Feridas que não cicatrizam, pequenos nódulos na pele, falta de apetite, apatia e insônia podem ser sinais de câncer, doença que também afeta os animais. A médica veterinária especialista em oncologia da UFPR Aline Franciosi explica que a doença é cada vez mais frequente em gatos e cachorros de meia idade e idosos, e é a maior causa de morte em cães idosos.

continua após a publicidade

Nos animais, os tipos mais comuns são os tumores de pele, nos de pele branca ou com áreas sem pelos, como nariz, ponta de orelhas e abdômen. “Este tipo de câncer pode ser prevenido evitando exposição ao sol nos horários mais quentes e com a utilização de protetores solares”, esclarece Aline.

Em fêmeas não castradas, os tumores mais frequentes são os de mama, que podem ser detectados com apalpação da região das mamas e prevenidos com a castração precoce, antes do primeiro cio.

Já os cânceres no tórax e abdômen podem ser silenciosos e só causarem sinais em estágios avançados.

continua após a publicidade

“Infelizmente, na maioria dos casos são detectados tardiamente, mas podem ser diagnosticados com uma boa avaliação clínica e exames complementares”, alerta Aline.

De acordo com a veterinária, o tratamento mais comum para o câncer é a cirurgia, mas a quimioterapia também é usada, como escolha única ou associada à cirurgia.

continua após a publicidade

Agenda de eventos e campanhas de adoção

Sábado 22:

• Campanha de adoção de cães do Tomba Latas, no Valentyna Pet Store, Rua Prof. Ulisses Vieira, 448 Vila Izabel, das 10h às 16h.

• Evento de adoção de cães do Grupo Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser Hugo Lange, das 10h às 16h.

• Bazar em prol dos animais do Beco da Esperança. Todos os sábados, das 10h às 16h na Rua na Engenheiros Rebouças, 2846 Rebouças.

Domingo 23:

• Domingo Adote Bicho, das 13h às 18h, na Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico.

• Barraca da Associação Vida Animal (Avan), com produtos da ONG e para os pets. Domingos das 9h às 14h, na Feira do Largo da Ordem.