Saúde o dia todo

São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, assumiu a gestão ampliada do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do mês de abril, uma experiência que começou quando Ivan Rodrigues assumiu a prefeitura do município em 2009.

O Hospital São José foi municipalizado e passou a agregar os serviços de parto humanizado, UTI neonatal e pediátrica, pronto-socorro geral e pediátrico. A seguir ocorreram mudanças na Secretaria de Saúde e na rede de unidades, que agora prestam atendimento das 7h às 19h.

A extensão do atendimento e atenção à saúde só foi possível com a mudança da jornada dos profissionais de saúde por adesão, alterando de 8 horas diárias de segunda a sexta, para 6 horas diárias de segunda a sábado.

O atendimento conta, ainda, com a experiência das localidades de Borda do Campo e São Marcos, que funcionam de segunda a segunda, 12 horas por dia, nos moldes de Estratégia Saúde da Família. Sem contar com as duas unidades 24 horas: uma no Afonso Pena e a Pré-hospitalar da Avenida Rui Barbosa.

A ampliação do número de equipes de saúde da família de 25 para 62 em busca de 100% de cobertura pela Estratégia de Saúde da Família será uma realidade até o final de 2012, conforme o Plano Municipal de Saúde, seguindo os princípios de vínculo, acolhimento e humanização.

Com a descentralização para seis regionais de saúde ocorreu uma maior interação entre gestores, coordenadores de unidades de saúde, profissionais e comunidade. Esse fato ampliou a democracia na definição de políticas de saúde no município com a inclusão de novos atores sociais na formulação, na 8ª Conferência Municipal de Saúde e no controle e na fiscalização das ações desenvolvidas.

Também acontece a implantação da gestão ampliada ou gestão plena, como é mais conhecida, respaldada por um compromisso assumido por meio de declaração pública, reconhecendo as responsabilidades sanitárias na condução do processo permanente de aprimoramento e consolidação do Sistema Único de Saúde. e Saa Unico nsolidação do SUS. 2010,

A residência médica com os sete programas (medicina da família e comunidade, clínica médica, psiquiatria, ginecologia e obstetrícia, ortopedia e pediatria), e a seguir a residência multiprofissional para o segundo semestre, evidenciam o comprometimento do município com integração de ensino e serviço, realizando dia a dia a educação permanente em saúde.

Os efeitos das mudanças implantadas na atenção à saúde dos moradores passam a ser sentidas pela população, benefícios comprovados pelos usuários do SUS. Ações que podem ser adotadas por todos os municípios do Paraná. Saúde para todos, todos os dias, o dia todo!