Os filmes esquecidos, rejeitados e esnobados do Oscar 2024

filmes esnobados do oscar 2024
Era uma Vez um Estúdio, Asteroid City e Wonka não estão no Oscar 2024. Foto montagem: Divulgação

E a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta terça-feira (23) os indicados ao Oscar 2024. “Oppenheimer”, “Pobres Criaturas” e “Assassinos da Lua das Flores” são os filmes com maiores indicações da 96ª edição. O longa sobre o pai da bomba atômica lidera concorrendo em 13 categorias, atrás vem “Pobres Criaturas”, com 11, e o filme de Martin Scorsese recebeu 10 indicações.

VEJA MAIS: Estômago 2 ganha primeiro teaser

Como sempre, há diversos filmes que foram “esquecidos” no Oscar. O blog Não é Spoiler separou, então, a famosa lista anual dos esnobados da 96ª edição. São várias produções que foram rejeitadas. Confira abaixo apenas os filmes que não tiveram nenhuma indicação neste ano.

Confira os filmes esquecidos do Oscar 2024

Asteroid City

critica de asteroid city
Cena do filme “Asteroid City”. Foto: Divulgação

Mesmo recebendo críticas negativas, o novo filme de Wes Anderson, merecia uma indicação na categoria de Melhor Direção de Arte. O longa é esteticamente bem produzida trazendo o teatro no cinema.

Wonka

filme wonka
Cena do filme “Wonka”. Foto: Divulgação

A deliciosa história do criador da Fantástica Fábrica de Chocolate acabou não participando de nenhuma categoria técnica, principalmente de figurino. Um dos pontos fortes do filme.

Priscilla

Cena de Priscilla. Foto: Divulgação

Diferente do filme Elvis, o longa sobre a ex-esposa do Rei do Rock foi esnobado no Oscar 2024. O que chama atenção é a falta de indicação em duas categorias que mereciam notoriedade: Maquiagem e Cabelo e pela atuação de Cailee Spaeny no papel de Priscilla Presley.

Estranha Forma de Vida

Cena de Estranha Forma de Vida. Foto: Divulgação

O curta-metragem dirigido por Pedro Almodóvar e estrelada por Ethan Hawke (O Mundo Depois de Nós) e Pedro Pascal (The Last of Us) ficou de fora na única categoria que teria chance de concorrer: melhor curta-metragem. A produção merecia a indicação pela bela parceria de atuação entre Hawke e Pascal.

Saltburn

Cena de Saltburn. Foto: Divulgação

Uma das maiores surpresa do Oscar 2024 é a falta de indicação de Saltburn. O polêmico filme do Prime Video ficou de fora até mesmo na categoria de melhor ator para Barry Keoghan, que por sinal merecia respeito. Emerald Fennel também merecia destaque nas categorias direção e roteiro adaptado.

Folhas de Outono

Cena de Folhas de Outono. Foto: Divulgação

A comédia-romântica, que acabou de entrar no Mubi, “Folhas de Outono” é a outra surpresa. O novo longa de Aki Kaurismäki merecia indicações de melhor roteiro original e melhor filme internacional, além de melhor atriz pela atuação de Alma Pöysti.

Era uma Vez um Estúdio

Cena de Era uma Vez um Estúdio. Imagem: Divulgação

O filme que homenageia os 100 anos da Disney foi de “arraste pra cima”. Mesmo sendo muito comercial, a produção merecia uma indicação de melhor curta-metragem em animação por respeito a este grande estúdio.

Still: Ainda Sou Michael J. Fox

Cena de Still: Ainda Sou Michael J. Fox. Foto: Divulgação

A incrível história do astro “De Volta para o Futuro” foi outro esnobado pelo Oscar para concorrer na categoria melhor documentário. O filme impressiona pelo depoimento do ator que vive com doença de Parkinson utilizando cenas de seus trabalhos no cinema e televisão.

O Assassino

Cena de O Assassino. Foto: Divulgação/Netflix

O novo filme de David Fincher também foi esquecido “no churrasco” do Oscar. Seu principal destaque vai para a atuação sombria de Michael Fessbender.

Rotting in the Sun

Cena de Rotting in the Sun. Foto: Divulgação

Dirigido pelo chileno Sebastián Silva, o filme em si é uma trágica comédia grotesca e mediana, no entanto, precisamos enaltecer a atuação de Catalina Saavedra, no papel de empregada, ela consegue atrair a atenção toda vez que aparece em cena. Merecia indicação na categoria melhor atriz coadjuvante.