Em 2008 consegui concluir um projeto de viagem de alguns anos. Acabei indo para outros lugares antes de realizar o desafio de conhecer um dos pontos mais maravilhosos de todo o planeta e também pouquíssimo divulgado e falado : As Ilhas Maldivas. Deveria ter ido antes !                   

continua após a publicidade

Significa ” Ilha do Palácio “ e o detalhe incrível, e diria imperdoável, do famoso livro Mil lugares para conhecer antes de morrer, é não citar este ” lugar ” no planeta terra … absolutamente inacreditável e não entendo como seria possível deixá-lo de fora ou em 1001º lugar. Para mim seria o 1º ! Aliás, o famoso Best Seller não cita vários lugares que vou descrever nas minhas colunas … particularmente prefiro os menos divulgados mesmo … quanto mais desconhecido e menos seres humanos melhor para se sentir no paraíso, ponto já enfatizado na minha última publicação.  

É o 9º menor país independente e o mais plano de todos. Desafio você leitor a dizer de imediato qual é a capital das Maldivas, qual a língua falada por lá e até mesmo onde ficam ! Se você não for um bom viajante, um professor de geografia ou agente de turismo que já tenha ido ou enviado algum cliente para lá, vai ser um tanto difícil responder rapidamente essas perguntas.  Tudo bem, está perdoado se não sabe. Não fique decepcionado com seu conhecimento limitado do globo terrestre. Eu também não sabia até que em 2003 parei meu carro num sinaleiro e na banca da esquina estava estampado em uma revista de viagem a enorme palavra : AZULcom a foto de um mar que não dava para acreditar. Como bom viajante e mergulhador, não resisti, parei o carro e comprei a revista pensando em se tratar de alguma ilha do Caribe ou mesmo da famosa Polinésia Francesa, mas para minha surpresa apareceu esta novidade no oceano índico. Por favor, não confunda com as Ilhas Malvinas ( Falkland Islands ) que pertence à Inglaterra e foi tema internacional na guerra de mesmo nome em 1982 quando a Argentina tentou tomar posse das ilhas por se localizarem geograficamente próximas da terra do tango, no sul do continente americano. Já ouvi muita gente confundir e até já vi fotos com os nomes trocados … são muito diferentes ! Alguns cruzeiros aportam na capital, mas não é um destino para se chegar de navio e sim pelo ar, pois a visão que se tem do avião é absolutamente imperdível ! Sente-se na janela e surpreenda-se com a maior beleza natural do planeta !! Um lugar onde fotoshop estraga a foto !

É um arquipélago formado por pequeníssimas ilhas além de ser uma das Maravilhas do Natureza … lembrando que arquipélago é um conjunto de ilhas e não apenas uma. São verdadeiras pérolas e nada mais justo o apelido de Flores do Índico. Do sânscrito significa Guirlanda de Ilhas, totalizando 1.190 logo ao Sul da Índia e do Sri Lanka. A capital é Malé que fica em uma ilha separada da ilha onde fica o aeroporto, bem ao lado. O piloto tem de aterrissar praticamente num ” porta aviões estático “, pois as ilhas são extremamente pequenas, sendo muitas delas desabitadas. Portanto não é difícil ver ilhotas perdidas isoladas sem ninguém, muito menos aqueles bancos de areia no meio do idílico oceano com uma transparência de dar dor nos olhos devido a reflexologia que causam as areias brancas parecendo talco nos Resorts que ficam cada um em uma ilha lhe proporcionando uma ampla, escolha de opções para pernoitar. 

     A língua oficial é o Dhivedi, coisa nada fácil de se entender … um tal de ” buruburu, batabatabata “… ( rs ) … é um dialeto local que misturam várias línguas estranhas, principalmente para sulamericanos ou brasileiros, já que não é fácil encontrar um conterrâneo por lá, porém, acredite, deve ser ponto obrigatório de férias para quem queira se isolar do mundo, ter a sensação de estar realmente no paraíso, se sentir em paz com Deus ou ainda se sentir numa verdadeira ilha da fantasia !    

     Este é um roteiro que adianto a importância de se comunicar em inglês, pois nas Maldivas nem de longe se fala espanhol, muito menos português. Nem na recepção que possui funcionários de vários lugares e falar com alguns funcionários nativos então vai ser um pouco complicado mesmo em inglês. Por um lado é até bom para os brasileiros poderem falar à vontade, pois ninguém vai entender nada por lá …  Sua chegada pode ser por Speed boat ( barcos ou lanchas rápidas ) ou os Seaplanes ( aviões que decolam e pousam na água ), o que é uma experiência diferente para ver essa maravilha de cima e deixa a verdadeira sensação mais fora da realidade comum de qualquer grande centro, cidade ou praia no continente. Cada resort tem suas belezas e atrativos.

     Com o conhecimento razoável que tenho de ter conhecido muitos lugares, centenas de pontos de mergulho e praias paradisíacas, afirmo uma coisa : Não existe nenhum ponto turístico na terra, acessível ao homem comum ( turista ) que defina melhor as palavras Fascinante e Paraíso. Pode até ser que algum lugar se iguale … mas pela tranqüilidade, isolamento e sossego, desafio qualquer outro destino terrestre ! São aquelas ilhas que aparecem em pinturas, desenhos ou telas de computador, um verdadeiro sonho, só que reais ! É possível, em algumas ilhas dar várias voltas com a verdadeira sensação de estar perdido como um náufrago. Nada de vendedores ambulantes. Nada de bares barulhentos. Balada não é opção, é lugar para casal. Nada de som alto em carros, aliás lá eles não existem, exceto na ilha capital ou quem sabe alguns carrinhos elétricos que lhe transportam ao seu bangalô. Os Resorts vão lhe oferecer tours para a capital … desista, não vai perder nada, fique no Paraíso. Se optar por tours, o que eu sinceramente digo que não precisa, vá à outras ilhas ou bancos de areias no meio do nada. Caminhe sobre eles e sinta-se como o verdadeiro Robson Crusoé …

É o mar mais azul da terra ! Yuri Gagari, quando foi para a lua e pronunciou a célebre frase : ” A terra é azul “, segundo informação retirada de uma revista conceituada de turismo, estava olhando para as Maldivas, fatos todos esses que faz qualquer mergulhador ou quem quer que queira ver algumas das praias mais lindas do mundo tomar o próximo avião para o índico. Um mergulho de scuba ou mesmo um snorkeling é como estar participando de uma expedição da National Geografic com aqueles mergulhos profundos em abismos de azul infinito e assustador onde se vê raias mantas, tubarões grandes que chegam a dar medo, golfinhos, entre milhões de espécies de peixes e com sorte o dificílimo tubarão baleia. Ou mesmo na beira da sua ilha particular de cada Resort, onde a água é quente, não é difícil tocar nas arraias, polvos ou pequenos tubarões que ali se encontram, juntamente com uma infinidade de peixes que chegam a interagir com você, o que lhe faz esquecer do mundo e pensar no momento em que o universo foi criado.                  

     Como essas ilhas inacreditáveis encontram-se próximas à Índia, não poderia deixar de ter certa influência como por exemplo a comida ,picante, porém não possui a sujeira, a pobreza e nem as buzinas caóticas do segundo país mais populoso do mundo ( graças a Deus ! ). Deixei até mesmo de conhecer outros lugares programados devido a necessidade de retornar agora em 2010 para ter certeza que existem. No Kuramathi Tourist Island ou Kuramathi Island Resort, todos os dias, às 18:30 hs você tem um show à parte.  Arraias vem se alimentar bem na beira da praia. Um funcionário estará lá para isso … chegue um pouco antes, escolha uma mesa bem em cima no deck e curta a festa. Elas tem hora marcada e não falham ! E isso inclui também vários tubarões e pássaros que brigam por alimento. Não se vê isso todos os dias em qualquer outro lugar. É uma das maiores ilhas locais com seus 1.8 km, isso sem contar o banco de areia de aproximadamente 1 km. E olhe que particularmente eu prefiro as ilhas menores como o Meeru Island Resort da minha primeira experiência por lá …  

     Neste meu retorno, percebi que os preços aumentaram consideravelmente, só pode ser por estarem entre as Maravilhas da Natureza … depende também do Hotel, Resort ou serviços. Faça um bom orçamento, mas, independente do preço que pode assustar um pouco, ainda assim valerá a pena, pode acreditar e apostar !

De acordo com a ONU, o aquecimento global deverá elevar o nível do mar e riscará do mapa este verdadeiro e um dos últimos paraísos do planeta em até meio século. A situação é tão crítica que já estão previstas até compras de terras no Sri Lanka, na Índia e/ou Austrália para que possam abrigar essa nação arquipélago que possui 80% do país com 1 metro de altitude e os outros 20% estão em 2 metros, ou seja, o país está no corredor da morte ! A minha maior curiosidade sempre foi saber para onde vai o nosso lixo e a nossa sujeira, já que tudo é tão perfeito e belo. Acho que ninguém pensa nisso já que lá é tudo AZUL e ninguém está nem aí com o que fazem com os nossos restos, todos vão apenas para se divertir e relaxar, claro. Foi o que fiz muito bem, mas é necessário destacar o alerta mundial que o país vive. Tilafushi não é um resort. É uma ilha escondida e escolhida pelos maldivianos para depositar e queimar o lixo não sendo nada parecido com o Paraíso que você vai ficar no seu bangalô de luxo. É o ” lixão do Índico “ que deve ser bem afastado dos milhares de turistas que passam por lá diariamente.   

     Este santuário de turismo de praia são ilhas minúsculas onde oferecem pensão completa pelo simples fato de não se ter outra opção por perto para as refeições ( FAP – Full American Plan ou FB – Full Board ou ainda o sistema All Inclusive que inclui algumas bebidas no pacote ). É um lugar também procurado para campeonatos de surf. Deve ter um ponto específico para este fim, não nos Resorts que conheço. Acesse www.visitmaldives.com, escolha o seu entre os 87 possíveis, informe-se e procure os recifes de corais ao redor da ilha, passe o dia dentro do aquário natural colorido e termine tomando banho no seu chuveiro privativo ao ar livre, dentro do seu bangalô de frente para o AZUL, rodeado de coqueiros … ou nos bangalôs sobre as águas, a opção sempre é sua. Pretendo retornar quantas vezes for possível e conhecer mais ilhas ( se der tempo ), pois se eu tiver de escolher um único lugar no planeta terra, apesar de tantos outros lindos e maravilhosos que já vi, não há dúvidas : ILHAS MALDIVAS … não tem como se arrepender ou decepcionar. É ” tiro certo ” !  

www.visitmaldives.com / www.malediven.at / www.maldives.at / www.maldive.at

 Marcelo Costa Kasprzak

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO 06/07/2010 > Polinésia Francesa

continua após a publicidade