5 dicas para quem tem medo de viajar de avião

Após o acidente com o monomotor envolvendo a família dos apresentadores Luciano Huck e Angélica, no último fim de semana, no Mato Grosso do Sul, o assunto ‘medo de voar’ volta a entrar em questão. Trabalhando com turismo, já ouvi muitas pessoas confessarem terem medo de avião. Algumas delas ficam com um pouco de vergonha de falar sobre o assunto. Outras não assumem e dizem que preferem viajar de carro e pronto. Mas, a maioria, chega e diz que não quer saber de usar este meio de transporte.

Ontem mesmo uma mulher me disse que não tem vontade de viajar para fora do Brasil porque teria que ir de avião. Uma pena, pois o receio de usar o meio de transporte a impede de conhecer culturas e paisagens diferentes das que vemos por aqui.

E não preciso ir muito longe. Minha vó, meu pai e meu tio nunca voaram.

Acredito que o mais importante é você estar disposto a enfrentar a situação e pensar positivo. Mas existem várias coisas além que ajudam nesta hora.

Veja algumas dicas:

* Planejamento e informação

O planejamento e a organização antes da viagem facilitam, pois, você terá tudo sob controle e evitará a ansiedade. Organize seu roteiro, deixe os documentos necessários separados e arrume as malas antes do dia da viagem. O que mais causa medo nas pessoas é o desconhecido. Portanto, tenha o conhecimento de que o avião é um dos meios de transportes mais seguros do mundo, bem mais do que o carro. Entenda um pouco sobre as aeronaves e saiba que as turbulências são comuns e não tão perigosas quanto pensamos.

* Roupas confortáveis e alimentação leve

Roupas que apertam e não tem tanta flexibilidade, como o jeans, podem causar má circulação. Prefira roupas com um tecido mais maleável e um calçado mais cômodo. Apostar numa alimentação mais leve, como saladas e frutas, é super válido também, ajuda a ter uma digestão mais tranquila.

* Antecedência e suporte de um comissário

Para uma viagem de avião é preciso estar no aeroporto com uma certa antecedência. Por isso, se programar de acordo com o trânsito é importante. Os procedimentos de embarque exigem que seja feito check in e, se houver bagagem, que ela seja despachada. Lembre-se que mais pessoas viajarão com você, então pode haver filas nesses momentos. Quanto mais cedo chegar ao aeroporto ou adiantar o check in pela internet, melhor. Aproveite e já avise o comissário de bordo sobre sua situação, ele poderá te dar suporte, se necessário.

* Ter uma companhia e sentar no corredor

Viajar com amigos e familiares é sempre mais fácil. Ter alguém conhecido ajuda você a ficar mais calmo e se distrair. Normalmente, quem não gosta de voar, são pessoas com medo de altura. Sentar na janela e ter a possibilidade de olhar para fora, com certeza não é interessante. Sendo assim, escolha um lugar no corredor. Você terá mais liberdade de esticar as pernas para o lado, poderá levantar mais facilmente e não se preocupará tanto com a altura.

* Entretenimento e alongamento

Não pensar no que esta acontecendo quando isso é algo que te causa desconforto ou medo é uma dica excelente. Porém, para colocar em prática é preciso mudar o foco. Leia um livro, converse, ouça músicas ou veja tv (quando o avião disponibiliza este recurso). Respirar calmamente prestando atenção no movimento, meditar e alongar nos deixam mais relaxados, faça isso.

E não se esqueça, segundo um outro alegretense, “vi,ajar é mudar a roupa da alma” – Mário Quintana. Aproveite!