Entenda por que você deve ‘participar’ mais de Curitiba

Curitiba é uma cidade que já deteve alguns ‘títulos’ interessantes. Entre eles, dois que eu acredito ser bem relevantes. O primeiro de cidade ecológica. Este, eu concordo e entendo o por quê. As políticas públicas adotadas, como a da separação do lixo e a consciência das pessoas de não jogar lixo no chão, são visíveis na capital.

E o outro de cidade sorriso. Tudo bem que é uma fama antiga, adotada até para desfazer a impressão de que as pessoas aqui não são simpáticas. Só que, muitas vezes, elas não são mesmo. Na verdade, penso eu, que é o estilo de vida levado que torna as pessoas tão ‘fechadas’.

Por isso, em dias que a correria de levar os filhos para o colégio, pegar trânsito, trabalhar e ainda ter que ir ao mercado no final da tarde, são coisas normais, que fazem parte da rotina, eu proponho a você: dar um tempo.

Dar um tempo ou disponibilizar parte do seu tempo para participar mais da cidade. Dar bom dia ao vizinho, tomar café em um lugar diferente do seu trabalho e proporcionar ao seu filho o conhecimento de um tempo em que você viveu.

Nesse sentido, existe um site que tem exatamente esta proposta e traz informações diferenciadas da capital, o Curitiba Space.

Segundo o idealizador do projeto, Paulo Henrique Borges, a intenção é valorizar a história, cultura, arte, arquitetura e os atrativos turísticos daqui. Para ele, que cita Leminski (também um curitibano de mil talentos), afim de traduzir a essência do que ele pensa e quer da vida, incluindo sua profissão e o site, as coisas caminham assim: “isto de ser exatamente o que se é, ainda vai nos levar além”.

E para que você comece a participar da cidade desde já, sugerimos a Semana Nacional dos Museus.

Uma iniciativa do Instituto brasileiro de museus, a semana acontece anualmente para comemorar o dia do museu, 18 de maio. Este ano a semana ocorre do dia 18 a 24 de maio. Em Curitiba vários museus participam do evento.

Serviço:

Para saber mais sobre a história de alguns deles acesse o site: curitibaspace.com.br. Para ver a programação e também para saber quais são os outros museus participantes no estado do Paraná entre no site: www.museus.gov.br – informações em pdf.

Foto: Daniel Caron.