Bicho em apartamento 1

Uma pesquisa divulgada em junho pelo IBGE mostrou que o número de pets, especialmente cães, já é maior do que o número de crianças nas famílias brasileiras. Segundo o instituto, no Paraná mais de 60% das moradias têm pelo menos um cachorro. E quem gosta de bicho sabe que o bem-estar do animal pode influenciar até mesmo na escolha do local onde a família vai morar, o que tem feito com que o mercado imobiliário preste mais atenção no assunto.

Hoje é mais fácil encontrar apartamentos que oferecem estrutura para cães e gatos, até mesmo em imóveis econômicos. Quem confirma é a coordenadora de desenvolvimento imobiliário da MRV Engenharia Tyeme Bando. “Sempre que temos a possibilidade física, por conta da área do condomínio, agradamos nossos clientes com este tipo de estrutura. Em todo o Brasil estamos equipando alguns empreendimentos com os chamados ‘pet places‘, que contam com espaço gramado e itens de recreação para os bichinhos”.

Além das áreas verdes e dos espaços comuns, outra tendência aposta nas áreas privativas. “Para que as pessoas tenham mais espaço para viver com seus animais, as construtoras também têm criado nos apartamentos térreos pequenos jardins privativos, conhecidos como espaço garden”, diz o arquiteto Rene Remer.

Com nossos pets conquistando cada vez mais espaço, falta apenas saber o que diz a lei e quais sãos as regras para quem quer ter animais em um prédio ou condomínio. Mas isto é assunto para a próxima coluna!

Parvovirose Canina

“É uma virose bastante grave, que acomete geralmente filhotes ainda não imunizados e que pode rapidamente levar o animal à morte. Transmitida através das fezes, contato com cães, objetos e ambientes contaminados, afeta o trato digestivo do animal, gerando vômitos e diarreias, com presença de sangue, febre, perda de apetite, desidratação rápida, dores abdominais e apatia. O tratamento deve ser feito de acordo com os sintomas e o mais rápido possível, sendo a vacinação a melhor forma de prevenção”, diz o médico Veterinário Gustavo Mendes Fabro.
Confira a agenda de eventos das ONGs em: http://www.parana-online.com.br/colunistas/mania-animal/

Agenda

Sábado 11:

Arraiá Cãonino do Animalia Curitiba, no Espaço Pet, Rua Nilo Peçanha, 760, Bom Retiro, a partir das 16h.

Arraiá do Salva Bicho, no Bazar do Salva Bicho, Rua Moysés Marcondes, 960 Juvevê, das 11h às 20h.

Aurraial Canino do Tomba Latas, no Bem Cuidado Petshop, Rua Edmundo Saporski, 65 Mercês, das 10h às 17h.

Mutirão de Limpeza e Conserto de Casinhas na Chácara da Associação Vida Animal (Avan), que abriga mais de 500 cães. Será 8h às 12h. (41) 9986-0744.

Domingo 12:

Arraial do Força Animal, das 14h às 19h na Clínica Veterinária Nivo Auffinger, Rua Atílio Brunetti, 1501 Capão Raso. 

Domingo Adote Bicho, das 13h às 18h, na Rua Marechal Hermes, 678 no Centro Cívico (se não chover).