Cães também ficam gripados e sofrem com o frio no inverno

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Faltando pouco menos de um mês para o início do inverno, já podemos pensar em proteger nossos bichos do frio, providenciando para eles uma casinha bem vedada, camas quentinhas, roupinhas e se possível, um cantinho dentro de casa.

Além de sofrerem com as baixas temperaturas, nesta época, nossos pets também ficam vulneráveis, podendo ser afetados por várias doenças, entre elas, a gripe. Isso mesmo, os cães, assim como nós, também ficam gripados.

Chamada de Tosse dos Canis, a Traqueobronquite Infecciosa Canina, é a gripe altamente contagiosa que atinge os cachorros, no frio e em outras épocas do ano, já que é transmitida pelo ar ou pelo contato direto com outros cães.

Então, para proteger ainda mais seu cãozinho, a grande dica é manter as vacinas em dia, incluindo as doses contra a Tosse dos Canis, que podem ser dadas a partir da 8ª semana de vida do cãozinho. Cães adultos recebem uma dose anual.

Sintomas da Tosse dos Canis: 

– Tosse seca, forte e persistente
– Dificuldades respiratórias
– Ânsia de vômito
– Febre
– Perda de apetite
– Apatia
– O animal ainda pode parecer que está engasgado.

Fonte: Zoetis Saúde Animal.

Agenda de eventos e feiras de adoção

Sábado 27               

– Evento de adoção do grupo Adote com Consciência, na Clínica Bom Pastor, Rua Mateus Leme, 2133 – Bom Retiro, das 10h às 16h.

– Evento de adoção no Fofuras Petshop, Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico.  Sábado, das 13h às 18h. Aos domingos, das 14h às 18h.

– Feira de Adoção de Animais da Seção de Defesa e Proteção Animal de Pinhais, no Bosque Municipal, Rua 24 de Maio, Centro – Pinhais. Informações e inscrições: (41) 3912-5705.

– Feira de adoção responsável de filhotes da EsalPet Petshop, Rua Professor Sebastião Paraná, 125 – Vila Izabel, aos sábado, das 10h às 16h.

– Feira de adoção de cães da Casa do Produtor, Rua Engenheiros Rebouças, 1814 – Rebouças, sábados e domingos, das 10h às 16h.

– 1° Hiper Encontro SRD (cães em raça definida) realizado pelo  HiperZoo e Ong Amigo Animal. No HiperZoo, Rua Desembargador Westphalen, 3448, Parolin, das 10h às 18h.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br