A Ilha da Magia

A capital Florianópolis, conhecida como a ” Ilha da Magia “ também é ponto de saída para as ilhas do Arvoredo e de Galés para quem mergulha, além de tantas outras praias ( em torno de 100 ) que ficam na grande Ilha de Floripa o qual é cheia dos argentinos, inclusive são donos de pousadas, uma verdadeira invasion ! Vale a pena dar uma volta por toda a ilha, passando pelas praias. Reserve, no mínimo, dois dias; um para as praias do Sul e outro para as praias do Norte para fazer com bastante calma. Pegue um mapa local e escolha qual é a sua preferida, são muitas : Canasvieiras, Daniela, Mole, Moçambique ( maior de todas ) … Armação … Campeche … Algumas são o paraíso para surfistas já que Floripa é um centro internacional de surf ( mais especificamente as praias Mole e Joaquina ), levando em consideração as ondas … todas são de águas frias, mesmo no verão. É necessário ir de carro, pois as praias ficam longe e algumas são mal sinalizadas merecendo atenção e informação para não passar de algumas entradas. Visite a Fortaleza de São José de Ponta Grossa na Praia do Forte, é bem interessante.   

     A Ponte Hercílio Luz, cartão postal da cidade, é a maior ponte pencil do Brasil e uma das maiores do mundo. Foi fechada definitivamente em 1991 por motivo de segurança. Acredito que estão tentando restaurá-la …

Existe uma praia ao Sul da Ilha chamada Lagoinha do Leste que, por volta do ano 2000, só se chegava à pé após uma caminhada de mais de uma hora pela mata. Se achar, tiver coragem e preparo físico vai se surpreender ! Não era para qualquer um chegar lá, já não sei hoje se existe outro acesso mais fácil. O Costão do Santinho é um resort muito famoso procurado por várias celebridades e as praias mais famosas são a da Joaquina pelos campeonatos mundiais de surf e Jurerê Internacional que é onde rola a grana com o desfile de grandes carros e de algumas personalidades nacionais e até internacionais. Muitas casas chegam a bagatela dos milhões não sendo um lugar propício para se morar realmente se queres sossego … já foi eleito o melhor destino de festas do mundo ! É um lugar para se curtir a vida adoidado, como diriam os jovens baladeiros que esbanjam dinheiro por lá, que cá entre nós, é um verdadeiro desperdício, pois o mesmo que se gasta lá, dá para conhecer vários lugares melhores no mundo. Mas, sem dúvida nenhuma, a ilha de Florianópolis é um dos destinos mais atraentes do Brasil para se visitar, apesar de tanta chuva que ocorre por lá em certas épocas do ano, melhor pesquisar antes de ir. Em alta temporada a população pula dos 400 mil para mais de 1 milhão de habitantes ! como em Camboriú-SC ( publicação anterior ), isso é festa !

Joaquina é uma praia bonita na minha opinião onde muitos brincam de ski bunda em suas dunas, assim como no nordeste brasileiro. A maior delas está proibida para descida devido a alguns acidentes que ocorreram, é realmente gigante ! Possui uma água relativamente limpa, porém até 2010 tinha dois pecados capitais que a eliminam de estar entre as melhores na minha opinião : Devido a ,ser tão famosa e falada, não tem nenhum hotel nem restaurante compatíveis e realmente bons no local, de frente para a praia. O local merecia um Resort e pelo menos um restaurante bom. Os que tinham lá até 2010 nem merecem comentários. E o segundo ponto ruim é a água absurdamente gelada, parece água de rio ou parece que você entrou em um freezer, difícil de se adaptar  … rrrrr !

www.guiafloripa.com.br/turismo 

 

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO  06/11/2011 >  SÃO PAULO

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

Voltar ao topo