Férias: na estrada com o pet

Enfim chegaram as férias! Nesta época, quem tem um animal de estimação precisa pensar onde, como e com quem o pet vai ficar, caso a família deseje viajar. Em Curitiba e região há hotéis que abrigam cães e gatos de diversos tamanhos, com opções mais simples ou personalizadas de hospedagem, para todos os bolsos.

Muitos tutores também deixam o animal em casa, pedindo para algum vizinho ou familiar tomar conta e alimentar o pet. Há também quem prefira levar os mascotes junto com a família, em viagens que muitas vezes, são feitas de carro. Neste caso, antes de cair na estrada alguns cuidados precisam ser tomados, para garantir a segurança do animal e dos outros ocupantes do veículo. Em uma batida, um cão de apenas 10 quilos, que esteja solto no veículo, pode ter seu peso equivalente aumentado, podendo passar dos 100 quilos no impacto.

“Crash tests realizados com pets em tamanhos e pesos reais já comprovaram que, quando o animal está solto no veículo, além de se machucar gravemente no momento do impacto, ele coloca a vida do motorista e dos demais passageiros em risco”, explica Denis Rodrigues, diretor técnico da Bracannes, empresa especializada em cintos de segurança para pets.

Para evitar problemas e possíveis multas, o ideal é utilizar equipamentos como cinto de segurança e cadeirinhas específicos para os animais ou caixas de transporte, escolhidos sempre de acordo com o tamanho do pet.

egundo o Código de Trânsito Brasileiro, não é permitido conduzir animais nas partes externas do veículo, no banco do motorista ou do passageiro ao lado. As multas variam de R$85,13 a R$127,69.

Além disto, em viagens para a praia ou para lugares quentes, é necessário ter atenção com o calor e a umidade dentro do veículo. Paradas estratégicas, para que o pet possa tomar água e fazer suas necessidades, também são recomendadas. Chegando ao seu destino, não deixe o animal exposto ao sol intenso, providencie água à vontade, evite passear com ele nos horários mais quentes (para não cansá-lo ou queimar suas patinhas no chão quente) e lembre-se de aplicar o produto que afasta pulgas e carrapatos. Assim as férias e o verão de todos estarão garantidos!

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva pra gente: animal@tribunadoparana.com.br