Teatro de bonecos: uma ponte saudável

O ambiente hospitalar, pela seriedade do trabalho que realiza e por lidar com a doença e a morte, muitas vezes, é carregado de tensão e pressão, o que geralmente gera estresse para os profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes que o frequentam. Assim, muitas são as ações desenvolvidas neste cenário para, a partir do trabalho de humanização por meio da arte e cultura, contribuir com a melhora da qualidade destes ambientes.

Entre eles, destaco um dos métodos de ação e interação que é a manipulação de bonecos. O brinquedo de quase todas as pessoas em sua infância carrega em si uma importante capacidade lúdica.

Os bonecos conectam pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde com as suas memórias de infância. Conectam com um outro tempo e com uma outra realidade, além da doença, dos problemas e da dor. Os bonecos transportam para esses “outros lugares” além do horizonte da doença, trazendo à memória o que é saudável. Conectam com a lembrança de outros capítulos vividos com a recordação de quando se era herói.

Para a criança o tempo é uma eternidade. Quando criança somos donos do tempo, portadores das infinitas possibilidades de vida. Cheios de expectativas, de aventuras por viver, de projetos para realizar. Todos os sonhos estão ali, palpitantes em nossa imaginação, esperando para serem vividos.

Os bonecos, seres inanimados por princípio, ao serem manipulados, adquirem vida própria e transformam o momento em magia, o que muitas vezes nos faz sair da realidade por meio do seu grande poder lúdico, além de nos remeter a infância.

O boneco pode expressar outras dimensões, extrapolando a realidade: voar contrariando as leis da física ou assumir posturas mais extravagantes, mas eles não perdem o caráter de familiaridade. Isso é: identificamos-nos com eles.

O teatro de bonecos é, por excelência, simbólico. A manipulação dá ao boneco propriedades que ele não possui. Ele passa a representar algo que representa a vida ativa.

Mas por que utilizar o símbolo? Por que representar simbolicamente? Pelo simples fato de que o símbolo é capaz de expressar grandezas que não podem ser expressas de outra forma.

É pelo seu poder de representar o simbólico que o boneco torna possível expressar outros tempos vividos, outras dimensões, inclusive o poder de criação dentro do ambiente hospitalar, extrapolando a realidade e transportando pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde para uma espécie de tempo mágico.

Nesse momento agora transformado, é possível de novo brincar, sonhar. Guimarães Rosa dizia que “recordar-se é retornar-se”, o prefixo re significa novo, então retornar-se é tornar se de novo livre, de quaisquer preocupações, angústias, estresses e dor.

Esse método, por seu grande poder simbólico e potencial criativo, melhora a qualidade do ambiente e das relações entre os presentes oferecendo por um momento uma outra realidade. Torna-se, assim, uma espécie de ponte saudável entre o sofrimento do cotidiano hospitalar e o poder aliviador do lúdico.