Quem tem um pet em casa sabe que nem sempre é fácil fazer com que ele ingira o vermífugo ou tome o remédio prescrito pelo veterinário. Mas segundo a médica veterinária da farmácia de manipulação Drogavet, Andressa Felisbino, dar remédio para seu amigão não precisa ser sinônimo de estresse, para você ou para ele.

continua após a publicidade

“Hoje os medicamentos comerciais feitos para os pets são palatáveis, eles têm sabor agradável para os cães e gatos. Por isso, o ideal é que vermífugos e outros remédios comprados para eles sejam os específicos para este fim, de uso veterinário. Mas também é possível manipular”, explica.

Segundo ela, os gatos, que são mais difíceis de serem medicados, geralmente gostam de pastas orais e xaropes, que podem ser manipulados nos sabores preferidos do animal, como peixe ou frango. “Fica mais fácil a administração do remédio, vira um petisco, um momento de diversão, principalmente para os gatos, que ficam nervosos, arranham, espumam e cospem o medicamento”, diz.

No caso dos cães, ainda é possível manipular biscoitos saborosos, com gosto de picanha ou bacon. Isso, além de garantir que o bicho receba da dosagem correta, evita hábitos pouco recomendados, como o de colocar o remédio em uma salsicha ou pedaço de presunto. “Eventualmente não tem problema, mas para animais que tomam remédios de uso contínuo, pode levar à obesidade, por conta do excesso de gordura nestes alimentos, que também, não são saudáveis para eles”, ressalta a veterinária.

continua após a publicidade

Se não for possível partir para estas opções mais agradáveis para os pets, remédios com apresentação tradicional podem ser dados diretamente na boca do bicho. “Comprimidos e cápsulas podem ser colocadas na goela do animal, delicadamente. Depois é só fechar a boquinha deles e esperar que engulam, garantindo que não cuspam. Xaropes podem ser dados com a ajuda de uma seringa. O importante mesmo é achar um jeito mais fácil e não deixar de medicar o animal. Brincar com uma bola e agradar o bicho também ajuda nesta tarefa”, orienta Andressa.

Adoção responsável

continua após a publicidade

O Capuccino ou Tino tem cerca de oito meses, está vacinado e castrado. De porte médio, é muito carinhoso, ideal para crianças. Contato: Giovana (41) 99122-2185

Agenda

Sábado (28)

– Campanha de Adoção de Cães e Gatos do Animalia Curitiba, no Espaço Pet Curitiba, Rua Nilo Peçanha, 760 – Bom Retiro, das 10h às 17h.
– Evento de Adoção no Fofuras Petshop, Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico, das 13h às 18h.
– Feira de adoção responsável de cães e gatos do EsalPet Petshop, na Rua 24 de Maio, 1875 – Rebouças, das 10h às 16h.
– Café com exóticos e silvestres – 2º encontro de animais exóticos no HiperZoo, Rua Desembargador Westphalen, 3448 – Parolin, das 14h às 18h.
– Bazar em prol dos animais do Beco da Esperança, na Rua Engenheiros Rebouças, 2846 – Rebouças, das 10h às 16h.
– Mutirão de banho para os 1000 cães da chácara da Amigo Animal. Mais informações: www.amigoanimal.org.br
– Mutirão de limpeza na Chácara da Associação Vida Animal (Avan), que abriga cerca de 500 cães. Os voluntários vão se reunir às 9h30 no Terminal Santa Cândida. Informações: moniquelb.avan@gmail.com

Domingo (29)

– Noite do Nhoque da Solidariedade, com 50% do valor do prato revertido para os cães do grupo Tomba Latas. Na Pizzaria Piola, Alameda Dom Pedro II, 105 – Batel.
– Evento de Adoção no Fofuras Petshop, Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico, das 14h às 18h.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br