Mordidas A culpa é de quem?

Projeto de lei que chama a atenção para o problema das mordidas de cães a profissionais como carteiros, lixeiros e leituristas das empresas de água e energia, foi aprovado na última terça-feira (11) na Câmara de Curitiba e deve ser sancionado pelo prefeito. Segundo o projeto, o dia 17 de agosto deve ser a data oficial de prevenção à mordedura canina na capital paranaense.

De acordo com o vereador Pedro Paulo, autor da iniciativa, em Curitiba, são registrados anualmente 8 mil acidentes envolvendo mordidas de cães. Os ataques acontecem com os animais que vivem soltos nas ruas e também, com os cães das residências.
Mas estes acidentes, que provocam feridas físicas e traumas nos trabalhadores, poderiam ser evitados se todos os tutores (donos) de cães, tivessem mais cuidado e responsabilidade com seus animais.

Acredito firmemente que a culpa dos ataques não é dos animais, afinal, os cães agem por instinto e na maioria das vezes, mordem por estarem defendendo o território onde vivem ou por se sentirem ameaçados.

Para que as mordidas deixem de acontecer, creio que precisamos educar as pessoas e responsabilizá-las pelas ações de seus animais.Também é necessário diminuir o número de cães abandonados, cobrando do poder público mais castrações e um melhor controle da população de animais de rua. Mas nada disto funcionará se cada um não fizer a sua parte – vacinando e cuidando dos seus cães, colocando a caixa do correio em um local protegido e facilitando o acesso seguro aos medidores de água e luz.

Agenda

Sábado 15

* Campanha de adoção de cães e gatos do Animalia Curitiba, no Espaço Pet, Rua Nilo Peçanha, 760 Bom Retiro, das 10h às 17h.
* Evento de adoção de cães do Grupo Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser Hugo Lange, das 10h às 16h.
* Bazar em prol dos animais do Beco da Esperança. Todos os sábados, das 10h às 16h na Rua na Engenheiros Rebouças, 2846 Rebouças.

Domingo 16

* Domingo Adote Bicho, das 13h às 18h, na Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico.
* Barraca da Associação Vida Animal (Avan), com produtos da ONG e para os pets. Domingos das 9h às 14h, na Feira do Largo da Ordem: 3ª barraca, na rua Mateus Leme com a rua Treze de Maio.