Confira 10 excelentes motivos para viajar

Olá ‘turistada’! Eis aqui uma turismóloga que adora viajar e vai falar mais sobre esse assunto. Férias, turismo, lugares e viagens. Tenho e temos muita coisa pra dizer sobre os temas. Pra começar acredito que todo mundo precisa viajar por milhares de motivos e você provavelmente já tem alguns em mente. Portanto, se liga ai em 10 deles que são totalmente suficientes para fazer você arrumar as malas.

1- Autoconhecimento

Em uma viagem, nos deparamos com situações diferentes das quais estamos acostumados a vivenciar diariamente. E é nesse momento que, muitas vezes, descobrimos como podemos ser independentes ou até mesmo como gostamos de dançar freneticamente sem nenhum conhecido por perto para julgar.

2- Para conhecer culturas diferentes

Se você viaja dentro do Brasil, já consegue sentir de estado para estado como muda a forma de vestir, falar, comer e hábitos em geral. Imagine o encontro de um gaúcho com um paraibano. Imaginou? Qual seria a roupa que cada um estaria vestindo e qual a forma que se cumprimentariam? Agora pense nos dois juntos indo para a Bulgária esquiar. Lá resolvem fazer um boneco de neve ao som de folk ou uma música cigana, típicos da Republica. Quase surreal, não é mesmo? Porém totalmente possível de acontecer nas suas férias.

Dentro do Brasil, você já se depara com diferentes culturas. Foto: Divulgação.

3- Para conhecer pessoas e fazer amigos

Durante a viagem é muito difícil você evitar dar bom dia e se comunicar com as pessoas. Afinal, precisamos de informações e estamos incrivelmente mais disponíveis a nos abrir com estranhos, o que raramente no dia a dia faríamos, pelo simples fato da rotina corrida e do estresse que ela causa.

4- Curtir o caminho

Você já levou alguém até ao aeroporto para a sua primeira viagem internacional? Lembra da festa que os grupos escolares fazem quando vão para uma excursão? Ou daquela viagem rodoviária que fez no ultimo ano do ensino fundamental e as músicas que a galera do fundão cantava? Quem se importava com a hora que iria chegar ao destino? No máximo queríamos saber quem era o fulano que roubou pão na casa do João!

5- Gastronomia

Ah, sou fã de doces! Às vezes, no prato principal, já vou imaginando qual sobremesa posso pedir. O que importa é que, independente do lugar que você vá, sempre têm algo bom, diferente e típico da localidade para experimentar. Por exemplo: Chocolate de Gramado – RS, barreado de Morretes – PR ou um whisky escocês.

Tradicional barreado de Morretes-PR. Foto: Divulgação.

6- Para aprender idiomas/palavras/gírias diferentes

“Bah e tu nem imagina como”. Então bueno, aproveite e coloque aquele curso de inglês ou espanhol em prática ou “apenax” volte com um sotaque chiado pra dizer que foi pro Rio de janeiro. Já se for gringa – nas Europa, vale atacar de “Manuel” falando um português de Portugal.

7- Compras

Mulheres, sorriam! Homens, libertem-se! Ambos vão às compras. Nesse momento é super importante aproveitar os impostos reduzidos nos outros países, comprar lembranças do lugar e trazer presentes para as pessoas queridas. E, de quebra, fazer um estilo diferente, inovar o guarda roupa comprando peças únicas da região.

8- Paisagens diferentes

Poxa vida, um mar no Caribe. Neve nos Alpes Suíços. Cavalgadas na Patagônia. A Ilha do Mel da gurizada, dos casamentos…de todos. Nossa vizinha aqui no Paraná. O Caminho dos Tropeiros que vai do RS à SP. É s&,oacute; historia de como foram surgindo cidades na rota e comidas típicas como o charque. O Cristo Redentor no Rio de Janeiro. O Parque Nacional do Iguaçu, com a inigualável paisagem das cataratas. Também no Paraná. Escolha uma opção e programe a próxima viagem!

Cataratas do Iguaçu. Foto: Arquivo.

9- Renovar as energias

Se você trabalha, estuda, enfrenta o trânsito ou tudo isso junto, você merece um momento de descanso – de lazer. Saiba que viajar é qualidade de vida, enriquece a alma e nos motiva a voltar à rotina com um humor mil vezes melhor.

10- Voltar para casa!

Porque é maravilhoso ter o mundo inteiro pra conhecer, mas saber que você tem um lugar para voltar, matar a saudade da comidinha brasileira e de alguém importante para você ou só dormir na nossa cama já faz com que o retorno seja uma delícia.

Por isso sonhe, conheça, vá e volte. Simplesmente viva a vida! Aproveite as maravilhas que o mundo tem para mostrar.