Dicas para você conhecer o lugar dos seus sonhos – Parte 2

     Um seguro viagem é prudente e um bom agente de turismo para os contatos é muito importante. Lembre-se que é necessário credibilidade e confiança. Vai de você comprar pela internet ou preferir um agente ou agência de viagens. Eu não confio totalmente em internet ! Não leve muito em consideração alguns preços promocionais que certas revistas de viagem ou sites oferecem, quase nunca é verdade ! Se entrar em contato com os lugares referidos para conferir os preços, vai ver que sempre é mais caro, pois como é possível um hotel em Orlando ( EUA ) custar U$ 10,00 ? ( exemplo de propaganda de Decolar.com ) … isso é um completo absurdo ( uma grande piada !! ), no máximo um albergue da pior qualidade e em uma localização que nem quero ver onde fica … portanto leia ou veja algumas revistas e sites  apenas como informação e diversão; leve seus desejos à alguma agência de confiança para ver se procedem os preços e informações. Caso tenha algum problema na viagem, já sabe onde reclamar ou na pior das hipóteses ter de processar judicialmente se for o caso, coisa que não poderá fazer ou perderá tempo se fechar diretamente com um hotel no exterior por exemplo ou tiver problemas pela internet … vai processar quem e como ? Certas coisas ou mesmo ” gastos a mais ” ( se for o caso ) também não tem preço devido à segurança. Por outro lado se evitar certas agências e operadoras, com certeza sua viagem poderá ser mais em conta. Algumas operadoras podem chegar a lhe cobrar quase 50% em cima dos valores reais e eu possivelmente já caí nessa em virtude do receio de fechar tudo direto por internet que vai lhe tomar bastante tempo e paciência. Esse é um dilema que só o leitor poderá decidir para si, vai de cada um …

    Se estiver em casal, sempre informe ao operador que fechar a viagem que estão em lua de mel ( Honeymoon ), pois a possibilidade de você ganhar alguma coisinha ou um brinde é grande : vinho, champagne, frutas, bolo, upgrade … na realidade você paga mesmo por qualquer brinde, se levar em conta certos preços salgados que poderá encontrar.

     Uma boa pesquisa é acessar o TRIP ADVISOR com relação ao hotel que deseja. Vá no google, digite o nome do hotel e em seguida TRIP ADVISOR. É um site que mostra os depoimentos de várias pessoas que já ficaram no hotel. Pode também ter opiniões variadas, já que as pessoas tem gostos diferentes, porém pelo site oficial do hotel, fotos, etc … você também já vai ter noção do que vai encarar. Isso pode ajudar a escolher ou eliminar o que esteja escolhendo.

    Se for fazer uma viagem longa, não viaje com calçados novos, somente aqueles que já tenha se adaptado para não judiar dos pés. Na verdade separe antecipadamente a roupa da viagem, levando sempre consigo um casaco, pois dentro de um avião ( se for o caso ) a temperatura pode esfriar. Esteja com uma blusa mais fresca por baixo, caso a temperatura do país de destino esteja bem mais quente. Consulte a previsão de tempo no seu destino pela internet antes de ir.

    Comece a ir preparando sua mala uma semana antes, no mínimo. Pode parecer absurdo para alguns folgados, mas acredite, poderá esquecer sempre de algo importante. Assim, com antecedência, separando as roupas para cada dia do roteiro, não vai ter erro.

     Há quem viaje sozinho, mas viajar acompanhado é muito melhor, o problema é ter certeza de estar com a pessoa certa. Neste caso : Se possível, evitem dividir uma única mala a ser despachada, pois as chances de ter problemas podem aumentar. *Colocar as roupas dos dois em uma única mala, no caso dela sumir como vão ficar ? Arrumar a mala é coisa que também se aprende, considerando que tem gente que não sabe ! Saibam escolher as roupas e dividi-las nas duas malas, peças por peças, levando sempre o mínimo para evitar peso ( aqui ” menos é mais ! “ ) … assim, no caso de extravio ou atraso de uma das malas, ao menos terão algo na outra para se trocar se necessário. Pode ser chato mesmo, mas previne este aborrecimento. Sobre levar o mínimo de peso é porque a mala sempre volta mais cheia, não ? E se na remota hipótese de perder as duas, você será um verdadeiro azarado, nunca vi isso … e nunca mais utilize essa companhia ! Graças a Deus nunca tive esse tipo de problema, mas nunca deixo de me prevenir.  Também não invista em malas muito caras, pois elas serão danificadas durante as viagens. As companhias aéreas não estão nem aí com sua propriedade e ficar reclamando no balcão da companhia é uma perda de tempo, melhor aceitar certos arranhões ou mesmo quebras ao incômodo, pois vão deixá-lo para preencher um formulário após todos desembarcarem e vai perder muito tempo. Não compensa, a não ser que a quebrem totalmente ou sumam com ela, aí vai de você reclamar e isso será bem cansativo, estressante e irritante, acredite. Eles estão preparados para lhe irritar e fazê-lo mesmo desistir.

    Trancar a bagagem que vai ser despachada é uma boa indicação, mas não é o suficiente, pois mesmo com cadeado ou plásticos ela pode ainda chegar toda danificada ou mesmo aberta. Reclamar à cia é sua opção. É muito simples abrirem ou a arrombarem sem mesmo que você perceba se estiver apenas com um simples cadeado. Evite problemas com alfândega ou polícias sem aceitar ficar com nada de estranhos ou mesmo pessoas que acabou de conhecer e ” ache ” que já é seu ” amigo “, nem que seja por alguns minutos ! Em algum lugar podem pedir para que abram a mala. Identifique sua bagagem o máximo que puder : Etiquetas, nomes, adesivos, cores, fitas … por ridículo que pareça, isso poderá ajudar numa possível busca e identificação. Coloque etiquetas ou uma folha impressa também dentro da mala com seus dados e com seu roteiro da viagem detalhado. Leve documentos importantes, pessoais e de valor consigo na bagagem de mão … incrível como tem gente que despacha jóias ! E guarde seus passaportes velhos, eles podem ser úteis para comprovar entradas e vistos anteriores em alguns lugares onde já esteve.

     Procure sempre estar com seu dinheiro e cartão de crédito junto ao corpo. Utilize roupas com bastante bolsos ou pochete para este fim, em qualquer lugar, seja no aeroporto, no avião ou na rua passeando … se for descuidado ou relaxado, será alvo fácil. Alguém vai agradecer sua desatenção. Solicite sempre hotéis com cofre, se possível. Sair com tudo pelas ruas também pode ser arriscado, a não ser que não tenha melhor alternativa.

     Aqui vai uma explicação simples e rápida de como é fácil abrir uma mala sem que se perceba : Com uma caneta qualquer, enfie a ponta no zíper da mala já trancada ao qual queira abrir até que a caneta atravesse o zíper até a metade. Assim é só passar a caneta pela mala toda abrindo todo o zíper. Para lacrá-la de novo é só puxar o feixe com o cadeado por toda a mala que fecha novamente o zíper sem deixar rastro ! Descobri isso após muitas viagens e sempre achei ridículo as malas plastificadas tipo preservativo, parecendo exagero. Já fui adepto a elas, principalmente dependendo do destino. Melhor não correr nunca nenhum risco. Vale a pena e ajuda na identificação. Aprendi com um Chilena que dá para usar rolo de papel filme plástico comprado em mercado para lacrar sua mala, é bem mais barato, já que no aeroporto vai ter de arcar com cerca de uns U$ 20,00 por mala.  Porém há cias aéreas que não vão aceitar certos trechos com os plásticos, por isso desisti deles devido ao trabalho que dá para pôr e cortarem tudo depois. Também é possível encontrar malas que possuam um lacre de segurança onde após fechado o cadeado não é mais possível correr o zíper, assim é muito melhor e protege contra a situação que descrevi acima. Porém se quiserem abiri mesmo, vão abrir. A única forma de se proteger totalmente neste sentido é não despachar mala ou despachar sempre coisas sem valor material ou pessoal. O ideal é conseguir viajar apenas com bagagem de mão, coisa nada fácil, mas possível.

     Enquanto permanecer no terminal de passageiros ou no aeroporto de um modo geral, não tire os olhos das suas malas em hipótese alguma. Isso nem precisaria citar, mas como tem gente desligada por aí …

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO 17/06/2012 > MAIS DICAS DE VIAGEM

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

Voltar ao topo