Filme curitibano sobre povo indígena do norte do Brasil estreia neste sábado (28)

Foto: Reprodução/Youtube

Curitiba recebe entre os dias 28 e 29 de outubro o documentário “Eskawatã Kayawai, O Espírito da Transformação” da produtora curitibana Bem-te-vi Produções. O longa conta a história do povo originário Kaxinawá, autodenominado Huni Kuin (“povo verdadeiro”), que vive no estados do Acre e Sul do Amazonas.

O documentário fez sua estreia em junho desse ano na conferência PS2023 MAPS, em Denver, nos Estados Unidos, para mais de 15 mil pessoas. Depois de passar por mais de 12 estados norte-americanos, a produção finalmente chega a capital paranaense, com a presença dos diretores Lara Jacoski e Patrick Belem.

VEJA TAMBÉM: Série inspirada em obra de Marcelo D2 ganha trailer e data de estreia

“Eskawatã Kayawai, O Espírito da Transformação” apresenta o reavivamento da cultura Huni Kuin após décadas de perseguição e escravidão. Em apenas 20 anos, eles viveram uma transformação tão grande, que hoje nos inspiram com sua história trazendo uma mensagem de esperança, explicam os diretores Lara Jacoski e Patrick Belem. 

CONFIRA: Todos os lançamentos da Netflix para outubro 2023

As exibições acontecem no 28 de outubro, no Espaço Excêntrico Mauro Zanatta, às 17h30 e 20h; e no dia 29 de outubro, no Terreiro Caboclo Tupinambá, às 17h e 20h. Os ingressos custam a partir de R$ 10 e o dinheiro será doado ao povos de São Bem-Vindas.

Sinopse

No coração da Floresta Amazônica, o povo Kaxinawá (autodenominado Huni Kuin, “povo verdadeiro”) está vivenciando seu renascimento cultural e espiritual, após décadas de escravidão no final do século XIX, quando eram capturados com cachorros, marcados com números, pertencentes a seus patrões e proibidos de falar sua língua e vivenciar sua cultura.

Foram necessários mais de 20 anos de trabalho árduo para o fortalecimento cultural e espiritual liderados por Ninawá Pai da Mata, para que seu povo pudesse retornar ao seu modo de vida ancestral.

Neste longa-metragem, somos conduzidos pelos seus habitantes à cacofonia da floresta, à beleza e à simplicidade da vida cotidiana, às aberturas ao mundo espiritual amazônico e ao esforço necessário para que uma etnia se redescubra em comunhão com a natureza.

Esse poderoso retorno à cultura serve de exemplo ao mundo, especialmente neste momento crítico em que vivemos, demonstrando que é possível resgatar a ancestralidade e revolucionar a vida cotidiana para estar em harmonia com o planeta.

Serviço

Onde: Espaço Excêntrico Mauro Zanatta e Terreiro Caboclo Tupinambá

Quando: 28 de outubro, as 17h30 e 20h (Espaço Excêntrico Mauro Zannata)
29 de outubro, às 17h e 20h (Terreiro Caboclo Tupinambá)

Endereço: Espaço Excêntrico Mauro Zanatta – R. Lamenha Lins, 1429 – Rebouças
Terreiro Caboclo Tupinambá – Rua Domingos Antônio Moro, 1080 – Pilarzinho

Ingressos: a partir de R$ 10

Estreias da Netflix: 10 melhores lançamentos da semana (15 a 21 de outubro de 2023) O Exorcista – O Devoto: Tudo o que você precisa saber antes de ver o filme Michael Gambon: Filmes e série de sucesso do ator Quem foi William Friedkin? Conheça 5 filmes polêmicos do diretor