iporanga, tem o Parque Estadual, de Jacupiranga, encontra-se a Caverna do Diabo, apesar do nome assustador é uma parada interessante para quem nunca teve a experiência de entrar em uma caverna. Hoje em dia o passeio é cobrado e bem seguro com guia e parece ter um mínimo de pessoas para se entrar.  

    

    A capital São Paulo, conhecida como ” a terra da garoa “ devido a tanta garoa que lá caía … acredito que isso esteja até mudando com o tempo, na verdade já mudou e deveria se chamar ” terra das tempestades “ ou ” dos alagamentos e enchentes “, pois é o que se vê após as constantes chuvas torrenciais nos últimos anos. E não é só em São Paulo ! O resto do Brasil e porque não dizer do mundo estão sofrendo com a mudança de clima onde o culpado é o próprio homem. Estamos pagando e ainda vamos pagar mais pelos nossos próprios abusos e descuidos com o planeta … tudo mundo pensa que não vai dar nada ! O que não dá em nada são as grandes reuniões dos G20 ( maiores países do mundo ) onde tudo fica na mesma, nada real é realmente feito ! ALERTA GERAL PARA O PLANETA TERRA !

     É a selva de pedra do país, onde se tem de tudo … grandes avenidas, melhores restaurantes ( e caros ) para um bom roteiro gastronômico, museus, excelentes hotéis e poucas belezas naturais em alguns parques que estão para serem ” engolidos ” em meio a correria das pessoas que nunca param.  O Parque do Ibirapuera é o pulmão da maior cidade do Brasil, que possui o maior centro comercial da América Latina, a Rua 25 de março para fazer compras e se perder na multidão. Para mim é o maior camelôdromo e Shopping aberto do mundo … tome muito cuidado ao circular por lá, alguém sempre estará de olho em você e no seu descuido.  Na Vila Madalena existe ( ou existia ) o curioso  Ice Espaço, um pequeno bar de gelo feito nos moldes de outros grandes países onde se paga a entrada com direito à vodka e roupa especial para suportar temperaturas bem abaixo de zero. Em 1999 existia o Simba Safári, que era um zoológico onde se entrava com o carro e os animais ficavam soltos como se fosse um Safári verdadeiro. Acho que foi fechado em 2001 após quase 30 anos de atividades reabrindo com o nome Zôo Safári, espero que seja isso mesmo e esteja como antes ou ainda melhor, porque é um passeio divertido e diferente, principalmente para quem vive só para o trabalho e em meio a edifícios comerciais.

www.cidadedesaopaulo.com   

     Outros lugares no estado podem ser bem atrativos dependendo ainda da época do ano e da sua intenção. Se gosta de esportes de aventura e eco-ação, seu destino é Brotas. Se gosta de festa e agito mesmo, a grande festa do peão de Barretos é a sugestão, um mundo de gente disposta a festar com força ! Deixo registrado apenas meu protesto aos maus tratos nos animais. Festar é uma coisa, maltratar animais para divertimento é uma barbárie para os dias atuais !  Para quem é católico bem religioso, ponto de parada é em Aparecida ( ou Aparecida do Norte – chamada erroneamente por muitos ) para presenciar a beleza de uma das maiores Igrejas do Brasil e renovar a fé no Santuário de Nossa Senhora, vai da fé de cada um. De qualquer forma, a estrutura da igreja em si é magnífica. Evite feriados religiosos devido a quantidade de gente. Fica próxima de Campos do Jordão onde é um passeio romântico, principalmente para quem curte música erudita no Festival de Inverno …

A cidade fica muito lotada ao ponto de algumas ruas serem interditadas aos veículos e outras somente meia pista com cordas para os pedestres transitarem … é muita gente mesmo ! É nece,ssário muita paciência para se sentar nos barzinhos, principalmente no Baden Baden, no coração do bairro Capivari. É necessitando pegar senha e esperar … assim como entrar na fila do teleférico que não é lá grande coisa. Se quer agito, esta é a dica do inverno brasileiro, se bem que alguns dias chegam a ser bem quentes também, vai de cada época. Parece muito com algumas cidades no exterior mesmo sendo conhecida como a ” Suíça Brasileira “ ( igual Monte Verde-MG citada anteriormente, só com a grande diferença do tamanho e principalmente do padrão das ruas asfaltadas, onde não se come poeira. ( Monte Verde-MG deveria seguir este exemplo ao invés de se auto denominar européia. As ruas estão mais é para um campo minado do Afeganistão ! ) 

Denominando Campos do Jordão de ” Suíça Paulista “ para diferenciar da ” Suíça Mineira “, tem atmosfera e estilo bem mais para o europeu mesmo. É bem melhor ir fora de temporada para quem quer tranqüilidade e melhores preços, pois a cidade mantém seu charme e gastronomia de primeira. Prepare o bolso para o mês de julho, pois os preços das hospedagens e de tudo mais também são bem suíços, ou seja, bem salgados ! Mas é necessário citar que são pousadas e hotéis agradáveis e bonitos, porém possuem a praxe de cobrar 10 % em cima da taxa da diária que já não estão no padrão popular brasileiro como taxa de serviço para limparem o quarto !? Sinceramente eu nunca tinha visto isto em nenhum lugar no mundo e tenho certa bagagem de viagem para fazer essa reclamação. Melhor que embutissem o preço na diária a fazer esse papelão ridículo local, sem lógica ! 

A cidade em si é bem agradável e o destaque maior é a arquitetura que chama a atenção, com muitas lojas … é uma opção de passeio diferente, mas na minha opinião é melhor mesmo pegar um avião e ir conhecer a Europa verdadeira ou quem sabe Bariloche na Argentina, se puder, pois lá encontrará hotéis razoáveis no mesmo padrão financeiro que Jordão em alta temporada, já convertido em dólares ou Euros. Aí recaí apenas na diferença da vontade e empenho da obtenção da passagem aérea ( o que seria a diferença ), pois um pacotinho básico de 3 dias a uma semana em Campos do Jordão não é igual descer a serra e ficar em ” qualquer lugar rapidinho “. É o preço que se paga pela fama local. Maso o local é bonito sim, um grande shopping ao ar livre e o que se faz lá é andar, andar e andar … gastar, gastar e gastar … comer, comer e comer …

www.saopaulo.tur.br

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO  17/11/2011 > As Maravilhas da Natureza

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

” Agradeço publicamente todas as minhas conquistas e oportunidades que tive na vida em superar meus desafios e dificuldades para atingir meus objetivos e todos os lugares que visitei na terra. Graças a Deus são muitos … “

Voltar ao topo