‘Era uma Vez em… Hollywood’ é uma viagem nas obras de Tarantino e ao cinema dos anos 60

Era Uma Vez em... Hollywood. Foto: Divulgação/Sony Pictures

Quentin Tarantino faz uma viagem no tempo e traz toda nostalgia de Hollywood nos anos 60 em seu novo filme Era Uma Vez em… Hollywood. O nono longa-metragem do cineasta retrata episódios da indústria cinematográfica na época dos assassinatos causados por Charles Manson. Estrelado por Brad Pitt, Leonardo DiCaprio e Margot Robbie, o filme ainda conta com participações de Al Pacino, Dakota Fanning e Kurt Russell.

LEIA MAIS: Cine Passeio exibe filmes de Charles Chaplin de graça

Em quase três horas de filme, Tarantino dá uma verdadeira aula sobre o cinema hollywoodiano dos anos 60, faz homenagens aos seus diretores e filmes favoritos, além de retratar uma das maiores tragédias da época: a morte de Sharon Tate (Margot Robbie), atriz e esposa do cineasta Roman Polanski, que foi assassinada grávida de oito meses. Assista ao trailer:

O cineasta ainda consegue unir todas as qualidades dos filmes anteriores que o tornou conhecido e reverenciado pelos cinéfilos. Mesmo assim, Tarantino inova e traz um cinema mais autoral, caótico e brilhante. O filme apresenta diálogos longos, que são destaques em Cães de Aluguel e Bastardos Inglórios; trilha sonora exagerada, como em Pulp Fiction – Tempo de Violência, e clímax grotescos, como em À Prova de Morte.

VEJA TAMBÉM: Margot Robbie interpreta Barbie em live-action da boneca

Também apresenta uma construção impecável de personagens, unindo grandes estrelas com novatos e atores em ascensão. Podemos dizer que o longa deve ser o verdadeiro mundo imaginário vivido na cabeça do cineasta. É uma explosão visual e sonora caótica.

Era Uma Vez em… Hollywood. Foto: Divulgação/Sony Pictures

Tarantino ainda mostra o ‘fazer cinema’ e brinca com os processos cinematográficos para contar uma história de forma não pragmática. Por isso, novo filme do diretor pode desagradar grande parte de sua legião. O nono longa é uma mistura de 8 ½, de Federico Fellini, e O Desprezo, de Jean-Luc Godard, com o western moderno de Onde os Fracos Não têm Vez, dos irmãos Cohen.

Era Uma Vez em… Hollywood estreia hoje nos cinemas de Curitiba.

Avaliação:  ⭐⭐⭐ 1/2
Pra quem gosta: 
ação
Pra assistir: 
amigos e sozinho
Filmes/Séries semelhantes:
 Assassinos por Natureza, Cidade dos Sonhos e Onde os Fracos Não têm Vez.