Cidade das Torres … e das cores

     Uma cidade que pode ser considerada uma das mais lindas da Europa ou do mundo por muita gente é Praga ou Praha, capital da REPÚBLICA TCHECA ou CHECA ou CHÉQUIA ou TCHÉQUIA, que apesar do significado do nome negativo na língua portuguesa ( Maldição; Desgraça; Calamidade; Pessoa ou coisa inoportuna, desagradável; Insetos ou doença que atacam plantas e/ou animais ), de praga mesmo não tem nada, somente uma quantidade absurda de mulheres bonitas ! ( ” uma verdadeira praga ! ” ). Para o viajante homem acompanhado, melhor disfarçar, rs. É uma cidade que conquista milhões de visitantes com suas 456 torres sendo apelidada de Cidade das Torres com suas cores em meio a seus lindos castelos ou basílicas ao seu estilo medieval e atmosfera bucólica, está entre as mais visitadas e cheia de brasileiros, além de ter sido citada como uma das Maravilhas no Mundo. Que cidade colorida ! É mesmo muito linda !! Seus telhados vermelhinhos como em um conto de fadas que, de certa forma lembram em algumas ruas e calçadões a minha cidade natal, Curitiba/PR no Brasil. E de conto de fadas tem também a basílica da Praça Central que lembra mesmo o castelinho da Disney … seus altares são todo em ouro e é nesta praça que todo mundo se concentra. Algumas pessoas curiosamente até deitam no meio da praça, bem no calçadão !?  Também é nesta praça que está o provável maior símbolo da cidade, o Relógio Astronômico Orloj, o qual anuncia cada hora cheia com um show particular, onde os 12 apóstolos aparecem em suas janelas, sinos badalam, o galo canta e uma corneta é tocada nos quatro cantos lá de cima da torre do relógio por funcionários locais vestidos à caráter, uma tradição que atrai uma multidão de turistas, seja na frente do relógio ou lá em cima da torre, já que esta subida é imperdível ! Indiscutivelmente a melhor vista de Praga !

 

     A Ponte Carlos ( Carlos Bridge ou Karluv Most em checo que é uma daquelas línguas impronunciáveis … ) é outro ponto lotado. É a mais velha, a mais bonita e a mais visitada pelos milhares de turistas que vão ver suas estátuas pelos seus mais de 500 metros de comprimento sobre o Rio Moldava ( Vltava em checo ) que em certos trechos é navegável, cruzando a cidade. O Castelo de Praga, local onde a cidade foi fundada, se destaca e todo mundo quer visitar apesar de eu achar desnecessário pagar a entrada, já que não parece um castelo tradicional e sim um complexo de edifícios que inclui outra basílica, a de San Vito, esta sim muito linda ( Por fora. Por dentro, nada tão especial a não ser ficar enlatado como uma sardinha de tanta gente. Gosto não se discute ).  

     Conhecida também como a Cidade dos Cristais de Bohemia ou a Cidade das Cem Cúpulas ( apelidos é que não faltam ! ), tem todo seu patrimônio histórico centenário preservado, pois foi ( de cer,ta forma ) poupada dos ataques nazistas na segunda grande guerra ( obrigado Hitler ! ). A limpeza local é notável … em algumas quadras tem até saquinhos disponíveis para as necessidades dos cachorros, com avisos para ajudar na preservação do meio ambiente.  A cidade é muito agradável em um cotidiano onde bondinhos dividem espaço com os carros e até charretes convidativas ao romantismo em meio a becos simpáticos e muitas lojas que vão lhe deixar perdido e/ou enlouquecido de tanta coisa para se ver. O bom é que é uma cidade relativamente barata em comparação a algumas outras européias, pois a moeda local ( Coroa Tcheca = CZK ) é bem desvalorizada em comparação ao Euro e até ao Real brasileiro ( 1 Euro é aproximadamente 23 CZK  ). Outras pontes em arcos e museus lembram também Paris em certos ângulos e outra coincidência com a capital francesa é que fumam muito por lá … cheguei quase a pensar que é uma obrigação ! Mesmo assim é sem dúvida um dos mais belos centros urbanos do planeta. 

     A melhor época para ir é ” sempre “ … na primavera vai ver as cores das árvores floridas; no outono, aquele friozinho caloroso de uma cidade aconchegante; no inverno a beleza única dos telhados vermelhos cobertos de neve e no verão tudo se repete numa caminhada relaxante, pois passear é grátis e é o melhor a se fazer nas cidades européias, principalmente na cidade velha de Praga que é um presente urbano e arquitetônico para humanidade.  

 www.discoverczech.com / www.czechtourism.com

www.czech.cz / www.visitpraha.cz  

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO 22/01/2012 > ESTADOS UNIDOS

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

Voltar ao topo