Dia da Consciência Negra: Filmes sobre racismo e representatividade disponíveis na Netflix e Amazon Prime Vídeo

Cena do filme 'Cidade de Deus'. Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 20 de novembro, é celebrado no Brasil o Dia Nacional da Consciência Negra. Criado em 2003, o dia tem como característica trazer uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data não veio por acaso. É neste dia que faleceu um dos maiores líderes negros do Brasil, Zumbi dos Palmares, em 1695. O líder quilombola, que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade, se tornou um dos maiores símbolos na luta pela libertação do povo contra o sistema escravista.

Para trazer reflexão sobre o dia, o blog Não é Spoiler separou uma lista com filmes disponíveis na Netflix e na também Amazon Prime Vídeo, que retratam sobre o racismo, discriminação e a luta pela inclusão do negro na sociedade.

NETFLIX

Cidade de Deus

Conheça a história de Buscapé, um jovem, negro que vive na favela maior favela carioca, Cidade de Deus. Com medo de ter o mesmo fim de seus amigos, o garoto usa a sua experiência como fotógrafo para analisar o dia-a-da da comunidade, onde a violência aparenta ser infinita.

12 Anos de Escravidão

Baseado em fatos reais, 12 Anos de Escravidão é sobre o sequestro um homem negro livre que acaba sendo vendido como escravo. Diante da crueldade do seu dono, o rapaz luta não só pela liberdade, mas também pela sua dignidade.

Moonlight Sob a Luz do Luar

Black é um jovem que tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami.

Felicidade por um Fio

Uma publicitária perfeccionista com problema na vida amorosa decide fazer uma viagem de autoconhecimento que começa no visual radicalmente novo.

AMAZON PRIME VIDEO

Amigos para Sempre

Baseado no longa francês “Intocáveis”, a versão americana mostra a relação entre um aristocrata rico que perde os movimentos após sofrer um acidente e seu assistente, um jovem pobre com antecedência criminal. A improvável amizade leva uma aventura de conhecimento e percepção de mundo.

À Procura da Felicidade

Chris é pai que enfrenta dificuldades financeiras que acaba trabalhando em uma empresa como estagiário mesmo tendo remuneração baixa. Ele acredita que futuramente possa ser efetivado. Após sua mulher o abandonar, ele precisa criar o seu filho de cinco anos sozinho morando em metrôs, banheiros públicos e asilos.

Green Book: O Guia

Tony Lip é um segurança de descendência italiana, ele é contratado para ser motorista de Dr. Don Shirley, um pianista negro durante uma turnê pelo sul dos EUA. Eles precisam seguir “O Guia”, um manual que leva aos poucos estabelecimentos seguros para os afro-americanos.