Crítica: 'A Primeira Tentação de Cristo'

Cena do 'Especial de Natal do Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo'. Foto: Divulgação/Netflix

A trupe Porta dos Fundos mais uma vez se une à Netflix para produzir um especial de Natal. Depois de Se Beber, Não Ceie, lançado em dezembro de 2018, o grupo de humoristas estreia A Primeira Tentação de Cristo, filme que contará a história de Jesus depois de enfrentar os 40 dias de tentação no deserto e celebrar o seu aniversário de 30 anos.

Cheio de referências da cultura pop, ironias sobre a construção familiar, bons costumes e relações afetivas, a comédia é uma tentativa da Porta dos Fundos mais uma vez emplacar um sucesso na Netflix. Aliás, vale lembrar que o novo longa não é uma continuação do filme de 2018.

Cena do ‘Especial de Natal do Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo’. Foto: Reprodução/Netflix

Com humor ácido e sem papas na língua, o especial de Natal é uma versão estendida das esquetes que o grupo vem fazendo desde sua estreia no YouTube, passando pela TV e por fim, pela plataforma de vídeo sob demanda, a Netflix.

LEIA MAIS: Confira as novidades da Netflix para Dezembro

Contudo, o grupo de humoristas caminha para produções que seguem o estilo da trupe cômica britânica Monty Python. Conhecidos pelos filmes sobre paródias, os artistas ingleses já foram influências para os programas da TV Globo Casseta & Planeta Urgente e TV Pirata. Porém, A Primeira Tentação de Cristo é uma cópia barata dos clássicos filmes de Monty Python.

Cena do filme ‘Monty Python: Em Busca do Cálice Sagrado’. Foto: Divulgação

O roteiro assinado por Fábio Porchat, Gustavo Martins e colaboração de Gabriel Esteves ganha nas engraçadas interpretações dos atores ou na improvisação, mas falha nas piadas escritas. Acabou ficando aquém do ótimo Se Beber, Não Ceie. E a direção de Rodrigo Van Der Put se perde ao longo da trama, tornando o longa levemente cansativo.

Gregorio Duvivier como Jesus é simplório, o ator entrega um protagonista sem grande destaque. Já Rafael Portugal no papel de José e Fábio Porchat interpretando o misterioso Orlando são o suprassumo da trama.

CONFIRA TAMBÉM: Filmes e séries que vão deixar a Netflix em Dezembro

Enfim, o Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo não supera o filme produzido pelo grupo no ano passado para a Netflix, mas ainda assim, é um longa cômico para quem não sabe o que assistir no fim de ano (sem a presença da família toda, é claro).

Avaliação: ⭐⭐1/2
Pra quem gosta: comédia, filme brasileiro
Pra assistir: amigos, crush e sozinho
Filmes/Séries semelhantes: Cilada.Com, O Concurso, A Taça do Mundo é Nossa