A ilha que o Brasil lembra que tem

                         BRASIL > www.parana-online.com.br/colunistas/330/82819

  

     

     Meu segundo grande sonho de viagem foi conhecer Fernando de Noronha-PE após ter assistido uma série brasileira e não acreditar que aquelas águas cristalinas pertenciam ao Brasil. Arquipélago citado entre as Maravilhas da Natureza, ficando de fora nas finais é o que podemos chamar de Meca Paraíso do Brasil, apesar de já estar tomado de turistas por todos os lados, chegando a se fazer filas para entrar em certas praias controladas, além de ser necessário ficar de olho em seus pertences, pois sei de turistas e moradores que foram roubados na ilha. Mesmo com o controle de acesso e preços um tanto salgados, fica completamente lotada e não esqueça que mesmo ” ricos ” ou ” classe média alta ” também roubam ou furtam. E, dependendo da situação e/ou da pessoa, podem ser os piores. Primeiro ALERTA !

Muitos anos depois, após ter me estabilizado com um emprego estável em concurso público ( o que foi e é fundamental para poder me proporcionar essas grandes aventuras que relato nestas colunas ), lá estava eu fazendo meu ” batismo “, mergulhando, nadando com peixes, golfinhos e presenciando as praias mais lindas do território brasileiro como por exemplo a Baía do Sancho, que já foi considerada uma das 10 praias mais bonitas do mundo, entre tantas outras lindas da ilha …; Cacimba do Padre, Boldró, Conceição, Caracas, Sueste, Atalaia, Caeira … e outras baías ou praias que levam nomes de animais; Leão, Porcos, Cachorro, Bode, etc … pois qualquer uma é sensacional. Elas são divididas entre ” mar de dentro ” e ” mar de fora “. A Ilha Dois Irmãos ( fofo acima ) é um dos símbolos do arquipélago e parecem os seios de uma mulher gigante mergulhada no oceano. E para as mulheres não ficarem decepcionadas ou com ciúmes, também encontrarão o Morro do Pico ( entre outros ), que pelo próprio nome e visual lembrarão um homem gigante, também deitado.    

Até o ano 2000 era permitido nadar entre os golfinhos rotatores de Noronha … tive esse privilégio inesquecível. Foi minha primeira grande experiência marcante viajando. É um consenso afirmar que este arquipélago é uma exceção ao continente brasileiro, tanto que os nativos se dirigem aos brasileiros como se lá não fosse Brasil. Lembro que ouvi a pergunta : ” – Você é do Brasil ? “… devido também a quantidade de estrangeiros e o próprio arquipélago encontra-se uma hora adiantado do horário oficial de Brasília, lembrando que o Brasil possui 4 fusos. O ” Batismo ” de mergulho é necessário e o ponto máximo para quem nunca viu o fundo do mar ao vivo … ao menos nesse padrão de clareza que ultrapassa os 30 metros. Acho difícil a praia aí do seu litoral urbano chegar a este nível de limpeza.

Realmente, é só voltar de Noronha para perceber ou ter a noção que esteve no exterior. O único porém é que tinha pouca infra-estrutura até o ano 2000. Hoje em dia já existem boas pousadas, para todos os bolsos. Antes o turista ficava na casa dos pescadores ou ilhéus, o que também era legal e aventuroso pela rusticidade e diferença. É um lugar para casais e solteiros, alguns lugares e bares para bala,da e festa que aumentou nos últimos anos, lembro que em 1998 ( minha primeira visita ) era apenas o Bar do Cachorro, hoje há mais opção … não sei se isso é bom, começam a aumentar as coisas e tudo pode mudar. Pelo menos o número de turistas para permanecer e pernoitar na ilha ainda é controlado e é necessário agendamento e reservas antecipadas, além da taxa de preservação ambiental que se paga já no aeroporto … … e ela aumenta a cada dia que você permanecer por lá, quanto mais tempo ficar, mais caro paga ! Qualquer liberação desse controle vai transformar Noronha igual as praias comuns que o leitor conhece. Acesse www.noronha.pe.gov.br para saber quanto vai pagar por sua estada em Noronha e não esqueça de sentar do lado esquerdo do avião, pois a vista é melhor.

     O centrinho do ” Havaí Brasileiro “ se resume à Vila dos Remédios e pelo que me lembro e tenho conhecimento somente existe um banco na ilha ( Banco Real ). Portanto, prepare-se para levar dinheiro em cash, pois mesmo que seja cliente deste banco citado, pode ter algum problema e ficar sem dinheiro vivo, sempre ajuda. Este lugar foi o estopim para a série dos acontecimentos turísticos que exponho nestas colunas e no futuro livro ( dos mais simples aos mais glamurosos ) e aos poucos fui tomando conta de que era possível economizar e realizar esses sonhos, principalmente de conhecer lugares que nem eram de meu conhecimento.   

Ao retornar de Noronha me inscrevi em 1999 numa escola de mergulho, pois fiquei absolutamente deslumbrado com o fundo do mar, já que até então havia conhecido apenas algumas praias do litoral paranaense, catarina e carioca, onde a palavra paraíso é usada erradamente por muitos, sendo que na real somente Fernando de Noronha, Abrolhos e muito poucas praias do continente brasileiro podem erguer a bandeira de mar azul e limpo. Infelizmente, a grande maioria das praias brasileiras são uma verdadeira sujeira, estão acabando com a vida marinha brasileira e mundial ! Mais um ALERTA ! 

www.brasil-turismo.com/pernambuco/estado.htm

www.fernandodenoronha.com.br/turismo.htm

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO  23/09/2011 > NORDESTE BRASILEIRO

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

Voltar ao topo