Gente da nossa terra

Filme curitibano estrelado por atores da Vila Torres faz sucesso na Europa e Ásia

Curta apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura é premiado no exterior. - Na imagem, Cinema Mudo Cartaz Internacional. Foto: Divulgação

O curta-metragem Cinema Mudo está conquistando prêmios na Europa e na Ásia. Dirigido por Melo Viana e estrelado por atores mirins da Vila Torres, comunidade localizada na Regional Matriz, em Curitiba, o filme é rodado em preto-e-branco e se passa na década de 30 do século passado – período de transição do cinema mudo para o falado.

VEJA TAMBÉM: 10 filmes gravados em Curitiba

De forma poética, o curta traz a história de um grupo de crianças que precisa montar uma sala de exibição e receber os amigos para apreciar o cinema. Uma caixa de sapato com orifícios do tamanho exato para passagem de luz e dos fotogramas conseguidos na lata de lixo do cinema próximo, uma rara lâmpada velha oca e repleta de água, o raio de sol que passa pelas frestas do telhado da sala escura e o olhar curioso de cada espectador são suficientes para os três protagonistas conseguirem realizar seu projeto e impressionar os convidados.

CONFIRA TAMBÉM: Filme de Hollywood terá cenas gravadas em Curitiba e em outras cidades do Paraná

Previsto para estrear na capital paranaense em 2021, a produção curitibana já conquistou sete prêmios em quatro festivais na Europa e Ásia. São eles: Melhor Cinematografia (Lúcio Kodato) e Melhor Edição (Jussara Locatelli) no Varese International Film Festival, na Itália; Melhor Filme no Eurasia International Film Festival, na Rússia; Melhor Cinematografia (Lúcio Kodato), Melhor Edição (Jussara Locatelli) e Melhor Figurino (Gui Almeida) no Venice Film Awards, também na Itália; e Melhor Ideia Original, no Top Indie Film Awards, no Japão.

Cinema Mudo foi beneficiado pelo projeto do Mecenato Subsidiado aberto pela Prefeitura e Fundação Cultura de Curitiba em 2018.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?