Dicas para um carnaval “animal” com seu cachorro, gato e outros pets!

O carnaval está aí e quem pensa que só as pessoas curtem os dias de folia está enganado! Isto porque muita gente não deixa seu pet de lado nesta época do ano, levando os bichinhos, principalmente os cachorros, para brincar nos blocos pet friendly ou como companhia durante as viagens do feriadão. Mas para que a festa termine bem, é preciso ficar de olho, para não expor seu “amigão” a riscos.

Leia também: Xô pulgas, carrapatos e parasitas! Proteja seu animalzinho e evite infestações

Foto: Thais Rossa - Paparazzi Animal
Fantasias e adereços não devem ser desconfortáveis para o pet. Foto: Thais Rossa – Paparazzi Animal

Fantasias

Antes da festa, um dos principais os cuidados é a escolha das fantasias usadas pelos pets, verificando se elas não fazem com que o bicho sinta muito calor ou fique desconfortável, com os movimentos comprometidos.

Já as tintas, glitter e outros “adereços” podem provocar coceiras, alergias ou até mesmo intoxicação nos pets, como explica o veterinário da Virbac Ricardo Cabral.

“É muito importante ficar de olho nas reações do animal. As fantasias e as roupas, de forma geral, abafam a pele do cachorro, o que pode alterar o microbioma da pele, ou causar uma dermatite alérgica de contato, com o crescimento de fungos e bactérias”. Nestes casos, a recomendação é procurar um veterinário e buscar produtos que aliviem a coceira e a alergias, como xampus especiais.

Calor e hidratação

Água fresca evita a desidratação. Foto: Pixabay
Água fresca evita a desidratação. Foto: Pixabay

Com o carnaval em pleno verão, o que em muitas cidades significa dias de calor (e não só chuva, como é comum em Curitiba), outra dica é cuidar com o sol em excesso e a hidratação dos pets.

De acordo com a veterinária e gerente de clínicas da Petz Karina Mussolino, sob o sol forte os animais podem ter hipertermia, que é quando a temperatura corporal fica muito elevada.

“Por isso, o melhor é não expor o pet diretamente ao sol por períodos prolongados, entre 10h e 16h, quando as temperaturas estão mais altas”, recomenda. Outra medida é ter sempre uma garrafinha com água e uma vasilha, para não deixar o animal passar sede. E não esqueça das patinhas, que podem se queimar no piso quente.

Barulho

Com uma audição poderosa e sensível, os animais podem ficar incomodados ou se assustarem com o som alto da folia nas ruas. Assim, cabe ao tutor avaliar se vale a pena expor o bicho a estas condições, priorizando sempre o bem estar dos pets. Além do barulho, estar no meio de multidões também pode ser desagradável e até perigoso para o bicho, que pode se perder ou fugir, se estiver sem coleira.

Vacinas e antipulgas

Foto: Pixabay
Pulgas e carrapatos incomodam os pets, no carnaval ou fora dele. Foto: Pixabay

Mesmo no carnaval, os cuidados com a saúde devem ser prioridade. Assim, garanta que a carteira de vacinação do pet esteja em dia e não deixe de reforçar os cuidados contra pulgas, carrapatos e outros parasitas que adoram “atacar” no verão.

Para não ter problemas, veja com seu veterinário de confiança quais vacinas e produtos são os mais indicados para seu animalzinho, de acordo com sua espécie e peso.

Leia também: Febre amarela pode trazer riscos para cães e gatos? Veterinária explica!

Viagem ou hotel

Foto: Pixabay
Programe-se e tenha seu “amigão” por perto no feriadão do carnaval. Foto: Pixabay

Quem leva o cachorro ou gato junto na viagem precisa providenciar uma caixa de transporte, para que ele vá seguro, no carro ou avião. Em viagens de carro, se o trajeto for longo, é preciso programar paradas para que ele possa fazer suas necessidades.

Já quem opta pelo hotelzinho, o ideal é buscar por referências com pessoas que já tenham usado o mesmo serviço de hospedagem, para evitar dor de cabeça. E antes de deixar o pet no hotel, também não esqueça do antipulgas e das vacinas. Ok?

Cuidando do seu cachorro e gato, todos podem curtir o carnaval ‘numa boa‘, sem riscos ou estresse!

Agenda de eventos e feiras de adoção

Sábado 10

Latidos de Carnaval – 1º evento de adoção do Grupo Salva Bicho de 2018. Será na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser, ao lado da linha do trem, das 10h30 às 16h.

Encontro de adoção de cães e gatos em parceria com a ONG Beco da Esperança. No HiperZoo, Rua Desembargador Westphalen, 3448, das 10h às 17h.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br

Adoção responsável: Este lindão é o Pastel, um cachorro dócil e companheiro, que tem dois anos e porte grande. Já castrado e vacinado, ele espera por um lar. Para adotá-lo fale com o pessoal da Animalia Curitiba (41) 98413-2093. Foto: Animalia/ Karla de Oliveira.
Adoção responsável: Este lindão é o Pastel, um cachorro dócil e companheiro, que tem dois anos e porte grande. Já castrado e vacinado, ele espera por um lar. Para adotá-lo fale com o pessoal da Animalia Curitiba (41) 98413-2093. Foto: Animalia/ Karla de Oliveira.