Aluminum Show cancelado

* “Aluminum Show” um espetáculo de Teatro Fantástico que combina teatro de objetos, artes plásticas, ficção científica, reciclagem e humor teve a única apresentaçãoem Curitiba cancelada. Houve um problema com o material cênico e, devido a isso, a equipe não conseguiu sair de Fortaleza. Para quem já comprou ingresso, as devoluções de dinheiro estão sendo feitas nos pontos de venda, nos quiosques do disk ingressos.

THAEME & THIAGO NO ARMAZÉM

* Atendendo à pedidos dos fãs, a nova sensação do sertanejão a dupla “Thaeme & Thiago” aterrisa no palco do ARMAZÉM UNIVERSITÁRIO, fone 3035-4046, em São José dos Pinhais, nesta quinta-feira, a partir das 21h30. Thaeme Marioto foi vencedora da segunda edição do “Ídolos” e recentemente fez participação no novo DVD da dupla “Fernando & Sorocaba”. Já Thiago é o autor de “O Troco” e “Tchau Tchau”, sucessos atuais de Maria Cecilia e Rodolfo e grupo Exaltasamba. “Tô nem aí” de Hugo Pena e Gabriel, “Tchau tchau”. O primeiro CD “Thaeme e Thiago” foi gravado em tempo recorde e é composto de 13 canções, quase todas do cantor. Ele assina sozinho “Ai que dó”, que é a primeira música de trabalho, e mais “Seu chamado” e “Não”. O repertório traz ainda “Na realidade”, “Estou no limite”, “A casa”, “Ele me deu o troco”, “Socorro” e “Fim de noite”. Outro destaque é o hit “Perdeu” (Thiago/Roberto Sampaio) que tem a participação dos padrinhos Fernando e Sorocaba. Os dois músicos paranaenses conquistaram nesse pouquíssimo tempo uma marca jamais vista em solicitações de shows e procura de fãs. Atingiram mais de 400 mil acessos somados no YouTube. Tudo isso, porque ambos são conhecidos do público em carreira solo.

“Aluminum Show” é uma experiência única e cheia de energia para toda a família, um espetáculo que combina teatro de objetos, artes plásticas, ficção científica, reciclagem e humor chega a Curitiba hoje, às 20h30, para única apresentação no grande auditório do Teatro Positivo, fone 3317-3107.

NOITE DA RESSACA

* Um bom programa para hoje, às 20h, é a “Noite da Ressaca” do CRYSTAL Palace Hall, fone 3363-4171, que contará com fina mesa de antepasto e animação da “Banda Crystal” e do DJ Japa. Você também não pode perder na quinta-feira mais uma edição do jantar “Quinta para mais de 30”, ao som da “Banda Pérola”. E na sexta-feira o “Sertanejão Bom de Mais e Festa dos Aniversariantes”, ao embalo das duplas “Lunara & Victor Fontana, Tony & Bryan, Christian & Miguel e convidados”. O aniversariante receberá de presente os convites, um bolo e um champanhe, por conta da casa. Basta dizer que é leitor da Tribuna do Paraná, coluna “Dicas“.

BAILE DE DEBUTANTES ESPECIAL

* A Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe), instituição responsável pelo atendimento de 388 crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla deficiência, promove amanhã, a partir das 19h, a “3ª Noite dos Sonhos” – baile de debutantes de seus alunos especiais. O evento acontece no Salão Azul do Clube Curitibano, o qual cede seu espaço para o baile, todos os anos, gratuitamente. O objetivo é proporcionar aos adolescentes, vindos de famílias de baixa renda, uma festa mágica, de alegria e sonhos realizados. Este ano serão 38 debutantes, incluindo 15 debutantes da Escola Mu,nicipal Tomaz Edison de Andrade Vieira que também participará desta 3ª edição. Os convites estão à venda a R$ 15,00 e podem ser adquiridos, antecipadamente, na sede da Fepe, localizada à Av. Pref. Lothário Meissner, 836 – Jardim Botânico. Participe e colabore! Informações pelos fones (41) 3111-1804 ou 3111-1812. Conheça o trabalho da Fepe, visitando o site www.fepe.org.br.

Valeria Lima no concorrido jantar “Quinta pra mais de 30” do Crystal Palace Hall.

BRASIL MUSICAL

* A sétima apresentação do projeto Brasil Musical conta com a presença do baixista Arthur Maia para dividir o palco com o Grupo “Na Tocaia”. O show acontece amanhã, a partir das 20h, no Teatro HSBC (Av. Luiz Xavier 11, Rua das Flores), fone 3331-8339.

DISNEY LIVE! AS MÁGICAS DO MICKEY

* Pela primeira vez no Brasil “Disney Live! As Mágicas do Mickey” chega trazendo toda a magia da Disney. Em uma combinação inédita, os personagens preferidos da Disney se unem a ilusionistas profissionais para apresentar o espetáculo ao vivo que encantará crianças e adultos. Criado pelos mesmos produtores de Disney on Ice, este novo espetáculo teatral transportará o público a um mundo em que a magia da Disney adquire um significado totalmente novo. A superprodução desembarca pela primeira vez no Teatro POSITIVO, fone 3317-3107, em Curitiba, na quinta-feira (dia 29) e se estende até domingo (dia 2 de outubro). No total, serão seis apresentações – quinta (29/09) e sexta (30/09) às 19h, no sábado (1/10) às 16h e 19h e no domingo (2/10) às 11h e 15h. “Disney Live! As Mágicas do Mickey” leva ao palco a envolvente magia das legendárias histórias infantis que ganham vida diante dos olhos dos espectadores. Em um segundo, os trapos de Cinderela se transformam em um lindo vestido; a princesa Jasmine, de “Aladdin”, levita no ar; e as encantadoras vassouras dançantes de Fantasia ajudam Minnie levitar. O mago maestro, Mickey Mouse, realiza truques incríveis com a Fada Madrinha de “Cinderela”, e o Chapeleiro Maluco de “Alice no País das Maravilhas”, acompanhados pelo mágico norte-americano Michael Barron e pelo ator Diego Hernández, que interpreta o aprendiz do ilusionista. Os truques de mágica se complementam com a aparição das princesas da Disney: Bela e Branca de Neve, e os infalíveis amigos de Mickey: Minnie, Donald, Margarida e Pateta. Os ingressos já estão à venda.

A dupla “Thaeme & Thiago”, responsável por sucessos como “Ai que dó”, “O Troco”, “Tchau Tchau”, “Tô nem aí”, “Seu chamado” e “Não” estará quinta-feira agitando o palco sertaneja do Armazém Universitário, em São José dos Pinhais. Thaeme Marioto foi vencedora da segunda edição do “Ídolos” e recentemente fez participação no novo DVD da dupla “Fernando & Sorocaba”. Já Thiago é o autor de sucessos atuais de Maria Cecilia e Rodolfo, do grupo Exaltasamba e de Hugo Pena e Gabriel.

ARABESCOS MONOCROMÁTICOS

* A artista plástica Katia Velo está realizando a exposição “Arabescos Monocromáticos”, no Espaço Cultural Fundação MOKITI OKADA (Rua Manoel Eufrásio, 1400 – ao lado do Museu Oscar Niemeyer), Centro Cívico, fone 41 3029-3348. Trata-se de uma releitura do próprio trabalho da artista cujos trabalhos são reconhecidos pelo uso inusitado das cores e o acúmulo de tintas. Sobre a nova série, a artista destaca “Desde a realização da minha primeira exposição indivi,dual muita coisa mudou no meu ‘fazer artístico’. Mesmo utilizando-me de um tema recorrente ‘os arabescos’ o meu grande desafio foi utilizar a monocromia.” Katia lança-se em um novo caminho onde o seu maior desafio é o uso restrito da cor e sua diluição, como resultado suas obras estão mais suaves e leves. A exposição ficará até 3 de outubro. Visitação de segunda à sexta das 9h às 20h. Sábados das 9h às 18h. Entrada Franca.

Pela primeira vez no Brasil “Disney Live! As Mágicas do Mickey” chega a Curitiba trazendo toda a magia da Disney. A superprodução será de quinta-feira a domingo, no Teatro Positivo, fone 3317-3107. Em uma combinação inédita, os personagens preferidos da Disney se unem a ilusionistas profissionais para apresentar o espetáculo ao vivo que encantará crianças e adultos. Criado pelos mesmos produtores de Disney on Ice, este novo espetáculo teatral transportará o público a um mundo em que a magia da Disney adquire um significado totalmente novo.

NOITE DE HUMOR

* O JOHN BULL Pub (Rua Mateus Leme, 2204), fone 3252-0706, apresenta quarta-feira, às 21h, o projeto humorístico “Acusticozinho”, com o humorista Diogo Portugal, um dos precursores do stand up comedy no Brasil, em parceria com o músico e dentista Rogério Cordoni. Com formato de musical, a dupla – entre uma música e outra – insere textos bem humorados, muitas vezes explicando a razão ou o modo de como a música surgiu. Como humor é uma coisa para ser degustada, a dupla criou um clima mais intimista para que esse espetáculo seja mais teatral do que para grandes públicos, onde a piada se perderia. Essa também é a razão por terem optado por um trabalho mais acústico, sendo um violão e um contrabaixo, em alguns momentos uma guitarra e um contrabaixo, a percussão feita com um cajon ao invés da bateria, o que seria tradicional em uma banda de rock. Algumas coisas poderão ser “sampleadas”, para poder facilitar ao máximo a logística do show e fazer que ele possa rodar pelo Brasil. A vontade de criar o Acusticozinho veio da veia musical de Portugal, pois antes da carreira humorística, ele se dedicava à música, sendo baixista de uma banda de rock e também criador de trilhas e jingles publicitários. Mas, como sua vida de comediante se tornou séria, a música acabou ficando um pouco de lado. Esse é o quarto produto do artista, que hoje já viaja pelo país com seus três shows diferentes: Portugal é Aqui!, espetáculo que trabalha com seus personagens;  HÃ!? stand up comedy e o Senta pra Rir, onde ele mistura tudo, stand up e personagens, recebendo convidados. Para Diogo Portugal o que tem dado mais orgulho neste show são as músicas, que além de elaboradas, são muito engraçadas e com certeza irão causar risos. “Hoje em dia não existem tantos trabalhos de humor musical e acredito que é um mercado a se investir. O projeto não tem religião musical, passamos por todos os estilos para agradar a todos os gostos e as músicas são autorais”, afirma Portugal. Preço: R$ 30,00. Censura: 14 anos.

Laine Oliveira, a aniversariante Val Oliveira e Paulinho curtindo as animadas noites de pagode do bar Conselheiro do Samba.

COLABORE COM O LITORAL

* O site www.paranaguaturismo.com.br apresenta aos leitores que desejam conhecer e desfrutar de uma das 65 cidades indutoras do turismo no Brasil reconhecidas e premiadas pelo governo federal. Conhecer Paranaguá é uma oportunidade inesquecível de conviver com a história, cultura, ecoturismo e pesca esportiva em nosso estado. No site www.,paranaguaturismo.com.br você tem todas as informações dos restaurantes, pousadas, hotéis, ver imagens e vídeos super interessantes de Paranaguá. Acesse www.paranaguaturismo.com.br entre e fique a vontade!

ABRABAR COMUNICA

* A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (ABRABAR) recomenda aos proprietários, gerentes e prepostos dos estabelecimentos de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas que redobrem a atenção na limpeza, higienização dos banheiros, através das maçanetas, torneiras, no salão e pistas que tenha corrimãos, mesas e apoio, copos e talheres, bem como orientem os clientes através dos  barman, garçom e recepcionistas a não dividirem copos, garrafas (long neck), lata de cerveja, água e refrigerantes. Que os funcionários trabalhem com máscaras e os banheiros tenham álcool gel ou sabão neutro, detergente para limpeza das mãos e que os estabelecimentos de forma facultativa ofereça máscaras gratuitamente aos clientes que sentirem necessidade do uso. Os estabelecimentos que continuem em alerta total nas prevenções e observações com funcionários e clientes. Outra medida importante é que mesmo no frio e com a chuva, aonde exista ventilação natural no estabelecimento deixe sempre aberto, coloquem em funcionamento pleno os ventiladores em locais estratégicos, bem como deixe sempre ligados os exaustores e equipamentos de renovação do ar. Para prevenir os males da Gripe “A” ou Influenza ou popularmente a Suína, já que não existe nenhuma recomendação/portaria ou resolução para o fechamento ou suspensão das atividades dos Bares e Casas Noturnas durante no fim de semana. Se alguém vier com essa informação é simplesmente boato e irresponsabilidade. No segmento de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas, por enquanto qualquer medida nesse sentido de suspensão de atividade será desnecessária e só trará prejuízos. Tudo é questão de precaução e bom senso dos estabelecimentos.

Caroline Mara circulando nas concorridas noitadas eletrônicas dos DJs do Sistema X.

GUIA DOS BONS PROGRAMAS

SEGUNDA NOBRE

* Para se começar bem a semana. A SOCIEDADE UNIVERSAL, fone 3332-0306, realiza hoje, a partir das 15h30, a tarde dançante “Segunda Nobre”, com mesa especial de antepasto e a boa música do tecladista Luiz “Japa” Adega. A diretoria também anuncia para a próxima quinta-feira, uma tarde dançante e jantar, com o duplex musical de Luiz Adega e da “Sid & Rhyan e a Banda Luna”. Eno domingo, rola o som das bandas “Luna e a Interprise Show”.

PORÃO TATU

* Abre hoje para mais um animado PORÃO TATU, agora na Conselheiro Laurindo, 390, no bar CONSELHEIRO do Samba, fone 3408-9720. A noite curitibana recebe hoje, a partir das 19h, a volta da tradicional costela, risoto e sambão de raiz. No comando da animação estarão o delegado Azor, o grupo “CPI do Samba” e convidados. O Conselheiro realiza animadas noites de pagode nas sextas-feiras, a partir das 19h e sábado, às 22h. Na sexta-feira, acontece o “Pagode Esquenta”, com o tempero dos grupos “Conselho, Stylo Certo e Camisa 10”. E nos sábados, rola o melhor do pagode e partido alto, ao som dos grupos “Tempo Certo e Sambalelê”.

Mayara Fornaza esbanjando animação nas boas promoções do Crystal Palace Hall.

Clube FASCINAÇÃO, fone 3256-6591

* Abre suas portas na sexta-feira para a festa dos aniversariantes e sábado, a partir das 21h, para animados bailes, ao som da “Banda, Fascinação & convidados”. Faça seu aniversário no Fascinação e ganhe convites livres para seus convidados. 

THÁ NA CUCA, fone 3044-2221

* O bar estará movimentando amanhã, a partir das 21h30, mais um animado “Pagode Terça em Dobro”, ao embalo dos grupos “Pura Elegância e Vir@du@vesso”. Todas as bebidas em dobro a noite inteira. Mulher free até as 22h30.

Roberta Freitas prestigiando a noite sertaneja do Armazém Universitário, em São José dos Pinhais.

Sociedade ÁGUA VERDE, fone 3242-1925

* Promove uma tarde dançante na quinta-feira, após as 15h30, ao som da “Brasil Tropical Banda Show e o grupo Nascente”. Na sexta-feira, às 16h, acontece a festa de aniversário do tecladista Luiz “Japa” Adega.E no próximo domingo a atração será a “Stagio Final Banda Show e o grupo Nascente”.

SISTEMA X, fone 3279-1109

* Promove amanhã, a partir das 23h, mais uma animada “Terça Vip Bavária”, com cerveja liberada até as 2h (da manhã) e mais os DJs residentes. E no próximo sábado, acontece a “Festa Full – Super Som dos DJs”, degustação de bebidas e belas garotas. Todos os caminhos levam ao Sistema X, uma das mais animadas casas noturnas de Curitiba.

Josiane Morais marcou presença no concorrido no pagodão do bar Thá na Cuca.

MARECHAL Palace, fone 3278-0731

* Estará movimentando seus concorridos bailes de quinta a domingo. Na quinta-feira, após as 21h, vai rolar a “5ª Country & Sertaneja” e aniversário do Arildo Lima, com show de “João Luiz Corrêa e o grupo Campeirismo” e das duplas convidadas. As mulheres terão ingresso livre até 23h. Na sexta-feira, após as 21h, muita animação no bigbaile, com o grupo “Sorriso Lindo”.

ATENAS Palace, fone 3347-8989

* Convida a galera para seus animados bailes quarta a domingo. Na quarta,a partir das 21h, muita animação ao som do grupo “Herança de Gaiteiro”. Na sexta-feira, vai rolar a “Noite de Fandango”, com o grupo “Baileiros”.E no sábado, terá a boa música da “Interprise Banda Show”.

Após dez passagens pelo Brasil e com mais de 40 anos de carreira, o “Deep Purple” retorna ao país em outubro com a turnê pela América do Sul que vai percorrer seis cidades e depois segue para a Argentina. A banda britânica encerra a temporada de apresentações em solo brasileiro em Curitiba, no próximo dia 12 de outubro (quarta-feira), às 21h15. O quinteto, liderado pelo vocalista Ian Gillan, fará na cidade uma apresentação inédita no Teatro Positivo, fone 3317-3107. Esta será a primeira vez que o Deep Purple se apresenta em um teatro. Antes de Curitiba, a turnê passa por Belém, Fortaleza, Campinas, São Paulo e Belo Horizonte. A última visita dos veteranos na capital paranaense foi em 2006. Além de Gillan, o grupo é formado atualmente por Roger Glover (baixo), Ian Paice (bateria), Steve Morse (guitarra) e Don Airey (teclado). O Deep Purple foi fundado em 1968 e, desde então, lançou mais de 30 álbuns gravados,cujas vendas superaram a marca das 100 milhões de cópias. O repertório dos shows vai contar com grandes clássicos, como a mitológica “Smoke on the water”, “Black Night”, “Lazy”, “Strange kind of woman” e “Hignway star”, além das canções de “Rapture of the deep” (2005), seu mais recente álbum de estúdio, relançado agora em edição especial. Do seu começo pop psicodélico nos anos 60, até os dias d,e hoje, o Deep Purple transformou-se num patrimônio do rock mundial. Uma das mais duradouras bandas em atividade, o grupo conseguiu sobreviver as incontáveis mudanças na sua formação. Já passaram pelo Purple nomes como David Coverdale, Ritchie Blackmore, Jon Lord e Glenn Hughes.

Chopperia É GOOL!, fone 3606-2466

* Em Colombo, um bom programa para sexta-feira, às 21h, é a “Noite Electro Funk”, com a participação especial do MC Buiú e do DJ Helton. No sábado, rola a noite de pagode, ao som do grupo “Ky’fase” e do DJ Helton.E no domingo, terá mais uma bigfesta sertaneja com as duplas convidadas.

APOTHEOSE, fone 3285-2135

* No Campo Comprido (Rua Eduardo Sprada, 4320), promove sábado, a partir das 23h, sua “Festa Electro Energy”. Entrada livre de ingresso até à 1h para as mulheres e muitas outras promoções. No comando das pick-ups estarão os DJs Vavvá, Marcelo SS.e Lincoln, agitando o melhor da música eletrônica. E no domingo acontecerá mais uma superbalada “É Show!”, a partir das 19h, com nova iluminação digital.

“Victor & Leo”, que mesclam em seus sucessos o estilo folk, pop, o romantismo e o sertanejo de raiz, estão rodando o Brasil com a nova turnê ‘Boa Sorte pra Você’. Após lotar o Guairão em maio, a dupla retorna a Curitiba no próximo dia 9 de outubro, para única apresentação no Teatro Positivo, às 20h15. O show trará inovações no cenário, iluminação e novidades no repertório, além dos clássicos da carreira. Donos de um excelente currículo, 8 CDs, 2 DVDs ao vivo e 1 Blu-ray, além de um DVD documentário em espanhol e DVD Victor & Leo – A História (dez/2010), os mineiros somam inúmeros prêmios, entre eles, “Melhor Artista Sertanejo”, no 17º Prêmio Multishow no ano passado, onde também foram finalistas nas categorias “Melhor DVD” e “Melhor Show”, e pelo terceiro ano consecutivo se consagraram como Melhor Banda ou Dupla no Programa do Faustão. “Victor & Leo” ocupam atualmente o topo do ranking entre as duplas sertanejas. Os irmãos, nascidos em Ponte Nova, na Zona da Mata de Minas Gerais, mantêm a média de 300 mil cópias de CDs comercializados, depois de oito álbuns lançados, e de 150 mil DVDs vendidos. Outro dado expressivo é o número de shows que eles vêm fazendo – 18 por mês, assistidos por multidões. Tem mais: Victor Chaves, autor da maioria das músicas da dupla, há três anos ocupa o posto de maior arrecadador de direitos autorais, de acordo com o Ecad, à frente de ícones da música popular brasileira, como Roberto Carlos, Caetano Veloso e Djavan. Entre as canções do ´Boa sorte pra você´, estão no roteiro do show “Água de oceano”, “Rios de amor” (que fez parte da trilha da novela Araguaia), “Flor do campo” e a que dá título ao trabalho, todas de autoria de Victor Chaves. Há, ainda, “Retratos rasgados”, composta por Paulinho, Nando, Cleberson, Serginho, Kiko e Ricardo Feghalli, do Roupa Nova, e “Nascemos pra cantar”, versão de Chitãozinho e Xororó para música de Daniel Moore. Sucessos anteriores, como “Fotos”, “Tem que ser você”, “Fada”, “Amigo apaixonado”, “Borboletas e Deus e eu no sertão”, também serão interpretadas por Victor & Leo.

NOVO VASQUINHO, fone 3338-7766

* O Espaço Cultural Sociedade VASCO DA GAMA realiza animadas tardes dançantes, para o pessoal da melhor idade, nas quartas e sábados, a partir das 14h, com música ao vivo do grupo “Musical JB”. Nas sextas-feiras, a partir das 21h, aulas de danças e muita animação no tradicional baile. E no próximo sábado, às 18h30, haverá aula de dança de forró e logo após o Forró Universitário, com bandas ao vivo. Informe-se no site www.novovasquinho.com.br.

BUFFET BOGONI, fones 3329-8136

* Anexo ao Clube Literário de Curitiba, fone 9924-0209, o Buffet funciona diariamente no a,lmoço, sob o comando dos mestres Liquinho e Kico. Aos sábados, além da tradicional feijoada, um cardápio superespecial, peixes, camarão, buffet de saladas e sobremesas.

O Procorrer Runnning Fashion entrou para história da moda e do esporte paranaense como o primeiro desfile de corrida do Estado. Os diretores da Procorrer, maior loja especializada em corrida de Curitiba, os irmãos Alexandre, Rosinha e Roberto Grupenmacher, apresentaram as tendências, novidades e lançamentos da moda running em um desfile com participação de modelos profissionais, atletas e corredores de Curitiba. Com a presença de personalidades do mundo da corrida e representantes das marcas Asics, Adidas, Mizuno e New Balance, a produção do evento foi de Paulo Martins e a de moda, de Robson Schultz. Na foto de Rafael Budni: Ricardo Brero, triatleta, Marcelo Moraes, maratonista e Marcelo Gomes, tenista e diretor executivo do Nosso Time no Procorrer Running Fashion.

CIA. DA COSTELA, fone 3347-7463,

* A boa sugestão para quem for almoçar ou jantar fora nesta semana, com os amigos ou a família. O restaurante abre de terça a domingo. Um espaço para eventos, festas e confraternização.  

Restaurante TOSCANA, fone 3273-6160

* Em Santa Felicidade, a “Banda Toscana” retorna ao palco quinta-feira, após as 20h, para animar mais um jantar, apresentando um repertório especial para os dançarinos. Os dançarinos do grupo “Vamos dançar” estarão a postos para ensinar aos clientes os primeiros passos de vários ritmos.Jantar cortesia das 20h às 23h.

Surpreendentes, é este o adjetivo que se pode dar aos espumantes apresentados na Adega Brasil Delicatessen. Na degustação promovida pela empresária Alessandra Fávero e o sommelier Washington Uchôa, as estrelas da noite foram os rótulos da Vinícola brasileira Casa Valduga: Casa Valduga Arte Brut, Casa Valduga Premium Prosecco Brut, Casa Valduga Premium Blush, Casa Valduga 130 anos, Casa Valduga Gran Reserva Extra Brut, Casa Valduga Gran Reserva Natura e Maria Valduga. Na condução e explicação do Método Champenoise, o sommelier André Porto e na produção e atendimento aos convidados, o reconhecido Uchôa. Para finalizar, o evento seguiu com harmonização comandada pelo chefe de cozinha Francisco Castellano que serviu uma Paella Valenciana na companhia do espumante Casa Valduga Amante Rose de Malbec. Na foto acima, o chefe de cozinha Francisco Castellano encantou os presentes com sua Paella Valenciana. Abaixo, o salão da Adega Brasil Delicatessen lotou com os clientes e convidados. Fotos de Priscilla Fiedler.

Churrascaria MARUMBI, fone 3365-8322

* Na BR 277 – em frente ao Centro Politécnico, oferece no almoço e jantar boas inovações culinárias, massas típicas italianas, carnes nobres, buffet de saladas, carta vinho e sobremesas diversas. Um espaço para grandes eventos, festas e confraternização.

JOKERS PUB Café, fone 3324-2351

* Todas as segundas, a partir das 20h30, show com Henrique Mhao. Apresentando seu novo disco intitulado “Azimute”, Henrique Mhao vem com um formato de musica brasileira, porém, com uma linguagem jazzística que agrada a todos que ouvem. No show não é diferente, muito swing, samba e soul com uma interpretação muito própria, assim é Henrique Mhao. Atualmente vem conquistando seu espaço em cada apresentação, é uma das grandes revelações como musico, cantor e compositor da musica brasileira.

A proprietária da Adega Brasil Delicatessen, Alessandra Fávero com o espumante Maria Valduga. Foto de Priscilla Fiedler.

EMPÓRIO São Francisco, fone 3222-0301

* Abre as portas mais cedo, das 20h às 22h, para seu Hot Hour, promoção Double Drink e Noite de Tributos. Abertura com Kako Louis Acústico. Logo após, rola o “Tributo ao Kiss”, ao embalo das bandas “Kisstory”.  Fechando noite, clássicos do rock de muitas gerações, especialmente dos anos 70, predominam no repertório: Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Kiss e AC/DC.

BAR BRAHMA, fone 3026-0700

* Abre de segunda-feira a sábado, a partir das 17h, com happy hour, restaurante em um ambiente descolado.

José Carreras, um dos tenores mais populares do mundo, está no Brasil divulgando a turnê “Mediterranean Passion”. Após três anos, Carreras retorna amanhã a Curitiba para única apresentação no grande auditório do Teatro Positivo, fone 3317-3107, em comemoração ao aniversário de cinco anos da produtora Prime. Acompanham Carreras no palco, o maestro espanhol David Giménez, a soprano argentina Marina Silva e a Orquestra Filarmônica da PUC/PR. O concerto tem início às 21h15.

SHERIDAN’S Irish Pub, fone 3342-1204

* Para quem curte o clima misterioso da Irlanda, pode ser uma boa pedida hoje, a partir das 21h. O som fica por conta da banda “U2 Cover”. Formada pelos amigos Gastão Lima, Marcio Bandeira, Bruno Balainha e Lucio Trombini, a banda se apresenta no pub irlandês. A casa abre às 18h.

MATRIZ & FILIAL, fone 3343-3063

* Hoje, a partir das 19h, retorna ao palco o projeto “Gafieira de Primeira só na Segunda!”, que tem no comando o grupo “Gafieira Universal” interpretando Cartola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Zé Kéti, entre outros. Dançarinos estarão a postos para ensinar aos clientes os primeiros passos da gafieira. Chorinho, Bossa Nova, Samba de Raiz e Gafieira são os ritmos que comandam as noites do bar, que aderiu definitivamente à moda dos bares estilo “velha guarda”.

Marcelo Augusto de Araújo Campelo (OAB/PR 31.366), que iniciou este ano o Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania pela UniCuritiba, acaba de conquistar mais um feito em sua carreira. Ele é o novo associado do Instituto dos Advogados do Paraná, uma entidade fundada em 1917, que congrega cerca de 300 advogados que passam por uma rígida seleção para serem membros. Além de mestrando, Campelo é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2000. Pós-graduado em Direito Público pelo IBEJ, especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela LEX, e pós-graduado em Direito Tributário e Processual Tributário pela Unicenp.

Bar Aos DEMOCRATAS Pub, fone 3024-4496

* Localizado na Alameda Dom Pedro II, a animação não é diferente. A semana começa, a partir das 19h, com o mesmo pique e ânimo, muito Samba e MPB com Seu Nei. A única diferença é que as músicas são tocadas em um tom um pouco mais baixo, proporcionando o ambiente ideal para as noites de happy hour. Para deixar o seu happy hour ainda mais agradável o Aos Democratas PUB está com uma promoção especial: Quem consome acima de R$15,00 aos domingos, segundas, quartas e quintas-feiras não paga entrada. Já as terças-feiras é dia de Chopp Brahma em dobro do primeiro ao último cliente. 

CITRA Bar, fone 3328-7668

* Diariamente, a partir das 18h, oferece happy hour com o “California Soul”, com muito pop e rock internacional, Double drink de chopp e caipirinhas, das 18h e 20h. A casa mantém ainda promoções di&aa,cute;rias especiais no cardápio do restaurante e do bar, uma para cada dia da semana. Todas as segundas: desconto de 50% nos petiscos e aperitivos até às 20h. Mulher free até às 20h.

Mais de 10 mil pessoas acompanharam a 11ª Feira de Gestão, que aconteceu na semana passada, no campus Centro da FAE, em Curitiba. O evento, que já é considerado um dos mais importantes da área no Brasil, é gratuito e aberto ao público. O objetivo é aproximar empresas, profissionais, estudantes e comunidade para debater temas relevantes da área de gestão. O evento trouxe modelos inovadores e soluções de gestão para as áreas de saúde, habitação, mobilidade, inclusão e energia – alguns dos Desafios do Milênio propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além de três palestras magnas e cinco painéis temáticos, a Feira de Gestão apresentou e premiou os melhores trabalhos acadêmicos dentro dos cinco Desafios do Milênio propostos. O evento foi transmitido simultaneamente para Porto Alegre (RS), Blumenau (SC), São José dos Pinhais (PR) e também para o campus Cristo Rei da FAE, em Curitiba. “Com a tecnologia, conseguimos gerar conhecimento e levar a discussão a mais de 20 mil pessoas”, comemora o pró-reitor da instituição, Régis Negrão. Outro fato que marcou esta edição foi a realização de 100% do evento dentro de casa. “Com isso, os investimentos puderam ser direcionados para a premiação de trabalhos e qualificação das palestras magnas”, justifica o pró-reitor. “Com localização central e a reinauguração do teatro, que comporta 660 pessoas, não havia lugar melhor que a própria casa para sediar o nosso evento”, afirma. Os palestrantes convidados para a Feira de Gestão foram escolhidos com o cuidado e a preocupação de garantir ao público a imersão nas inovações em negócios e conceitos de gestão sustentáveis. A abertura do evento contou com a palestra magna “Jovens Empreendedores de Sucesso”, com o presidente da Cacau Show, Alexandre Tadeu Costa (que aos 15 anos começou no varejo em comércio porta-a-porta e hoje possui a maior rede especializada em chocolates no mundo) e Marcel Malczewski, fundador da Bematech (empresa de tecnologia paranaense cujas ações na bolsa de valores se valorizaram mais de 100% em 12 meses). No segundo dia de palestras, a temática foi “Responsabilidade Social e Desenvolvimento” – e para debater o tema foram convidados duas personalidades de referência nas suas áreas de atuação: o jornalista Ricardo Voltolini (publisher da revista Ideia Socioambiental e autor do livro Conversas com Líderes Sustentáveis), e Fabio Abdala, gerente de sustentabilidade da Alcoa. No último dia, o destaque foi o economista Ricardo Amorim, com a palestra “Desafios de Sustentabilidade em um Mundo em Transição”. Além das palestras magnas, o evento contou com os painéis temáticos, que trouxeram soluções inovadoras e exemplos inspiradores de organizações como BRDE (inclusão), Caixa Econômica Federal (habitação), Curadores da Terra (habitação), Hospital Pequeno Príncipe (saúde), Microsoft (inclusão), O Boticário (inclusão), Philips (saúde), Thá (habitação), Usiminas (energia), Vivo (mobilidade) e Volvo (energia). Já a praça de exposições foi dividida nas cinco temáticas, com a intenção de permitir a interdisciplinaridade entre os trabalhos finalistas do Prêmio Desafios do Milênio, nas áreas de saúde, habitação, mobilidade, energia e inclusão. O público presente pôde conhecer as melhores iniciativas e votar na sua preferida em cada uma das áreas. A cerimônia de premiação marcou o encerramento da 11ª Feira de Gestão, com a premiação dos seguintes trabalhos: Comunidade Modelo (habitação), Implantação de um Banco de Sangue no Hospital e Maternidade São José dos Pinhais (saúde), Remanufatura: uma nova fronteira para a produç&atil,de;o sustentável (energia), Eu curto Carona: combine caronas pelo Facebook (mobilidade) e Criação de uma Cooperativa Agrícola na comunidade da Macieira (inclusão). Os alunos e professores orientadores dos trabalhos premiados ganharam uma viagem de imersão, de cinco dias, para Siena College, em Loudonville, próximo à Nova Iorque (EUA), com todas as despesas de transporte, alimentação e hospedagem custeadas pela FAE. Foram premiados também os três melhores artigos, criados por estudantes da pós-graduação e mestrado da instituição. Os vencedores foram: Leopoldo Magno Guimarães (Políticas públicas e sustentabilidade na moradia popular), Marília Azevedo Bassan (Mobilidade sustentável como desafio do milênio) e Daniela Ribeiro Coutinho (Transição demográfica e epidemiológica: desafios para a saúde no Brasil). Já o professor Luís André Fumagalli foi premiado pela criação da disciplina “Processos Estratégicos de Desenvolvimento Sustentável”, que será oferecida em 2012 para alunos da graduação, pós-graduação e mestrado da FAE, como disciplina optativa de 36 horas/aula. A 11ª Feira de Gestão da FAE teve o patrocínio da Petrobras, HSBC, Sistema Fecomércio PR, Thá, Unimed Curitiba, Correios, Farmácias Nissei e BRDE.

Bar BARONEZA, fone 3352-9327

* Horário de funcionamento: segunda a sábado: 16h30 à 1h. Hoje, terá música ambiente com o melhor da MPB e pop/rock.

Bar CURITYBA, fone 3018-0444

* Os clientes também encontram muitas promoções durante a semana. De segunda-feira à sexta, das 17h às 20h, a casa oferece promoção “double drink”, das 17h às 20h. Com ela, o cliente ganha dois drinques pelo preço de um – é válida para chopp e caipirinhas.

O coordenador da pós-graduação da FAE, Gilberto de Oliveira Souza, e a aluna da FAE Daniela Ribeiro Coutinho, na premiação “Desafios do Milênio”, na Feira de Gestão da FAE. Daniela foi classificada em 3º lugar com o trabalho “Transição demográfica e epidemiológica”. Foto de Cristiane Chaurais.

ZAPATA Mexican Bar – Centro Cívico, fone 3352-9097

* Funciona no almoço de segunda a domingo a partir das 11h30. Seqüência de seis pratos das mais variadas delicias do México das 19h às 23h. Além disso, a casa ainda conta com música ambiente em ritmo mexicano e mais o duo acústico com “Alan e Luiz” (Pop rock nacional e internacional).  

JACK MUSIC bar, fone 3081-3898

* No Shopping São José dos Pinhais, o pessoal que curte o melhor do sertanejão, confere nas quartas-feiras e sábados, às 21h, animadas noitadas ao embalo das duplas convidadas. Ponto de encontro da moçada, o bar abre todos os dias das 11h às 4h.

O ator Vitor Branco – o Mafioso da Praça é Nossa (SBT) -, está em Castro para divulgação de temporada em cidades do interior do Paraná e esteve na sexta-feira, no estúdio Fabiana Guedes Fotografia, sendo recepcionado pela fotógrafa Fabiana Guedes e por Aline Martins Wrobel, do atendimento ao cliente. Vitor dirige e atua na comédia teatral “Procura-se Mulher Perfeita.com”, há 11 anos em cartaz em São Paulo, com muito sucesso. A peça já apresentada em Ivaiporã e Castro segue para Ponta Grossa (1º/10) e Palmeira (2/10). Esta é a segunda vez que o ator se apresenta em Castro: em 1996, quando atuava como o personagem Alfredo de “A Próxima Vítima” ele apresentou na cidade a peça teatral “Um espírito baixou em mim”.

News FLI,CK’s, fones 3232–2386

* Convida para prestigiar suas animadas noitadas dançantes de quinta a domingo, às 22h, com boa música e animação.

TERRITÓRIO Sertanejo, fone 8412-6256

* O melhor da música country/sertaneja rola de terça a domingo, a partir das 19h.

Curitiba irá receber a nova montagem de “Confissões de Adolescente”, espetáculo teatral que se transformou em um dos maiores fenômenos da dramaturgia brasileira, de sexta-feira a domingo (dia 30 de setembro, às 21h, e nos dias 1º e 2 de outubro, às 19h), no teatro Regina Vogue (Shopping Estação – Avenida Sete de Setembro, 2.775). Seguindo a sua política de sempre valorizar ações culturais na capital paranaense, o Centro Europeu, escola de profissões e idiomas, é um dos apoiadores da peça que, entre os anos de 1992 e 1998, levou cerca de 950 mil espectadores para teatros de todo o país. Baseada nos diários da atriz e escritora Maria Mariana, que contou com a colaboração das amigas Ingrid Guimarães, Patrícia Perrone e Carol Machado na empreitada, a montagem fez tanto sucesso que virou livro (relançado recentemente pela Editora Agir), audiolivro (um dos primeiros lançados no país) e ganhou uma adaptação para a tevê, que teve como grande estrela a atriz Deborah Secco. Quase duas décadas depois, a peça, na época dirigida por Domingos de Oliveira, pai de Maria Mariana, está de volta. Com o texto atualizado pela dupla Matheus Souza e Clarice Falcão, a nova montagem é encenada pelas jovens atrizes Ana Terra, Lua Blanco, Estrela Blanco, Isabella Camero, Marianna Pastori e Marcella Rica. A peça será apresentada em Curitiba no teatro Regina Vogue e os ingressos custam R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00.

3 MARIAS Clube de Campo, fone 3370-3000

* O Espaço A abre de terça a sexta-feira das 16h às 24h; aos sábados das 9h às 24h e aos domingos das 9h às 20h.

ATACAMA Bar, fones 3049-1939

* Funciona de terça a sexta, a partir das 18h30, aos sábado, às 21h e no domingos desde as 10h, da manhã, na Jaime Reis, 238 (Largo da Ordem). Happy hour com música ambiente. É recomendado para quem gosta de bater papo e curtir um bom rock ‘n roll da década de 80 e 90.

GOLD Karaokê Premium, fone 3339-3221

* Funciona de terça a sábado, a partir das 19h, na Rua Paulo Graeser Sobrinho, 200 – São Francisco. Hoje, happy hour com música ambiente e uma programação especial de vídeos. É recomendado para quem gosta de bater papo e curtir um bom rock ‘n roll da década de 80 e 90.

Os empresários Vitor Wjuniski, sócio-diretor da Construtora Stuhlberger, e Seme Raad Filho, diretor da Incorporadora Monarca, acompanhados pela atriz Maria Fernanda Cândido, estrela da campanha do empreendimento, no lançamento do City Centro Cívico. Contando com 170 unidades residenciais (City Residence), 36 salas corporativas (City Corporate), 178 unidades multimodulares (City Office) e cinco lojas, o empreendimento se tornou um verdadeiro fenômeno de vendas. Em apenas uma semana de comercialização, as empresas já contabilizavam a negociação de 370 das 389 unidades disponíveis. Mais informações pelo fone 3014-6808 ou no site www.citycentrocivico.com.br.

GASTRONOMIA

* Vale a pena conhecer a Cia. da Costela, na Avenida República Argentina, 5469, fone 3347-7463. Quem for almoçar ou jantar fora, de terça a domingo, não pode deixar de conferir. Um espaço para eventos, festas e confraternização.

* O Buffet Bogoni, do Clube Literário de Curitiba, fones 3329-8136 e 99240209, abre diariamente par,a almoço. Aos sábados, além da tradicional feijoada, um supercardápio com: pratos quentes, carnes nobres, buffet de saladas e sobremesas diversas.

* Além de comandar com muito sucesso a Churrascaria La Ventura, na Avenida das Torres, o empresário Orli Kuster assumiu a direção da Churrascaria Marumbi, (na BR 277 – em frente ao Centro Politécnico) fone 3365-8322. No almoço boas inovações culinárias, massas típicas italianas, carnes nobres, buffet de saladas, carta vinho e sobremesas diversas. Um espaço para grandes eventos, festas e confraternização.

* O Schwarzwald Bar do Alemão, fone 3223-2585, é sinônimo de tradição na cultura alemã. Muito bem representado pela chef de cozinha Selma Tonatto do Prado, o Bar do Alemão oferece um cardápio cuidadosamente elaborado com o que há de melhor na cozinha alemã. Além de pratos tradicionais da culinária germânica, o Schwarzwald oferece refeições à base de peixe, carne e vegetariano.

A Editora Toriba lança hoje o Collector´s Book Nação Corinthians, na Casa Glamurama, em São Paulo. Serão apenas 1500 exemplares, no formato 50cm x 50cm, 624 páginas impressas em papel couchê italiano. O super livro pesa 30 kg, tem sete páginas triplas com dupla dobra formato 100cm x 50cm e custa entre R$ 6.500,00 e R$ 15.000,00. Luciano Huck, o ex-presidente Lula, João Dória Junior, Ronaldo Fenômeno, João Carlos Saad e Ivan Zurita já são figuras confirmadas para o evento. O Collector´s Nação foi impresso na gráfica italiana Legatoria LEM, localizada nos arredores de Milão e considerada a melhor do mundo em acabamento de livros. Todo esse cuidado, que incluiu o acabamento individual de cada Collector´s e autógrafos de ídolos corinthianos, teve o propósito de trazer a essência da emoção, o DNA do torcedor corintiano.

* De terça a domingo o Brasileirão Bar (Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 511, Capão da Imbuia), fone 3527-0853, oferece o melhor da programação esportiva. Para quem gosta de assistir a jogos e programas esportivos, o Brasileirão é o lugar ideal! A cobertura completa dos jogos das séries A e B do Campeonato Brasileiro 2011 é um dos principais atrativos da casa. Mas não para por ai! De quebra, os clientes podem contar com um extenso cardápio com deliciosos petiscos. Confira algumas opções: Tábua de Frios (azeitona, pepino, salame, queijo e ovos) – R$ 14,00; Mix 1 (picanha, mandioquinha, calabresa e fritas) – R$ 26,90; Calabresa, Fritas com vinagrete e pão – R$ 13,00; Pastel (carne, queijo) com 8 unidades – R$ 10,00 Não dá pra resistir, não é?!

Camille e Aroldo prestigiaram o no jantar dançante da Sociedade Universal.

* Com a chegada do inverno, chega também o momento de optar por pratos e restaurantes mais requintados que oferecem opções como o delicioso Fondue. O tradicional Fondue é um prato de origem Suíça e traz muito requinte a mesa. Baseado em um recipiente denominado réchaud, o Fondue leva pratos como queijo (com pães e batatinhas), carne (com molhos), chocolate e doce de leite com marshmallow e frutas. Um bom vinho é pedida ideal para acompanhar o delicioso Fondue. Para acompanhar a proximidade do inverno, o Restaurante Petit Château (Rua Manoel Ribas, 5039 – Santa Felicidade), fone 3372-0003, preparou um delicioso Festival de Fondues. O Festival de Fondue é composto por Fondue de Queijo (acompanhado de pães e mini batatas), Carne (Mignon, frango e lombinho com 13 molhos, servido com óleo de coco ou na pedra) e Fond,ue Doce (servido com chocolates preto ou branco e doce de leite com frutas e marshmallow). O Festival de Fondue do Restaurante Petit Château custa R$49,90 por pessoa de segunda a quinta-feira, R$54,90 por pessoa sexta, sábado, véspera de feriado e feriado. A casa cobra taxa de serviço de 10%. Confira também a extensa carta de vinhos da casa. Ótima oportunidade para quem adora Fondue ou simplesmente quer aproveitar noites de requinte, puro charme e claro, culinária de primeira qualidade.

O Centro Europeu de Curitiba (Rua Brigadeiro Franco, 1700), fone 3222-6669, estará sediando até o dia 14 de outubro a exposição fotográfica “Luzes do Leste”, mostra produzida pelo artista plástico e estudante de fotografia Eleutherio Netto. Composta por 28 imagens, a exposição retrata a história e a arte da Rússia e dos Países Bálticos. Para o artista, a mostra consegue revelar um pouco da exuberante riqueza cultural e arquitetônica do Leste Europeu, com fotos marcadas pelas cores, luzes e sombras. “Conhecer estes países enriqueceu o meu trabalho e mudou consideravelmente a minha maneira de encarar o mundo. Percorrer as cidades, sabendo que há tão pouco tempo tudo aquilo fazia parte de algo restrito, e ver como aquilo é valorizado, apresentado e divulgado é fantástico”, explica Eleutherio Netto. A abertura oficial da exposição Luzes do Leste aconteceu na sexta-feira, no Espaço Centro Europeu. A entrada para a mostra é gratuita e os trabalhos poderão ser visitados de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e nos sábados, das 8h às 17h. Mais informações pelo ou no site www.centroeuropeu.com.br.

* O inverno já está mostrando sua cara e, para aquecer os curitibanos, nada melhor que comidas e bebidas quentes e aconchegantes. Essa é a proposta do Kharina em trazer para seu cardápio opções tipicamente brasileiras, como o picadinho e a feijoada. Os pratos, escolhidos a dedo por serem um sucesso em todo o Brasil, trazem acompanhamentos que completam o prato com sabores bem brasileiros. O picadinho, servido às segundas-feiras, é acompanhando de arroz, ovo e bolinho de arroz. A mistura bem brasileira também fecha a semana nos almoços executivos com a feijoada, servida aos sábados. Além de muito saborosa, a do Kharina é feita com ingredientes nobres, que deixam o prato também mais saudável. Em cumbucas individuais, a feijoada do Kharina tem tudo que se espera de uma boa feijoada: couve, arroz, farofa, laranja e feijão com paio e lingüiça, charque, lombo e costelinha. Além de pratos bem brasileiros e que são a cara do inverno curitibano, o Kharina também trouxe para seu cardápio bebidas quentes. O chocolate quente e o popular quentão estão à disposição dos clientes todos os dias e em qualquer horário, prontos para aquecer e agradar o público curitibano.

Está no ar no site Paparazzo (www.paparazo.com.br) o ensaio da panicat Dani Bolina com o marido Mateus Verdelho (modelo). “Agora, que tenho um escritório para me representar, esse tipo de assédio é menor. Mas ainda ligam para cá para propor coisas, para fazer propostas indecorosas. Mesmo depois do casamento. Quando chegam em mim, eu xingo mesmo. Tem cara de pau para tudo. Sou grossa”. Foto de Patricia Prado

DIREITOS DO CONSUMIDOR

* A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E CASAS NOTURNAS -ABRABAR completando as informações mostra as proibições, descontos, reservas, prevenção e segurança. 

MANUAL DE DIREITOS BÁSICOS E SEGURANÇA DOS CLIENTES DE BARES,

CASAS NOTURNAS, DE ESPETÁCULOS, ESPORTIVOS, SHOWS E SIMILARES.

1) INFORMAÇÃO ,DE PREÇOS:

O estabelecimento é obrigado a afixar o cardápio com os preços, em moeda corrente, logo na entrada do estabelecimento;

Outra informação prévia e clara que deve ser fornecida refere-se às formas de pagamento aceitas pelo estabelecimento (cartão de crédito e débitos, cheques, ticket etc.); Quanto ao pagamento com ticket, se o consumidor fornecer o valor superior ao total consumido, o estabelecimento é obrigado a fornecer contra-vale. É proibido impor ao consumidor que utilize todo o valor do ticket.

 2) ENTRADA DE MENORES DE 18 ANOS
O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe expressamente à entrada de menores de 18 anos em casas noturnas, ainda que seja, por breve período como o de 15 minutos. Ainda mais prevê o referido estatuto a responsabilidade criminal e administrativa para os referidos donos da casa noturna. Neste caso, será necessária uma autorização judicial expedida pelo juiz de menores. Ver artigos 149, 248 e 258 do E.C.A, multa de 3 a 20 salários mínimos, o dobro na reincidência.
Por este motivo sugerimos aos senhores (Donos dos estabelecimentos) que exijam a apresentação de documento original de identidade e identifiquem os menores com fichas especificas bracelete ou pulseira, ou conforme determina a lei após as 22 horas não deixar que permaneçam menores mesmo acompanhados com os pais conforme determina o Estatuto da Criança ou Adolescente, caso contrario busque uma autorização judicial para que o menor possa permanecer com a presença dos Pais. Alguns estabelecimentos já ate reservaram uma área especifica para permanência de menores e outros já estão adotando as medidas preventivas. Ou ainda o estabelecimento promova matinês para o atendimento dos  menores. Ainda sugerimos as casas para que coloque na bilheteria e na porta de entrada uma placa de 40 por 40 centímetros, com a informação que é proibida a entrada de menores de 18 anos no recinto, caso contrario a autorização judicial também afixada. Já que a operação integrada já prendeu muitos proprietários de estabelecimentos por estes motivos

3) ENTRADA OU CONSUMO MINIMO
Por enquanto, a lei em vigor determina que se cobre apenas o ingresso, não podendo acumular o couvert artístico nem taxa mínima de consumo. Projeto de lei em andamento na Assembléia Legislativa do Paraná quer dar a opção ao cliente de escolher entre o pagamento de consumo mínimo ou entrada.

4)  COUVERT ARTÍSTICO
A cobrança do couvert artístico é permitida quando houver música ao vivo ou outra manifestação artística no local, desde que haja informação prévia. A informação referente à cobrança deve ser clara e precisa, e estar afixada logo na entrada do estabelecimento.

5) MULTA POR PERDA DE COMANDA
Muitos estabelecimentos entregam ao consumidor, logo na entrada, uma comanda para anotação dos itens consumidos. Segundo eles, a comanda deve ficar sob a responsabilidade do consumidor que, no momento da saída, deve entregá-la ao caixa para efetuar o pagamento. A cobrança de multa por perda dessa comanda, de acordo como o Código de Defesa do Consumidor, é considerada uma prática abusiva – mesmo que seja previamente informada. A Abrabar e os Procons por todo Brasil entendem que a responsabilidade pela cobrança é do fornecedor e não deve ser transferida ao consumidor. Cabe ao estabelecimento registrar e controlar todos os itens consumidos pelo cliente. Desta forma, se o consumidor extraviar a comanda, não deve ser punido com o pagamento da multa. Mas também devemos ressaltar que as casas devem alertar os clientes na ficha de consumo dos procedimentos a serem tomados com a perda e ou furto da comanda e os clientes devem tomar providencias imediatas nestas situações. Para não serem coniventes com pessoas que agem de má-fé.

6) TAXA DE SERVIÇO (GORJETA)

O pagamento da taxa de serviço (ou gorjeta) é OPCIONAL para o consumidor. Ela só poderá ser cobrada quando efetivamente houver a prestação de serviço, ficando vedada à cobrança para quem consome no balcão ou utiliza outros serviços, como ingresso de shows e Casas Noturnas, estacionamento ou guarda-volumes, ,por exemplo. A informação referente à cobrança da taxa de serviço deve ser prestada no cardápio e na nota fiscal de forma clara e precisa inclusive com a discriminação do valor cobrado e a orientação sobre a cobrança ser opcional.

7) LEI DA MEIA- ENTRADA 

Lei estadual 11.182/95 para os estudantes do ensino fundamental, médio e superior, Assegura o pagamento de metade do valor efetivamente cobrado para ingresso em casas de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, aos estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino, conforme especifica. O Estatuto do idoso e a Lei estadual 14.603, de 28/03/03, determinam, respectivamente, que os cidadãos com 60 anos ou mais têm o direito à meia entrada.  A lei nº 15.876 de 07/07/08, a qual assegura aos professores da rede de ensino Público e Particular de todo o Estado do Paraná o pagamento de 50% (cinqüenta por cento) do valor cobrado pelos ingressos. Entende-se, pela lei, que a cobrança de couvert artístico está incluída nesse caso.  

Informamos que para o recebimento do benefício o servidor deverá apresentar comprovante de vínculo empregatício com a instituição de ensino e documento oficial de identificação.  A Abrabar comunica que não se enquadra neste beneficio os aposentados, professores de cursinhos, de artes marciais e outros que não estejam enquadradas  no ensino médio, fundamental e superior da rede pública e privada. A Lei estadual nº 13964 – 20/12/2002, também da à meia entrada para doadores regulares de sangue em todos os locais públicos de cultura, em casa de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, esporte e lazer do Estado do Paraná.  Para fazer valer o direito à meia entrada basta a apresentação do documento de identificação estudantil, no caso dos alunos, da carteira de identidade, para os cidadãos com 60 anos ou mais. Os doadores regulares de sangue (registrados no hemocentro e nos bancos de sangue dos hospitais do Estado):
*documento oficial expedito pela Secretaria de Estado da Saúde. O estabelecimento deve promover a venda da meia entrada sem restrições de local ou data do evento, horário, postos e dias de venda do ingresso. Se o estabelecimento negar a venda de meia entrada ou limitar a venda do ingresso para dias ou locais específicos, o consumidor pode comparecer ao Procon-PR e aos municipais para registrar sua denúncia. Pode ainda adquirir a entrada pelo valor inteiro, solicitar um comprovante da compra e comparecer ao Procon a fim de obter a devolução do valor pago a mais. Vale a pena ressaltar que esta lei se refere às Casas de diversões, espetáculos, shows e Noturnas que promovam eventos ou atrações, não aos Bares.

8) RESERVAS E COMPRAS POR TELEFONE OU INTERNET
Em boa parte dos eventos culturais e esportivos, reservas podem ser feitas pelo telefone. Neste caso fique atento:- às formas de pagamento; – locais de retirada dos ingressos – peça o nome do funcionário que o está atendendo e/ou alguma senha (ou protocolo); – se a entrega for feita em domicílio, uma taxa extra por esse serviço pode ser cobrada, mas deve ser informada previamente. Uma dica para evitar problemas é vincular o pagamento ao recebimento dos ingressos. Se a compra for feita pela internet, para a sua segurança, imprima a comprovação de reserva ou de pagamento.

9) EVENTOS ESPORTIVOS: PRAÇA DE ALIMENTOS E BEBIDAS
Estádios de futebol e ginásios esportivos também devem garantir um bom programa. Por segurança, o ideal é sempre adquirir ingressos com antecedência nos postos de venda credenciados pelos clubes ou promotores de eventos.
Não compre de cambistas, além de pagar muito mais, corre-se o risco de adquirir bilhetes falsificados. Procure não chegar em cima do horário previsto para o início da partida, já que esses momentos geralmente são tumultuados em virtude da enorme concentração de pessoas.
As informações sobre os portões de acesso aos setores do estádio (arquibancadas, numeradas, camarotes, etc.) devem estar claras. Assim como nas casas de espetáculos, se por algum problema você for acomodado em um local diferente do qual comprou, ou a superlotação o impedir de entrar no local, há ,a possibilidade de requerer o abatimento proporcional do preço ou a devolução de valores pagos, sem prejuízo de eventuais perdas e danos, que podem ser solicitadas na justiça. 
10 ) SEGURANÇAS DE BARES E CASAS NOTURNAS
Ainda de acordo com a legislação vigente, vigilantes e seguranças precisam ser treinados, qualificados e autorizados pela Polícia Federal do Estado para trabalharem em danceterias ou casas noturnas. O consumidor não pode ser coagido por alguém sem que este tenha o devido preparo para o ofício. Toda Casa Noturna deve identificar seus seguranças com crachás sendo empregados contratados ou terceirizados. Não discuta com seguranças de Casas Noturnas, mesmo que você tenha razão. Se o problema for uma nota de consumo errada, argumente, caso não seja atendido, acerte e pague, peça nota fiscal e saia calmamente e depois faça uma queixa  no Procon ou procure o juizado especial. E, em hipótese alguma, acompanhe os seguranças a salas fechadas da casa. Se você foi agredido por algum segurança, procure um serviço médico e depois vá até a delegacia de polícia mais próxima e faça uma queixa. Verifique a necessidade de fazer exame de lesões corporais.

OUTRAS DICAS:
Condições mínimas de conforto e segurança devem ser oferecidas pelo fornecedor de serviços de entretenimento, lazer e cultura garantindo, principalmente, uma boa qualidade técnica do espetáculo e do evento. Em caso de alterações no horário ou cancelamento, tal fato deve ser comunicado com antecedência, oferecendo a possibilidade de devolução dos valores pagos. Para garantir seus direitos, a nota fiscal ou o canhoto do ingresso devem sempre ser exigidos e guardados. A Abrabar orienta os clientes, para preservá-los em qualquer situação. O documento é uma prova importante a ser utilizada em reclamações no Procon ou ações nos Juizados Especiais. Disque Procon: 0800- 41-1512. O telefone funciona somente para esclarecimento de dúvidas.
CUIDADOS BÁSICOS PARA EVITAR TRANSTORNOS E TER MAIS SEGURANÇA NA BALADA

1) Prefira sair acompanhado.
2) Usar um táxi é mais seguro do que ir de carro.
3) Cuidado com o golpe conhecido como “Boa- noite, Cinderela”. O ou A golpista seduz a vítima e vai até sua casa ou a um motel.  Cuidado com bebidas, balas, chicletes, enfim, com qualquer tipo suspeito, e, quando ela (e) dorme, rouba o que estiver ao alcance.
4) Se sair de carro não atenda ao pedido de retirada de seu carro aonde você não estacionou, quando você tenha certeza disso. Os ladrões e golpistas estarão provavelmente te aguardando.
5) Verifique que no ambiente em que você freqüenta se existe controle de acesso e saída do estabelecimento
6) Em locais fechados, observe se existem portas de emergência bem sinalizadas e escolha uma posição de fácil saída. Caso esteja acompanhado, converse com sua companhia e acerte como e por onde sair do local em caso de brigas ou incêndio.
7) Cuidados quando estranhos se aproximem à sua mesa e, ao se levantar, leve seu aparelho celular ou bolsa, a menos que alguém conhecido fique na mesa.
8) Sempre que perceber algo estranho no ambiente avise ao Garçom, gerente, segurança ou responsável imediato
9) Não saia desses locais em companhia de desconhecidos.
10) Prefira sempre Casas Noturnas que tenham estacionamento próprio ou conveniado e com segurança. Tenha cuidado na saída, pois as abordagens ocorrem geralmente quando as pessoas se dirigem ao carro estacionado.

O QUE FAZER PARA SE PREVENIR SE ALGO ACONTECER FORA DOS ESTABELECIMENTOS
1) Tenha sempre com você todas as suas principais identificações (RG, CPF, Reservista, Habilitação, carteira estudantil ou ate mesmo a Carteira de Trabalhador) e números de telefones pessoais, de familiares e profissionais.
2) Jamais dirija alcoolizado, peça ajuda a sua família ou a amigos.
3) Se alguém estiver te esperando do lado de fora por algum desentendimento dentro do estabelecimento ligue 190 e aguarde a chegada da policia para sair
4) Não passe ou se aproxime de aglomerações aonde as pessoas aparentam sintomas de inquietação ou de descontrole
5) Ao sair do estabelecimento evite fazer barulhos ou alga,zarras, respeite o sossego dos vizinhos.
6) Se você não deixou o seu carro no estacionamento e estacionou em lugar distante ou ainda vai pegar um táxi peça sempre o auxilio da casa através da segurança para que te acompanhe
7) Se acontecer um assalto, mantenha-se calmo.
8) Se o assalto transcorrer sem reação, permaneça calmo e no lugar e atenda às “ordens” dos assaltantes, sem fazer movimentos bruscos.
9) Se houver reação de alguém, fique atento à possibilidade de tiroteio. Caso ocorram disparos, deite-se no chão e mande os outros fazerem o mesmo. Procure ficar por trás de um anteparo qualquer e, assim que puder saia do local.
10) Nunca seja valentão e senhor da situação, pois a realidade e o cemitério tem vários exemplos de comparação.
Telefones Úteis da Segurança Pública, Sossego Público e de Urgências:
Policia Militar: 190
Policia Civil: 197
Narco Denuncia: 181
Prefeitura Municipal  de Curitiba:156
Ambulância: 192
Bombeiros: 193
Defesa Civil: 199
Plantão Abrabar: (41) 9915-3841

O início da primavera também foi marcado por uma data pouco conhecida: o dia do sorvete. Mas o Au-Au Lanches dá um bom motivo para ser comemorada. Através do Twitter, será sorteado entre os seguidores um Morango Split. Para concorrer, é preciso seguir o perfil do Au-Au na rede e dar retweet na frase lançada em @auaulanches. O sorteio acontece neste segunda-feira. A loja de retirada do prêmio será informada ao vencedor após o sorteio.
Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google