O polêmico filme dirigido por Wagner Moura, Marighella finalmente deve chegar aos cinemas brasileiros. A cinebiografia de um dos principais nomes da luta armada contra a ditadura militar brasileira chega no dia 14 de maio.

continua após a publicidade

Previsto anteriormente para estrear no dia 21 de novembro, após o Dia da Consciência Negra, o filme acabou tendo a exibição cancelada após problemas com a Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Para Wagner Moura, o filme foi barrado por motivação política, citando que o governo estaria “censurando produções artísticas”. Em resposta, a agência esclarece que o lançamento não ocorreu devido a um problema de inadimplência da produtora responsável pela obra, a O2 Filmes, referente à produção do filme O Sentido da Vida.

Após impasse, a Paris Filmes, empresa que distribuirá o filme Marighella, anunciou nesta quinta-feira (16) que finalmente o longa chegará ao Brasil.

Sinopse

continua após a publicidade

Carlos Marighella foi um político, escritor e guerrilheiro comunista marxista-leninista brasileiro. A cinebiografia mostra os últimos momentos de um dos principais nomes da luta contra a ditadura militar brasileira, que foi morto em novembro de 1969.

O filme é estrelado por Seu Jorge, Adriana Esteves, Bruno Gagliasso, Herson Capri e Humberto Carrão. Tem direção de Wagner Moura.

Assista ao trailer

Repercussão na gringa

continua após a publicidade

Marighella estreou em 30 festivais internacionais, estreando primeiramente no Festival de Berlim, em fevereiro de 2019, premiando Seu Jorge na categoria de Melhor Ator.