A incômoda dor de ouvido

Com essa chuva que não para, muitos cães e gatos passam a maior parte do dia expostos à umidade e isso pode fazer com que eles desenvolvam doenças como as indesejadas otites, conhecidas popularmente como dor de ouvido.

Segundo a médica veterinária Nicoly Dias Serápio as otites são inflamações ou infecções nos ouvidos que afetam cães e gatos de qualquer raça ou idade. Nicoly explica que a doença pode se apresentar de forma aguda ou crônica e ser classificada como otite externa, média ou interna (de acordo com o local afetado do canal auditivo), atingindo apenas um ou os dois ouvidos do animal.

“Os sinais clínicos mais comuns são coceira, aumento de volume e temperatura do local, queda de pelos dos ouvidos, aumento da produção de cerúmen, odor fétido, dor ao ser tocado na cabeça e orelhas e comportamentos como o de balançar a cabeça ou esfregá-la em objetos. Em casos mais graves e não tratados, o quadro pode evoluir para disfunções de nervos da face, ou tornar-se neurológico, provocando alterações como desequilíbrio e andar em círculos”, alerta Nicoly.

O tratamento da otite envolve a identificação das causas da doença, limpeza e secagem dos ouvidos e uso de medicações tópicas apropriadas. Em alguns casos, medicações por via oral podem ser prescritas e nos mais graves, a terapia cirúrgica pode ser a solução. Já a prevenção consiste na limpeza frequente dos condutos auditivos com produto específico e gaze (sem usar pinças e cotonetes) e no cuidado de manter as orelhas secas e protegidas da umidade, sem esquecer de colocar algodão nos ouvidos do pet durante o banho.

Agenda de eventos e campanhas de adoção

Sábado 05:

· Campanha de adoção de cães e gatos do Animalia Curitiba, no Espaço Pet Curitiba, Rua Nilo Peçanha, 760 – Bom Retiro, das 10h às 17h.

· Evento de adoção de cães do Grupo Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser – Hugo Lange, das 10h30 às 16h30.

· Tombazar do Grupo Tomba Latas, com venda de produtos, presente de Natal e cantina. Na Ford Center Marechal, Rua Marechal Floriano Peixoto, 3663 Prado Velho, das 11h às 17h.

· Bazar em prol dos animais do Beco da Esperança, das 10h às 16h, na Rua na Engenheiros Rebouças, 2846 – Rebouças.

· Mutirão de limpeza na Chácara da Associação Vida Animal (Avan), que abriga cerca de 500 cães. Os voluntários vão se reunir às 08h30 no Terminal Santa Cândida. Participe da limpeza, dê carona ou doe produtos de limpeza e ração. Informações: moniquelb.avan@gmail.com

Domingo 06:

· Bingo da Associação Vida Animal (Avan), a partir das 14h30, no Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército, Rua Comendador Fontana, 57 Centro Cívico.

Campanha de Natal em prol de 80 cães e gatos abrigados e das crianças do Hospital Pequeno Príncipe. Ajude doando ração ou brinquedos. Informações com a protetora voluntária Carla Cristine dos Santos 9908-1900. As doações podem ser entregues na Rua Reinaldino S. de Quadros, 308 – Alto da XV.

Paraná Online no Facebook