Os animais são ótimos companheiros. Mas antes de levar um deles para casa, você precisa saber se tem condições de mantê-lo e se quer um bicho para te fazer companhia, conviver com as crianças ou para ajudar a cuidar da casa. Assim é possível escolher a raça ou porte do animal. Além disto, ter um cão ou gato envolve anos de responsabilidade, já que eles vivem por até 20 anos.

continua após a publicidade

Independente da espécie, todos precisam de espaço, comida, abrigo e atenção. Animais menores vivem bem em lugares pequenos, os maiores não. E se for para manter o cão preso a uma corrente, não tenha! Não esqueça também da segurança, evitando que ele fuja, seja atropelado ou ataque alguém.

E quem busca um gato ou um cão pode adotar. Assim, economiza e ajuda um animal que é tão especial como os do petshop. Já com seu novo amigo, não esqueça das visitas ao veterinário, vacinas, castração, vermífugos, antipulgas, banhos e da alimentação adequada.

Bicho também tem doença cardíaca: As mais comuns são as adquiridas, como a degeneração da válvula mitral e a cardiomiopatia dilatada, que têm como sintomas cansaço, emagrecimento, falta de ar, aumento abdominal, tosse e desmaios. Elas não podem ser prevenidas e dependendo da fase que estejam não precisam de tratamento. Quando necessário, ele é feito com dieta e remédios que melhorem a qualidade e aumentem a sobrevida do animal. 

continua após a publicidade

Ana Paula Sarraff Lopes, médica veterinária e professora da PUCPR

Adote: Sábado 23, tem feira de adoção de cães adultos e filhotes do Grupo Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser, Hugo Lange, das 11h30 às 16h30. No dia 24, acontece o evento Domingo Adote Bicho, das 13h às 18h, na Rua Marechal Hermes, 678 no Centro Cívico, na rotatória do MON.

continua após a publicidade

Ajude: Mutirão de Limpeza na Chácara da Associação Vida Animal (Avan), que possui cerca de 500 cães abrigados. Será sábado 23, das 13h30 às 17h. Informações (41) 9986-0744.