10 coisas para fazer no Centro Histórico de Curitiba

Tá aí um lugar turístico, na capital paranaense, que não perdeu sua identidade cultural. Aliás, quem nunca tomou um “tubão” no largo?
Definitivamente o bairro São Francisco tem história pra contar. Então dá uma olhada nas dicas de lugares e coisas para fazer na região:

? Feirinha do Largo da Ordem – Clássica! Acontece todos os domingos das 09:00 as 14:00 hrs. Vale sempre a pena dar uma passada pra comer um pastel e conferir os artesanatos.

Serviço: http://www.feiradolargo.com.br

? Bar do Alemão – o lugar é da hora. E como o nome já diz, tem influências alemãs tanto no cardápio, decoração e eventos. Vale pedir o Chopp Submarino pelo gosto e pra ganhar uma mini caneca personalizada.

Serviço: http://www.bardoalemaocuritiba.com.br

? Memorial de Curitiba – É uma espaço moderno, que abriga exposições, seminários, apresentações musicais, entre outros eventos. O lugar oferece visitas guiadas e tem um terraço incrível.
E até o dia 28/09 recebe a primeira edição da Exposição Contemporânea de Artes Visuais. O ingresso é gratuito.

Serviço: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/memorial-de-curitiba/

? Casa Romário Martins – de arquitetura colonial portuguesa, o objetivo do lugar é divulgar e promover a história de Curitiba.
Confira a exposição “Curitiba, aquarela e Nanquim” do artista Di Magalhães, que retrata os pontos turísticos da cidade.

Serviço: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/casa-romario-martins/

? Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib – espaço sagrado para as orações da comunidade árabe de Curitiba.
A arquitetura é lindíssima. E para visitar o lugar é necessário tirar o calçado e no caso da mulher, usar véu (se preciso, disponibilizado no lugar).

Serviço: http://www.centrohistoricodecuritiba.com.br/mesquita-de-curitiba-mesquita-imam-ali-ibn-abi-talib/

? Museu Paranaense – já foi? Conhece? Sabe onde fica? Fica a dica! O Museu, também está localizado no centro histórico.
Seu acervo é bem vasto e além de exposiçoes permanentes, há também exposições temporárias. Confira as que estão em cartaz.

Serviço: http://www.museuparanaense.pr.gov.br

? Ruínas de São Francisco – o lugar é uma construção inacabada. A intenção era que ali, fosse feita a Igreja de São Francisco de Paula.
Hoje, o espaço conta com uma arquibancada e anfiteatro. Fica ligado que volta e meia rola um showzinho ou ,alguma outra apresentação por ali.

Serviço: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/ruinas-de-sao-francisco/

? Relógio das Flores e Fonte da Memória – dois atrativos bem conhecidos e interessantes da região. O relógio foi um presente de joalheiros a cidade em 1972. As flores são trocadas a cada estação.
Já a fonte, conhecida como “cavalo babão” é uma homenagem aos imigrantes e aos tropeiros, que levavam suas mulas e cavalos ao bebedouro que ali existia.

? Solar do Rosário – é um espaço particular, destinado a arte e a cultura.
Vá pra tomar um café, ler um livro, dar uma conferida na galeria de arte e se tiver afim pode até escolher um curso legal pra fazer.

Serviço: http://solardorosario.com.br

? Curitiba Free Walking – por fim, nada melhor que conhecer o Centro Histórico com gente que entende do negócio e é daqui. O Curitiba Free Walking oferece um passeio por lá com o acompanhamento de Bacharéis em turismo. E como o nome já diz, é gratuito.

Serviço: http://www.curitibafreewalking.com.br

Se você não tinha programação para as férias de julho ou para o final de semana por aqui, uma visita ao Centro Histórico é sempre bem-vinda.