A capital dos grandes sonhos

     A capital dos Emirados Árabes é Abu Dhabi. Chega a ser mais bonita que Dubai, que na real é primo pobre de Abu Dhabi ! Portanto, imagine só tudo o que descrevi na publicação anterior ainda melhor ou ” mais “, será que é possível ?   

     É o local onde fica o palácio do Xeique do país, Mohammed bin Zayed Al Nahyan ou seus descendentes e subordinados, que tem singelos 14 elevadores em ouro 24 quilates, informação do guia, já que não se pode nem parar em frente para tirar fotos, quanto mais entrar. É uma riqueza ostensiva realmente assustadora que nunca vi em outro país.

     É lá que está o arranhacéu mais inclinado e ousado da face da terra, o Capital Gate, ícone ou marco arquitetônico da cidade que parece o corpo de uma cobra e bate de longe a Torre de Pizza na Itália ( em altura, inclinação e beleza ), inclusive com mais uma indicação para o Guiness Book, coisa padrão por lá, infelizmente não tenho fotos. Situado bem na entrada do The Capital Center, o novo distrito comercial multimilionário, hotel 5 estrelas e conjunto comercial bem incomuns. Qualquer tour lhes mostrará uma cidade bem mais adiantada que Dubai com outros edifícios mais incríveis em formatos inconcebíveis aos padrões normais onde cito ainda o Aldar em formato circular parecendo uma bolacha gigante. Ainda tem o hotel Emirates Palace que custou a bagatela de 3 bilhões de dólares (  o PIB anual de países como Ruanda e Malaui na África )   superando tudo o que há de luxo no mundo, inclusive o Burj Al Abarb citado na publicação de Dubai ) com mármores importados de 13 países diferentes, 128 cozinhas que utilizam 5 quilos de outro comestíveis ao ano em sobremesas … etc … etc … e super etcs … coisas inimagináveis para nós, meros mortais, já que possui o pacote de férias mais caro de toda história podendo chegar a 1 milhão de dólares em apenas uma semana !!  Destaque também é a cor do mar em plena metrópole sendo que algumas praias são proibidas para banho, coisa da religião deles, assim como os cinco chamados por dia que é ouvido nos autofalantes nas ruas das cidades islâmicas … melhor não contrariar.

O guia que me mostrou a cidade, falando em espanhol, após verificar que não preenchi o questionário de satisfação sobre seu trabalho, coisa que acho uma chatice em certos tours, tentou me perguntar se o passeio foi agradável e satisfatório com um olhar triste, duvidoso e ligeiramente decepcionado através da seguinte expressão : ” – Não és feliz ? “. É claro que sou, viajando para esses lugares não tem como não ser ( estar ) … mas a situação foi hilária com a pergunta querendo dizer se eu gostei do tour ou não, rs.

     E em 2010 inaugurou o circuito de fórmula 1 onde ao lado há outro recorde do país, a Fórmula Rossa, a montanha russa mais rápida do mundo dentro da Ferrari World, o maior Parque Temático coberto do mundo … um desafio para os caçadores de emoções e velocidade, uma experiência sem igual a 240km/h no deserto !

www.emirates.orgwww.visitabudhabi.ae      &nbs,p; 

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO  15/07/2011 > BRASIL  

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO                    

Voltar ao topo