“A Freira” quer assustar todo mundo nos cinemas

A Freira. Foto: Divulgação

Geralmente os melhores filmes de terror contam com a ajuda da religião cristã para trazer um grande mistério sobrenatural na trama. É o caso de “O Exorcista” (1973), também em “A Profecia” (1976) e “A Bruxa” (2016). Se tiver um padre, uma freira e alguém possuído, melhor ainda. Mas será que essa é a fórmula perfeita para uma ótima obra de horror?

“A Freira” é a nova aposta norte-americana da vez. A personagem presente em “Invocação do Mal 2” (2016) e  “Annabelle 2: A Criação do Mal” (2017) finalmente ganhou o filme só dela. O público irá conhecer quando que o demônio de hábito veio ao mundo e começou a aterrorizar geral. Veja o trailer:

Polêmico por ser considerado uma inovação no gênero terror, James Wan (sequência de Invocação do Mal) e Gary Dauberman (It: A Coisa e sequência de Annabelle) entregam um bom roteiro, porém com clichês já existentes em produções anteriores. A direção de Corin Hardy (A Maldição da Floresta) é cativante, densa e bem ágil. Bonnie Aarons é a perfeita freira possuída, o mexicano Démian Bichir (Alien: Covenant) como padre e Taissa Farmiga (American Horror Story) de noviça entregam uma atuação razoável do tipo “fiz o meu trabalho e ok, posso ir embora?”.

Cena de "A Freira". Foto: Divulgação
Cena de “A Freira”. Foto: Divulgação

Particularmente, a minha percepção é que a sequência e filmes paralelos do “Invocação do Mal” caminham para a mesma direção dos clássicos do terror que se desgastaram com o tempo, foi o caso de “Sexta-Feira 13” e “A Hora do Pesadelo” ambos tiveram até reboot e não vingaram; “Hellraiser”, que por incrível que pareça teve uma continuação neste ano chamado “Judgment”, ainda não estreado no Brasil, é péssimo também. Michael Myers vai tentar a sorte como Jason e Freddy Kruger com uma nova versão de “Halloween”. Confesso que não estou nada confiante.

O buzz da divulgação gerou expectativa, mas não traz o prometido: a inovação. Criatividade é o que mais falta neste spin off do casal Taylor-Livingston. Então, ter um padre, uma freira e alguém possuído não são ingredientes perfeitos para um sucesso de filme de horror. Mas mesmo assim vale a pena ser visto. Ainda mais se você quer entender a história por completa de “Invocação do Mal”.

“A Freira” estreia nesta quinta (6) nos cinemas de Curitiba.

Avaliação: ⭐⭐⭐
Pra quem gosta: terror
Pra assistir: com amigos ou  crush
Filmes/Séries semelhantes: A Chave Mestra, O Exorcismo de Emily Rose e O Exorcista – A Série.

Filme curitibano, “Ferrugem” choca público e é aplaudido de pé