O Alegrete de Nico Fagundes

O que faz de um lugar especial não é somente as belezas naturais ou a gastronomia, são as pessoas! E com toda certeza, Nico Fagundes foi uma delas. Na última quarta-feira, 24 de junho de 2015, aos 80 anos, ele nos deixou.

O sentimento de perda de um ícone da nossa cidade, o Alegrete, e também da cultura gauchesca é inevitável. Mas, graças a ele, a nossa terra vive em cada verso do Canto Alegretense. Se a cultura gaúcha é uma das mais tradicionalistas do Brasil e também conhecida como aquela pela qual o povo se orgulha, continuo a dizer, devemos isso a pessoas como ele.

Ponte de Pedra, em Alegrete-RS.

Nico fez faculdade de direito, foi historiador, pesquisador, cantor, compositor e apresentador. Estas são apenas algumas das formações e atividades, entre uma série das quais ele se dedicava. Além, é claro, de marido e pai de família. Hoje, a quem um dia me perguntou tu és do Alegrete? Aquela cidade da música? Eu respondo, sim. O Alegrete e a música do Nico.

Para o turismo, as músicas nos trazem recordações de viagens e momentos. Sejam elas as quais cantavámos durante alguma excursão ou aquela que não parava de tocar nas férias de verão que você passou na praia. Algumas me vem à mente e sei que a você também. Mas, definitivamente, a mim e aos meus conterrâneos, com certeza, uma música é responsável por mais do que isso. Ela me lembra de casa, do meu lugar no mundo, traduz todo nosso amor pelo baita chão.

Rio Ibirapuitã, em Alegrete-RS.

Quer ouvir uma história curiosa? Morando eu e minha mãe em Curitiba, sempre viajamos para visitar Alegrete e os familiares que moram lá. E, na maioria delas, fomos de carro, já que não existem voos comerciais pra lá. Quando nos aproximávamos de chegar, já íamos nos preparando. Em uma iniciativa muito interessante da cidade, logo na chegada, foram colocados uma série de outdoors com todos os versos do canto alegretense. E assim que avistávamos o primeiro já entoávamos em alto e bom som, o que para nós se tornou um hino.

Pois bem, gaudério, nesse momento eu só quero te agradecer, por todo legado cultural deixado e por ter difundido o que temos de melhor. Fique com Deus!

Serviço:

Atrativos em Alegrete

Eventos em Alegrete

Confira abaixo o “Canto Alegretense”: