Proteja seus pets dos fogos de artifícios nas festas de fim de ano

Cães costumam ter medo do barulho gerado por fogos e rojões. Foto: Pixabay
Cães costumam ter medo do barulho gerado por fogos e rojões. Foto: Pixabay

Todo o ano é a mesma coisa. Basta chegar dezembro para que comecem também os shows com os fogos de artifício. E apesar do espetáculo de luzes ser bonito de se ver, o fato é que os fogos assustam muitas pessoas e animais, principalmente cães e gatos, que possuem uma audição “poderosa” e sensível.

Assim, para que você e seu “amigão” possam curtir o Natal e o Réveillon com tranquilidade, é preciso antes pensar em segurança. Afinal, ninguém deseja passar a virada de ano procurando uma emergência veterinária para o pet que se feriu por medo do barulho dos fogos e rojões.

Para minimizar os riscos e amenizar a ansiedade e irritabilidade de cães e gatos, o veterinário e fundador da Animal Place, Jorge Morais, dá algumas dicas. Segundo ele, técnicas de adestramento e o uso de medicamentos como os florais, podem ajudar a aliviar o estresse. “Mas uma consulta com um profissional especializado ajuda a identificar o melhor tratamento para o animal”, explica Morais.

Dicas para proteger seu amigão dos fogos

1. Acomode o pet em um local da casa onde ele fique em segurança, com o menor ruído possível.

2. Não deixe o cão preso em correntes na hora dos fogos, ele pode se machucar se entrar em pânico.

3. Mantenha portas e janelas trancadas, evitando que o animal fuja e até mesmo se perca. Se morar em apartamento, verifique se as telas de proteção estão firmes.

Adoção responsável: Laila tem dois meses e porte de pequeno a médio. Para levar essa fofura para casa fale com a Thais Rossa (41) 99760-6284. Adoção com termo de compromisso e castração obrigatória. Foto: Thais Rossa - Paparazzi Animal
Adoção responsável: Laila tem dois meses e porte de pequeno a médio. Para levar essa fofura para casa fale com a Thais Rossa (41) 99760-6284. Adoção com termo de castração obrigatória. Foto: Thais Rossa-Paparazzi Animal

4. Tape os ouvidos do animal com um chumaço de algodão parafinado. Mas não se esqueça de retirá-los assim que o barulho cessar, para não causar infecções.

5. Nunca deixe o pet sozinho nesses momentos de pânico e medo. A companhia do tutor ajuda a passar mais segurança e tranquilidade.

6. Procure na internet sobre a técnica TTouch, que explica como “amarrar” o cão com um pano, para que a circulação sanguínea dele seja estimulada, diminuindo assim, as tensões e a irritabilidade.

Fonte: Animal Place

Agindo assim, a família toda fica em segurança, protegida dos fogos e do estresse!

Feliz Natal e um 2018 incrível!

Desejamos Boas Festas para você, seus cães, gatos e outros pets! A Mania Animal volta em 2018 com muitos mais sobre nossos amados animais de estimação!

E se você quiser contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção, escreva pra gente: animal@tribunadoparana.com.br