Não é novidade a gente sempre ver filmes nacionais terem a história da trama contada no eixo Rio-São Paulo. Isso acontece porque as grandes produtoras brasileiras estão localizadas nas cidades do Rio de Janeiro e na capital paulista. Mas engana-se quem pensa que não existe filmes ótimos produzidos nos quatro cantos do Brasil.

continua após a publicidade

Para mostrar que existe sim produções boas, preparei alguns filmes que foram feitos aqui em Curitiba. E não tinha data melhor pra publicar este post como hoje, 29 de março, no dia do aniversário da capital paranaense.

Então, para celebrar os 325 anos da cidade, vamos para lista!

Curitiba Zero Grau

Filme que tem no título o nome da capital (e também o clima que muitos curitibanos sentem na pele quase todos os dias do ano), conta a história da luta diária e sobrevivência de quatro personagens – um catador de papel, um comerciante, um motoboy e um motorista de ônibus – que se conhecem e acabam tendo seus destinos entrelaçados.

continua após a publicidade

Assista ao trailer:

Corpos Celestes

continua após a publicidade

Corpos Celestes conta a história de um astrônomo que deixa a vida pessoal para se dedicar ao trabalho e estudos sobre os astros. Além de Curitiba, o filme é ambientado em Araucária, Castro, Piraquara e Ponta Grossa.

Assista ao trailer:

Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil

Seguindo a linha do documentário, o filme mostra a artista plástica Marina Abramović viajando para o Brasil em busca de conhecer pessoas, locais e experimentos espirituais.

Assista ao trailer:

Estômago

Estômago conta a história de Raimundo Nonato, com sonho de conhecer uma cidade grande. Nonato consegue emprego de faxineiro em um bar, logo descobre que tem aptidão para a culinária. Com a criação de suas deliciosas coxinhas, Raimundo transforma o bar em que trabalhava em um grande sucesso. Após aceitar a proposta de trabalhar em uma cozinha italiana, Nonato conhece uma prostituta que vai mexer com sua cabeça.

Estômago foi dirigido pelo curitibano Marcos Jorge e tem no elenco a também curitibana Fabiula Nascimento (Tá no Ar: A TV na TV).

Assista ao trailer:

O Preço da Paz

A Revolução Federalista faz com que uma equipe de gaúchos sejam considerados heroicos, os “Maragatos”. Revoltados com as ordens do então presidente Marechal Floriano, Maragatos seguem em direção ao Rio de Janeiro com objetivo de se juntar com às tropas do Almirante Saldanha para juntos deporem o presidente.

Assista ao trailer:

Lance Maior

Um clássico do cinema nacional. Filme conta a história de Mário, um bancário e estudante universitário que enfrenta o desemprego, crise existencial e vida afetiva. Mário não sabe com quem se relacionar, se é com a jovem, rica, feliz Cristina ou a comerciária frustada sexualmente Neusa. O longa retrata a inquietude do jovem da época a procura de “um lugar ao sol”.

Assista a um trecho do filme:

Mulheres do Brasil

Esse filme não só conta a história de uma mulher curitibana, mas também a vida de uma baiana, paulistana, carioca e maceioense. Thelma é porta-bandeira e tenta manter a tradição da família para ser a melhor carnavalesca do Rio. Laura é uma mulher que vive em São Paulo e tenta entrar ao mercado de trabalho, mesmo tendo 45 anos. Esmeralda é uma baiana cristã que é perseguida pelas tentações. Ana é uma universitária que conhece um casal simples e que passa a rever seus valores de vida. E Martileide é uma pobre garçonete curitibana que tenta esquecer a vida e vive em sonhos após ouvir uma voz de um locutor de rádio.

Assista ao trailer:

Oriundi

Filme conta a história de Giuseppe Padovani, um migrante italiano que está completando 93 anos. Porém, não há motivo para comemoração. Padovani está com a saúde frágil, a família desmoronando e sua fábrica está à vendas. Na festa de aniversário, Giuseppe conhece uma jovem parente e se espanta com a semelhante dela com a sua falecida esposa.

Assista ao trailer:

Para Minha Amada Morta

Fernando se torna um homem calado, solitário após a morte de sua mulher. Cuidando do seu filho sozinho. Todas as noites Fernando recorda a sua vivência com a falecida esposa mexendo em coisas dela. Porém, em um dia descobre uma fita de VHS e, ao assistir, descobre que a esposa era infiel. Fernando então tenta procurar o homem que arruinou a imagem da sua cônjuge.

Assista ao trailer:

Polícia Federal – A Lei é para Todos

Não podemos deixar de citar o famoso filme que, segundo alguns especialistas, retrata o maior esquema de corrupção do Brasil. Pelo ponto de vista do delegado Ivan e de sua equipe de policiais federais em conjunto com a força-tarefa do Ministério Público Federal. A trama mostra a difícil jornada para desvendar o esquema de lavagem de dinheiro. O longa ainda mostra a batalha na justiça para que não fosse destruída a investigação por políticos.

Assista ao trailer: