Ator de ‘Riverdale’ e ‘As Branquelas’, Lochlyn Munro já foi profissional em outra área

Lochlyn Munro como Hal Cooper na série Riverdale. Foto: Divulgação

Curitiba recebeu no último domingo (20) o ator canadense Lochlyn Munro, que foi atração no Shinobi Spirit, um dos maiores eventos paranaenses dedicado à cultura pop e ao universo Geek, que aconteceu no Espaço Torres – Paraná Clube, na última semana.

Famoso por atuar nas comédias As Branquelas, Todo Mundo em Pânico, na sequência assustadora Eu Sei que Você Fez no Verão Passado e atualmente fazendo parte do elenco da série teen Riverdale, Munro veio à capital paranaense para contar como foi deixar a carreira esportiva e se dedicar há mais de 20 anos ao mundo cinematográfico.

Males que vem para o bem

Lochlyn Munro teve que deixar de ser jóquei, esporte em que era profissional, depois de sofrer um acidente. Com isso, decidiu se dedicar ao mundo do entretenimento, se tornando ator. O intérprete do agente Jake Harper, de As Branquelas, conta que de certo modo se sente sortudo por ter mudado de área, porque se continuasse a carreira esportiva teria que se aposentar aos 30 anos. Como ator, poderá trabalhar até os 80 anos, contou.

Locklyn Munro. Foto: Diego Petri/Tribuna do Paraná

Com uma vasta bagagem no ramo cinematográfico, indo da comédia ao terror passando ainda pelo drama, Munro explica que se diverte em poder atuar nos diversos gêneros. Ele, porém, ressalta que conseguiu destaque nos longas de comédia por ter ligação com sua personalidade e criação. “Eu venho de uma família bem gregária e nunca tive problema em tirar sarro de mim mesmo em frente às câmeras, deve ser por isso que fiz vários filmes engraçados”, comentou.

No entanto, ele destaca que ainda sente vontade de fazer mais drama. “Quando eu assisto alguns filmes de gênero dramático, com a história bem construída e complexa, eu saio do cinema pensando ‘ok, preciso fazer mais isso’”.

LEIA MAIS: A Fuga das Galinhas vai ganhar continuação

Com o reconhecimento pelo longa cômico dos anos 2000, As Branquelas, Lochlyn se sente lisonjeado, e se diz surpreso como o filme virou um ícone, se tornando cult no Brasil. “É incrível como o filme atingiu o coração das pessoas. Eu mergulhei na ideia e me diverti muito em fazer. Nunca imaginei que se tornaria esse sucesso todo”, comentou.

Atualmente, Munro interpreta o pai da protagonista da série Riverdale, o Hal Cooper. Sem dar spoiler, quem assiste à série sabe que seu personagem é um carrasco, perverso e tirano. Sobre fazer parte da trama, o ator conta que ficou muito contente com o convite e encantando por voltar ao gênero de suspense, feito para o público jovem. Aliás, Lochlyn utiliza o espaço para criticar os roteiristas sobre alguns desfechos que a série vem tomando.

“O jeito que filmamos a série é muito bonito. Nossos fãs têm em média 14 a 18 anos, são muito influenciáveis. Os adolescentes da série são muito bons, porém em alguns momentos os escritores se esquecem disso. Como eu sou pai, tenho uma filha, eu sempre penso que isso pode influenciar o público. Por isso eu gosto mais das temporadas que focam nos relacionamentos e não na ‘escuridão’, na matança e nos adolescentes juntos na cama. Eles ainda estão no ensino médio”.

CONFIRA TAMBÉM: Filme gravado no interior do Paraná já faz história em festivais

Inclusive, Munro reflete que os filmes e séries do mesmo gênero, feitos nas décadas passadas, não funcionam para as novas gerações, principalmente quando a obra é adaptada de uma versão clássica. Ele acredita que isso pode prejudicar o enredo da trama. “A nova geração é mais sofisticada, não aceita qualquer coisa, como era na minha época. Eles são mais inteligentes, mais conectados, são mais maduros do que as gerações anteriores que tinham a mesma idade”, explicou.

Ainda sobre seu personagem, o ator não fazia ideia o que ele se tornaria ao longo das três primeiras temporadas. “Ninguém me disse o que ele seria realmente. Enquanto eu lia, eu fiquei chocado. Tudo que vocês viram na série fui eu que imaginei o que seria apropriado ao personagem”, contou.

Lochlyn ainda elogia a equipe de casting. “Trabalhar com Lili Reinhart (atriz que dá vida a sua filha) é sensacional, todos eles são muito bons. Quando fizemos a primeira leitura do roteiro, nós nos olhávamos e pensávamos ‘uau, eles são bons’. São fantásticos, humildes, trabalham duros, têm um ótimo senso de humor”, finalizou.

Lochlyn Munro no Shinobi Spirit. Foto: Isabella Moares

Munro fez mistério sobre o desfecho de seu personagem na nova temporada, que está sendo exibida no canal Warner Bros nas quarta-feiras, às 21h40. Para quem não viu, as três primeiras temporadas de Riverdale estão disponíveis na Netflix.

Além dele, os personagens do Castelo Rá-Tim-Bum, Tíbio e Perônio, o apresentador Yudi Tamashiro e a dubladora Priscila Amorim, conhecida por dar voz a Lisa dos Simpsons foram os convidados deste ano ao evento.

Colaboração: Aline Simon e Isabella Moraes