Doença de pele é a principal causa de idas ao veterinário

Comuns em cães e gatos, as dermatites são as principais causas de idas dos animais aos consultórios dos veterinários. No entanto, os machucados, alergias, coceiras e demais problemas de pele, muitas vezes não recebem o tratamento adequado por parte dos tutores, fazendo com que os pets sigam incomodados. Quem explica quando devemos nos preocupar e em qual momento o animal deve ser levado para uma avaliação é a veterinária membro da Comissão de Animais de Companhia (COMAC) Fernanda Cioffetti Marques.

“As doenças de pele são as causas mais frequentes de consulta ao médico veterinário, tendo origem alérgica, infecciosa e parasitária, por exemplo. E elas podem causar sintomas como coceira, vermelhidão, alteração de coloração da pele, edema, escamação e até mesmo queda excessiva de pelo, localizada ou generalizada nos casos mais agudos”, diz Fernanda.

Segundo a veterinária, os tratamentos variam de acordo com o tipo de doença e o agente que acomete a pele. “Pode haver mais de um agente associado. Há tratamentos tópicos e sistêmicos e que na maioria das vezes, são feitos por longos períodos. Dependendo da origem da doença, o cuidado pode ser para a vida toda e, na maioria delas, os tratamentos podem associar o uso de xampus específicos e medicações orais, para que se obtenha a cura”.

Para evitar a doença, a veterinária orienta fornecer uma boa alimentação para o animal, manter a higiene do ambiente, usar somente produtos como antiparasitários externos e produtos dermatológicos especificamente desenvolvidos para cães e gatos, que possuem pH adequado e garantia do laboratório fabricante. “Qualquer alteração percebida no pet como coceira excessiva, queda de pelo, mudança na coloração da pele é um sinal de alerta e o tutor deve sempre consultar um médico veterinário. As visitas regulares auxiliam principalmente na prevenção e tratamento precoce”.

Adoção responsável: Pipoca, esta linda menina tem cerca de um ano e meio, porte médio e já está castrada. Para adotá-la, fale com a Fabíola Brito (41) 99778-5154. Foto/ Divulgação
Adoção responsável: Pipoca, esta linda menina tem cerca de um ano e meio, porte médio e já está castrada. Para adotá-la, fale com a Fabíola Brito (41) 99778-5154. Foto/ Divulgação

 

Agenda

Quinta 16

Bazar em prol dos Cães resgatados de Piraquara, que estão sob a responsabilidade da protetora Ester Da Cruz. Na Rua Vitório Scarante, 555 – Centro, Piraquara, das 13h às 17h. Estarão à venda roupas, sapatos e acessórios.

 

Sábado 18

Campanha de Adoção de Cães e Gatos do Animalia Curitiba, no Espaço Pet Curitiba, Rua Nilo Peçanha, 760 – Bom Retiro, das 10h às 17h.

Evento de adoção do grupo Adote com Consciência, no Vetsan Centro Médico Veterinário, Av. São José, 713 – Cristo Rei, das 10h às 16h.

Evento de Adoção no Fofuras Petshop, Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico. Sábado, das 13h às 18h. Aos domingos, das 14h às 18h.

Feira de adoção de cães da Casa do Produtor, Rua Engenheiros Rebouças, 1814 – Rebouças, sábados e domingos, das 10h às 16h.

 

Domingo 19

7ª Feira de Adoção e Conscientização de “Aumigos” de Colombo” e Cãominhada. No Parque Municipal da Uva, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771 – Centro, Colombo, das 9h às 17h.

Bingo Beneficente da ONG Amigo Animal, em prol de mais de mil cães resgatados. No Clube Círculo Militar do Paraná, Largo Bittencourt, 187 – Centro, das 15h às 18h30. www.facebook.com/AmigoAnimalCaes/

 

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br