Depois de ter estreia cancelada, filme sobre guerrilheiro dirigido por Wagner Moura será lançado em maio

Filme Marighella. Foto: Divulgação/O2 Filmes

O polêmico filme dirigido por Wagner Moura, Marighella finalmente deve chegar aos cinemas brasileiros. A cinebiografia de um dos principais nomes da luta armada contra a ditadura militar brasileira chega no dia 14 de maio.

Previsto anteriormente para estrear no dia 21 de novembro, após o Dia da Consciência Negra, o filme acabou tendo a exibição cancelada após problemas com a Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Para Wagner Moura, o filme foi barrado por motivação política, citando que o governo estaria “censurando produções artísticas”. Em resposta, a agência esclarece que o lançamento não ocorreu devido a um problema de inadimplência da produtora responsável pela obra, a O2 Filmes, referente à produção do filme O Sentido da Vida.

Após impasse, a Paris Filmes, empresa que distribuirá o filme Marighella, anunciou nesta quinta-feira (16) que finalmente o longa chegará ao Brasil.

Sinopse

Carlos Marighella foi um político, escritor e guerrilheiro comunista marxista-leninista brasileiro. A cinebiografia mostra os últimos momentos de um dos principais nomes da luta contra a ditadura militar brasileira, que foi morto em novembro de 1969.

O filme é estrelado por Seu Jorge, Adriana Esteves, Bruno Gagliasso, Herson Capri e Humberto Carrão. Tem direção de Wagner Moura.

Assista ao trailer

Repercussão na gringa

Marighella estreou em 30 festivais internacionais, estreando primeiramente no Festival de Berlim, em fevereiro de 2019, premiando Seu Jorge na categoria de Melhor Ator.