“Tomb Raider – A Origem” sem Angelina Jolie é bom?

Foto: Divulgação

A personagem mais sexy dos jogos de videogame da garotada volta para as telonas do cinema. Mas não é uma continuação da duologia de 2001 e 2003 e também não tem Angelina Jolie. O novo longa da Lara Croft, Tomb Raider – A Origem, é um reboot (nova versão de uma obra) e a heroína da vez é interpretado pela vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme A Garota Dinamarquesa, Alicia Vikander. Ok. Vale a pena ver essa “releitura”? Vamos por partes.

Novo filme conta a história de Lara na juventude, que leva uma vida simples como entregadora em Londres renegando a herança da família Croft. A nova trama bebe um pouco da água do longa original de 2001 e também tem como base o jogo de 2013, mas mesmo assim os roteiristas Geneva Robertson-Dworet e Alastair Siddons entrega um filme cheio de clichê, como a vivência da protagonista (Alicia Vikander) com o pai (Dominc West), algumas sequências de ações e tragédias. Até o mistério de desvendar o quebra-cabeça, presente nas duas primeiras sequências de 2001 e 2003, é feita de forma fraca.

A direção de Roar Uthaug (Presos no Gelo) não ajuda muito, hora tem cenas que são confusas com grandes cortes e planos que poluem visualmente, ainda mais pra quem for assistir ao filme em tela 3D. Porém, o longa é salvo pelas algumas sequências à la Indiana Jones, fazendo o espectador se sentir como se estive jogando videogame.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A nova Lara Croft deixa de lado a sensualidade e traz uma personagem mais “sou fofinha, mas não mexa comigo”, que gosta de se meter em uma bela enrascada. Alicia Vikander cumpre a missão de entregar uma Lara Croft para o espectador, mas não é espetacular.

Assim como Super Mario Bros. (1993), Street Fighter (1994), Resident Evil (2002), infelizmente Hollywood mostra que mais uma vez não sabe fazer uma boa adaptação de uma história de videogame nas telonas. Lembrando que sucesso nas bilheterias nem sempre revela que o filme tem uma boa história.

Mesmo assim, pra quem quer ver uma boa sequência de luta em uma tela 3D, vale a pena gastar uns trocadinhos. Ah! não é spoiler, mas terá uma sequência com certeza.

Tomb Raider – A Origem estreia hoje (15) nos cinemas de Curitiba.

Veja o trailer:

Avaliação:  ⭐⭐⭐

Pra quem gosta: Filmes de ação e de super-herois.

Pra assistir: Com os amigos.

Filmes semelhantes: Mulher Maravilha, Mulher Gata e Jessica Jones.

Jaspion ganha filme gravado no Brasil