* Nestes tempos modernos e estranhos em que a credibilidade está em níveis nunca dantes alcançados, existe algo ainda menos confiável que é a falência dos clubes sociais. “Errar é humano, mas o erro de um dirigente de clube pode custar muito caro, inclusive a própria vida e a história da organização”. Nossos clubes, alguns centenários, a exemplo do Cultural do Portão, 21 de Abril, União Juventus, Sociedade Protetora dos Operários, Rio Branco, Cultural Santa Felicidade, Sociedade Iguaçu, Primavera, entre outros já fecharam as portas ou acabaram se transferindo para outros espaços fora de suas tradições e origens. Agora, foi o Clube Literário que em Assembléia na semana passada teve aprovada a venda da sede localizada no bairro do Portão. Seriam os presidentes os escolhidos para apagar as luzes? Ou nossa sociedade está perdendo seu glamour e trocando suas tradições pelo modernismo (?). Seria falta de planejamento ou a decadência da chamada sociedade global que está perdendo sua história. É claro, que existem exceções. A palavra está aberta. Gostaríamos de ouvir os dirigentes de clubes e também os sócios que tenham sentido seus direitos prejudicados.
NOITE DA RESSACA
* Um bom programa para hoje, às 20h, é a “Noite da Ressaca” do CRYSTAL Palace Hall, fone 3363-4171, que contará com fina mesa de antepasto e animação da “Banda Crystal” e do DJ Japa. Você que gosta de dançar, também não pode perder na quinta-feira mais uma edição do jantar “Quinta para mais de 30”, ao som da “Banda Santa Cecília”. E na sexta-feira o “Sertanejão Bom de Mais e Festa dos aniversariantes”, ao embalo das duplas “Lunara & Victor Fontana, Gustavo Lins & Gabriel, Paulo Sérgio & Zé Ernani e convidados”. O aniversariante receberá de presente os convites, um bolo e um champanhe, por conta da casa. Basta dizer que é leitor da Tribuna do Paraná, coluna “Dicas“.
![]() |
| Leomara Campos no concorrido jantar “Quinta pra mais de 30” do Crystal Palace Hall. |
SEGUNDA NOBRE
* Para se começar bem a semana. A SOCIEDADE UNIVERSAL, fone 3332-0306, realiza hoje, a partir das 15h30, a tarde dançante “Segunda Nobre”, com mesa especial de antepasto e a boa música do tecladista Luiz “Japa” Adega. A diretoria também anuncia para a próxima quinta-feira, uma tarde dançante e jantar, com o duplex musical de Luiz Adega e da dupla “Andrey & Cristiano”. Eno domingo, rola o som das bandas “Santa Cecília & New York Show”.
GRUPO TALAGAÇO
* Em São José dos Pinhais, acontecerá quinta-feira, a partir das 21h30, no ARMAZÉM UNIVERSITÁRIO, fone 3035-4046, o aguardado show do “Grupo Talagaço” que estará lançando seu novo CD “Somo assim”, com destaque para a faixa “Absoluta” que está entre as preferidas do público.
FESTA DA UVA
* A “53.ª FESTA DA UVA“, de Santa Felicidade, está programada para o próximo final de semana (dias 4, 5 e 6 de fevereiro), no Bosque São Cristóvão. A abertura será na sexta-feira, às 18h, prosseguindo sábado e domingo, durante todo o dia. Na abertura, com a participação de autoridades convidadas e o público em geral será servida uma macarronada gigante com molho típico italiano, apresentação dos grupos de danças folclóricas e grupos musicais da cultura italiana.
![]() |
| O percussionista tecladista Mizael, Luiz (Japa) Adega, com o casal Jô e Alori (Lóka) Honório, animando as concorridas tardes dançantes da Sociedade Universal. |
![]() |
| O presidente Osni Rolim de Moura, o diretor social Ezequiel Machado e Luizão Albini anunciam para o dia 12 o sensacional “Baile do Hawaii” da Sociedade Água Verde. |
GUIA DOS BONS PROGRAMAS
NOITE DE TRIBUTOS
* O EMPÓRIO São Francisco, fone 3222-0301,abre as portas mais cedo, das 20h às 22h, para seu Hot Hour, promoção double drink e noite de Tributos. Abertura com Kako Louis Acústico. Logo após, rola o “Tributo ao Paralamas do Sucesso”, ao embalo da banda “Os Marmanjos”. Fechando noite, clássicos do rock de muitas gerações, especialmente dos anos 70, predominam no repertório: Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Kiss e AC/DC.
Sociedade da ÁGUA VERDE, fone 3242-1925
* Anuncia animadas tardes dançantes, de quinta a domingo, com as melhores bandas. Na quinta-feira, às 15h30, a atração será a “Banda Latitude Zero e o grupo Garra e tradição”. E no próximo domingo, acontecerá um encontro com a “Fonte Luminosa Banda Show”. A diretoria também programou para o dia 12 (sábado) o seu “Baile do Hawaii”, com superdecoração, belas havaianas, buffet de frutas e a música da “Banda New York”.
![]() |
| Os dançarinos do grupo “Vamos dançar” estão a postos nas quintas-feiras para ensinar aos clientes os primeiros passos de vários ritmos no jantar dançante do Restaurante Toscana, em Santa Felicidade. Música para todos os gostos.<,/td> |
THÁ NA CUCA, fone 3044-2221
* Programou para amanhã, a partir das 21h30, mais um “Pagode Tudo em dobro”, ao embalo dos grupos “Ky’fase e Vir@du@vesso”. Na compra de qualquer bebida você ganha outra. Mulher free até as 22h30.
SISTEMA X, fone 3279-1109
* Promove amanhã, a partir das 23h, mais uma animada “Terça Vip Bavária”, com cerveja liberada até as 2h (da manhã) e mais os DJs residentes. E no próximo sábado, acontece a “Festa Double Drink – Super Som dos DJs”. Na compra de uma caipirinha você ganha outra. Todos os caminhos levam ao Sistema X, uma das mais animadas casas noturnas de Curitiba.
![]() |
| As amigas Nathalia Rossatto, Daniele Nogarottom, Maitê Romanski e Manuella Silveira se divertiram ao som do “Trio Maria Loka”, no Sheridan’s Irish Pub. Foto de Priscilla Fiedler. |
ATENAS Palace, fone 3347-8989
* Convida a galera para seus concorridos bailes de quarta a domingo. Na quarta-feira,a partir das 21h, muita animação ao embalo da “Banda Milênio”.Na quinta-feira,a programação continua com a “Banda Panamericana”. E na sexta-feira, a atração será a “Corpo & Alma Banda Show”.
APOTHEOSE, fone 3285-2135
* No Campo Comprido (Rua Eduardo Sprada, 4320), apresenta sábado, a partir das 23h, sua “Noite Dance Funk”, com o megashow “Bonde T esão”, em conexão direta com os principais bailes funk do Rio de Janeiro. E no domingo, a partir das 19h, vai rolar a balada”É Show!”, com iluminação digital. No comando das pick-ups estarão os DJs Vavvá e Lincoln, tocando o melhor da dance music.
![]() |
| Lucinéia e Arlete marcando presença nas concorridas tardes dançantes da Sociedade Universal. |
MARECHAL Palace, fone 3278-0731
* Estará movimentando seus concorridos bailes de sexta a domingo. Na sexta-feira, após as 21h, muita animação no baile gauchesco, ao som do grupo “Porca Véia”. E no sábado, a festa terá o grupo “Os Marcianos”.
CELEBRARE Bar, fone 3225-5500
* Abre sexta-feira, às 22h, para a “Noite de Pagode de Verão”, com muito pagode, samba, funk e micareta. Também no sábado vai rolar a “Noite Brasileira”, ao som dos grupos “Pura elegância, Ambição e Deixa acontecer”, com muito pagode.
![]() |
| As cantoras Ângela e Lady, da “Banda Sombacana”, animando o jantar dançante “Quinta pra mais de 30”, do Crystal Palace Hall. |
Chopperia É GOOL!, fone 3606-2466
* Em Colombo, agita na sexta-feira, a partir das 21h, a festa “Electro Funk”, com a participação especial do MR Buiú e do DJ Helton. No sábado, rola a noite de pagode, ao som do grupo “Ky’fase” e do DJ Helton.E no domingo, terá mais uma bigfesta sertaneja com as duplas convidadas.
Restaurante TOSCANA, fone 3273-6160
* Em Santa Felicidade, a “Banda Toscana” retorna ao palco quinta-feira, após as 20h, para animar mais um jantar para casais, apresentando com um repertório especial para os dançarinos, com sucessos dos anos 50/60/70. Os dançarinos do grupo “Vamos dançar” estarão a postos para ensinar aos clientes os primeiros passos de vários ritmos.Jantar cortesia das 20h às 23h.
BUFFET BOGONI, fones 3329-8136
* Anexo ao Clube Literário de Curitiba, fone 9924-0209, o Buffet funciona diariament,e no almoço, sob o comando dos mestres Liquinho e Kico. Aos sábados, além da tradicional feijoada, um cardápio superespecial, peixes, camarão, buffet de saladas e sobremesas.
CIA. DA COSTELA, fone 3347-7463,
* A boa sugestão para quem for almoçar ou jantar fora nesta semana, com os amigos ou a família. O restaurante abre de terça a domingo. Um espaço para eventos, festas e confraternização.
![]() |
| Mayara Pedrine e Jaqueline Oliveira agitando na programação country e sertaneja do Armazém Universitário, em São José dos Pinhais. |
Churrascaria MARUMBI, fone 3365-8322
* Na BR 277 – em frente ao Centro Politécnico, oferece no almoço e jantar boas inovações culinárias, massas típicas italianas, carnes nobres, buffet de saladas, carta vinho e sobremesas diversas. Um espaço para grandes eventos, festas e confraternização.
SHERIDAN´S Irish Pub, fone 3342-1204
* Para quem curte o clima misterioso da Irlanda, pode ser uma boa pedida é curtir o som de “U2 Cover”.
![]() |
| Michele Andrade, Katelin Stefane e Adriana Carolina conferindo a boa programação e o pagodão da Chopperia É Gool!, em Colombo. |
RANCHO BRASIL, fone 3296-4600
* Abre na quarta, sexta-feira e sábado, a partir das 22h, com o melhor da música country/sertaneja e moda de viola. Na quarta-feira acontece a “Bier Fest Sertaneja”, ao som das duplas “Pedro Neto & Marcelo e Tony & Bryan”, o DJ Dioney, a Cia. de danças Prada e mais a “Banda Rancho Brasil”.
AKUSTIKO Bar, fone 3333-7007
* Em frente a Puc, no Prado Velho, sob o comando da dupla Rogério Melani (do Rancho Brasil) e Orli Kuster (leia-se Churrascarias La Ventura e Marumbi) promove na sexta-feira, a partir das 22h, sua “Noite de Pagode de verão”.
![]() |
| Carolina Silva, Paulo Roberto e Amanda Emanoele esbanjando animação no pagode do Celebrare Bar. |
MATRIZ & FILIAL, fone 3343-3063
* Hoje, a partir das 19h, retorna ao palco o projeto “Gafieira de Primeira só na Segunda!”, que tem no comando o grupo “Gafieira Universal” interpretando Cartola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Zé Kéti, entre outros. Dançarinos estarão a postos para ensinar aos clientes os primeiros passos da gafieira. Chorinho, Bossa Nova, Samba de Raiz e Gafieira são os ritmos que comandam as noites do bar, que aderiu definitivamente à moda dos bares estilo “velha guarda”.
BAR BRAHMA, fone 3026-0700
* Abre de segunda-feira a sábado, a partir das 17h, com happy hour, restaurante em um ambiente descolado.
![]() |
| Michael, Anderson e Priscila prestigiando a nova programação eletrônica da Danceteria Apotheose, no click de Jennifer Lima. |
BARONEZA, fone 3352-9327
* Horário de funcionamento: segunda a sábado: 16h30 à 1h. Hoje, terá música ambiente com o melhor da MPB e pop/rock.
JACK MUSIC bar, fone 3081-3898
* No Shopping São José dos Pinhais, o pessoal que curte o melhor do sertanejão, confere nas quartas-feiras e sábados, às 21h, animadas noitadas ao embalo das duplas convidadas. Ponto de encontro da moçada, o bar abre tod,os os dias das 11h às 4h.
![]() |
| Evair, Luciana, Rosiane, Grek e Alex marcando presença nas festas e nos jantares do Crystal Palace Hall. |
NORTE SUL Clube, fone 3564-5095
*No Pinheirinho, abre sábado, a partir das 22h, para o concorrido baile com animação da “Banda Lima”.
ATACAMA Bar, fones 3049-1939
* Funciona de terça a sexta, a partir das 18h30, aos sábado, às 21h e no domingos desde as 10h, da manhã, na Jaime Reis, 238 (Largo da Ordem). Happy hour com música ambiente. É recomendado para quem gosta de bater papo e curtir um bom rock ‘n roll da década de 80 e 90.
![]() |
| A “Banda Crystal”, do cantor Luiz Montibeller, anima hoje o palco da “Noite da Ressaca” no Crystal Palace Hall. |
FASCINAÇÃO Club, fone 3256-6591
* Abre suas portas na sexta-feira e sábado, a partir das 21h, para animados “Bailes-Shows”, ao som de “Banda Fascinação & convidados”.
News FLICK’s, fones 3232–2386
* Convida para prestigiar suas animadas noitadas dançantes de quinta a domingo, às 22h, com boa música e animação.
|
|
A Editora Glamurama, de Joyce Pascowitch, responsável pelo site Glamurama e pelos títulos Joyce Pascowitch, Poder, Modo de Vida e Moda, possui um lounge na 30ª edição da São Paulo Fashion Week. O evento acontece vai até quarta-feira, no prédio da Bienal, no Parque Ibirapuera. Com cenografia de Felipe Morozini, o Lounge Glamurama aproveita itens reciclados e materiais reutilizáveis para a construção do ambiente. O projeto, que tem estrutura feita a partir de caixas de pallets de feiras, tem paredes decoradas com 3 mil lápis da linha Art & Graphic da Faber-Castell. As cadeiras foram customizadas a partir de tecidos franceses e há ainda uma imagem de Iemanjá coberta com um manto Chanel, um lustre feito com 1.500 canetas e arranjos de flores de Helena Lunardelli. Durante a temporada de moda paulistana, o portal Glamurama mantém um time de profissionais para registrar em tempo real os bastidores, os desfiles, a movimentação nos corredores e as festas oficiais das marcas, tudo sob o olhar de Joyce Pascowitch. A novidade nesta edição são os boletins exclusivos, com comentários sobre os desfiles, os destaques e as tendências do mundo da moda. O Glamurama ainda exibe vídeos que vão mostrar o melhor da temporada. O conteúdo também se estende para os títulos do grupo. Já passaram por lá: Sabrina Sato (acima) e Hortência. Imagens de Fernando Godoy e Luizinho Coruja.![]() |
TERRITÓRIO Sertanejo, fone 8412-6256
* O melhor da música country/sertaneja rola de terça a domingo, a partir das 19h.
3 MARIAS Clube de Campo, fone 3370-3000
* O Espaço A abre de terça a sexta-feira das 16h às 24h; aos sábados das 9h às 24h e aos domingos das 9h às 20h.
GOLD Karaokê Premium, fone 3339-3221
* Funciona de terça a sábado, a partir das 19h, na Rua Paulo Graeser Sobrinho, 200 – São Francisco. Hoje, happy hour com música ambiente e uma programação especial de vídeos. É recomendado para quem gosta de bater papo e curtir um bom rock ‘n roll da década de 80 e 90.
![]() |
| Cuca Lazaroto na 30ª edição da São Paulo Fashion Week… |
GASTRONOMIA
* A Churrascaria Devon’s, fone 3254-7073, funciona também às segundas-feiras para almoço e jantar. Com isso, a casa ficará aberta os sete dias da semana, deixando de funcionar apenas nas noites de domingo. Além disso, o restaurante está com preços e pacotes especiais neste período de fim de ano. Há 23 anos, a Devon’s oferece aos curitibanos o verdadeiro rodízio de carnes, premiado inúmeras vezes por revistas e entidades do setor. Desde o início das atividades, a casa tem como proposta priorizar o que é mais importante numa churrascaria: a carne.
* Vale a pena conhecer a Cia. da Costela, na Avenida República Argentina, 5469, fone 3347-7463. Quem for almoçar ou jantar fora, de terça a domingo, não pode deixar de conferir. Um espaço para eventos, festas e confraternização.
* O Buffet Bogoni, do Clube Literário de Curitiba, fones 3329-8136 e 99240209, abre diariamente para almoço. Aos sábados, além da tradicional feijoada, um supercardápio com: pratos quentes, carnes nobres, buffet de saladas e sobremesas diversas.
![]() |
| … Ricardo Bräutigam (o Cadinho), Sabrina Sato e Márvio Lúcio (Pânico na TV) os convidados de Joyce Pascowitch. |
* Além de comandar com muito sucesso a Churrascaria La Ventura, na Avenida das Torres, o empresário Orli Kuster assumiu a direção da Churrascaria Marumbi, (na BR 277 – em frente ao Centro Politécnico) fone 3365-8322. No almoço boas inovações culinárias, massas típicas italianas, carnes nobres, buffet de saladas, carta vinho e sobremesas diversas. Um espaço para grandes eventos, festas e confraternização.
* O Schwarzwald – Bar do Alemão, fone 3223-2585, é sinônimo de tradição na cultura alemã. Muito bem representado pela chef de cozinha Selma Tonatto do Prado, o Bar do Alemão oferece um cardápio cuidadosamente elaborado com o que há de melhor na cozinha alemã. Além de pratos tradicionais da culinária germânica, o Schwarzwald oferece refeições à base de peixe, carne e vegetariano.
DIREITOS DO CONSUMIDOR
* A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E CASAS NOTURNAS -ABRABAR completando as informações mostra as proibições, descontos, reservas, prevenção e segurança.
MANUAL DE DIREITOS BÁSICOS E SEGURANÇA DOS CLIENTES DE BARES,
CASAS NOTURNAS, DE ESPETÁCULOS, ESPORTIVOS, SHOWS E SIMILARES.
1) INFORMAÇÃO DE PREÇOS:
O estabelecimento é obrigado a afixar o cardápio com os preços, em moeda corrente, logo na entrada do estabelecimento;
Outra informação prévia e clara que deve ser fornecida refere-se às formas de pagamento aceitas pelo estabelecimento (cartão de crédito e débitos, cheques, ticket etc.); Quanto ao pagamento com ticket, se o consumidor fornecer o valor superior ao total consumido, o estabelecimento é obrigado a fornecer contra-vale. É proibido impor ao consumidor que utilize todo o valor do ticket.
2) ENTRADA DE MENORES DE 18 ANOS
O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe expressamente à entrada de menores de 18 anos em casas noturnas, ainda que seja, por breve período como o de 15 minutos. Ainda mais prevê o referido estatuto a responsabilidade criminal e administrativa para os referidos donos da casa noturna. Neste caso, será necessária uma autorização judicial expedida pelo juiz de menores. Ver artigos 149, 248 e 258 do E.C.A, multa de 3 a 20 salários mínimos, o dobro na reincidência.
Por este motivo sugerimos aos senhores (Donos dos estabelecimentos) que exijam a apresentação de documento ,original de identidade e identifiquem os menores com fichas especificas bracelete ou pulseira, ou conforme determina a lei após as 22 horas não deixar que permaneçam menores mesmo acompanhados com os pais conforme determina o Estatuto da Criança ou Adolescente, caso contrario busque uma autorização judicial para que o menor possa permanecer com a presença dos Pais. Alguns estabelecimentos já ate reservaram uma área especifica para permanência de menores e outros já estão adotando as medidas preventivas. Ou ainda o estabelecimento promova matinês para o atendimento dos menores. Ainda sugerimos as casas para que coloque na bilheteria e na porta de entrada uma placa de 40 por 40 centímetros, com a informação que é proibida a entrada de menores de 18 anos no recinto, caso contrario a autorização judicial também afixada. Já que a operação integrada já prendeu muitos proprietários de estabelecimentos por estes motivos
3) ENTRADA OU CONSUMO MINIMO
Por enquanto, a lei em vigor determina que se cobre apenas o ingresso, não podendo acumular o couvert artístico nem taxa mínima de consumo. Projeto de lei em andamento na Assembléia Legislativa do Paraná quer dar a opção ao cliente de escolher entre o pagamento de consumo mínimo ou entrada.
4) COUVERT ARTÍSTICO
A cobrança do couvert artístico é permitida quando houver música ao vivo ou outra manifestação artística no local, desde que haja informação prévia. A informação referente à cobrança deve ser clara e precisa, e estar afixada logo na entrada do estabelecimento.
5) MULTA POR PERDA DE COMANDA
Muitos estabelecimentos entregam ao consumidor, logo na entrada, uma comanda para anotação dos itens consumidos. Segundo eles, a comanda deve ficar sob a responsabilidade do consumidor que, no momento da saída, deve entregá-la ao caixa para efetuar o pagamento. A cobrança de multa por perda dessa comanda, de acordo como o Código de Defesa do Consumidor, é considerada uma prática abusiva – mesmo que seja previamente informada. A Abrabar e os Procons por todo Brasil entendem que a responsabilidade pela cobrança é do fornecedor e não deve ser transferida ao consumidor. Cabe ao estabelecimento registrar e controlar todos os itens consumidos pelo cliente. Desta forma, se o consumidor extraviar a comanda, não deve ser punido com o pagamento da multa. Mas também devemos ressaltar que as casas devem alertar os clientes na ficha de consumo dos procedimentos a serem tomados com a perda e ou furto da comanda e os clientes devem tomar providencias imediatas nestas situações. Para não serem coniventes com pessoas que agem de má-fé.
6) TAXA DE SERVIÇO (GORJETA)
O pagamento da taxa de serviço (ou gorjeta) é OPCIONAL para o consumidor. Ela só poderá ser cobrada quando efetivamente houver a prestação de serviço, ficando vedada à cobrança para quem consome no balcão ou utiliza outros serviços, como ingresso de shows e Casas Noturnas, estacionamento ou guarda-volumes, por exemplo. A informação referente à cobrança da taxa de serviço deve ser prestada no cardápio e na nota fiscal de forma clara e precisa inclusive com a discriminação do valor cobrado e a orientação sobre a cobrança ser opcional.
7) LEI DA MEIA- ENTRADA
Lei estadual 11.182/95 para os estudantes do ensino fundamental, médio e superior, Assegura o pagamento de metade do valor efetivamente cobrado para ingresso em casas de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, aos estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino, conforme especifica. O Estatuto do idoso e a Lei estadual 14.603, de 28/03/03, determinam, respectivamente, que os cidadãos com 60 anos ou mais têm o direito à meia entrada. A lei nº 15.876 de 07/07/08, a qual assegura aos professores da rede de ensino Público e Particular de todo o Estado do Paraná o pagamento de 50% (cinqüenta por cento) do valor cobrado pelos ingressos. Entende-se, pela lei, que a cobrança de couvert artístico está incluída nesse caso.
Informamos que para o recebimento do benefício o servidor deverá apresentar comprovante de v&,iacute;nculo empregatício com a instituição de ensino e documento oficial de identificação. A Abrabar comunica que não se enquadra neste beneficio os aposentados, professores de cursinhos, de artes marciais e outros que não estejam enquadradas no ensino médio, fundamental e superior da rede pública e privada. A Lei estadual nº 13964 – 20/12/2002, também da à meia entrada para doadores regulares de sangue em todos os locais públicos de cultura, em casa de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, esporte e lazer do Estado do Paraná. Para fazer valer o direito à meia entrada basta a apresentação do documento de identificação estudantil, no caso dos alunos, da carteira de identidade, para os cidadãos com 60 anos ou mais. Os doadores regulares de sangue (registrados no hemocentro e nos bancos de sangue dos hospitais do Estado):
*documento oficial expedito pela Secretaria de Estado da Saúde. O estabelecimento deve promover a venda da meia entrada sem restrições de local ou data do evento, horário, postos e dias de venda do ingresso. Se o estabelecimento negar a venda de meia entrada ou limitar a venda do ingresso para dias ou locais específicos, o consumidor pode comparecer ao Procon-PR e aos municipais para registrar sua denúncia. Pode ainda adquirir a entrada pelo valor inteiro, solicitar um comprovante da compra e comparecer ao Procon a fim de obter a devolução do valor pago a mais. Vale a pena ressaltar que esta lei se refere às Casas de diversões, espetáculos, shows e Noturnas que promovam eventos ou atrações, não aos Bares.
8) RESERVAS E COMPRAS POR TELEFONE OU INTERNET
Em boa parte dos eventos culturais e esportivos, reservas podem ser feitas pelo telefone. Neste caso fique atento:- às formas de pagamento; – locais de retirada dos ingressos – peça o nome do funcionário que o está atendendo e/ou alguma senha (ou protocolo); – se a entrega for feita em domicílio, uma taxa extra por esse serviço pode ser cobrada, mas deve ser informada previamente. Uma dica para evitar problemas é vincular o pagamento ao recebimento dos ingressos. Se a compra for feita pela internet, para a sua segurança, imprima a comprovação de reserva ou de pagamento.
9) EVENTOS ESPORTIVOS: PRAÇA DE ALIMENTOS E BEBIDAS
Estádios de futebol e ginásios esportivos também devem garantir um bom programa. Por segurança, o ideal é sempre adquirir ingressos com antecedência nos postos de venda credenciados pelos clubes ou promotores de eventos.
Não compre de cambistas, além de pagar muito mais, corre-se o risco de adquirir bilhetes falsificados. Procure não chegar em cima do horário previsto para o início da partida, já que esses momentos geralmente são tumultuados em virtude da enorme concentração de pessoas.
As informações sobre os portões de acesso aos setores do estádio (arquibancadas, numeradas, camarotes, etc.) devem estar claras. Assim como nas casas de espetáculos, se por algum problema você for acomodado em um local diferente do qual comprou, ou a superlotação o impedir de entrar no local, há a possibilidade de requerer o abatimento proporcional do preço ou a devolução de valores pagos, sem prejuízo de eventuais perdas e danos, que podem ser solicitadas na justiça.
10 ) SEGURANÇAS DE BARES E CASAS NOTURNAS
Ainda de acordo com a legislação vigente, vigilantes e seguranças precisam ser treinados, qualificados e autorizados pela Polícia Federal do Estado para trabalharem em danceterias ou casas noturnas. O consumidor não pode ser coagido por alguém sem que este tenha o devido preparo para o ofício. Toda Casa Noturna deve identificar seus seguranças com crachás sendo empregados contratados ou terceirizados. Não discuta com seguranças de Casas Noturnas, mesmo que você tenha razão. Se o problema for uma nota de consumo errada, argumente, caso não seja atendido, acerte e pague, peça nota fiscal e saia calmamente e depois faça uma queixa no Procon ou procure o juizado especial. E, em hipótese alguma, acompanhe os seguranças a salas fechadas da casa. Se você foi agredido por algum segurança, procure um serviço médico e depois vá até a delegacia de polícia mais ,próxima e faça uma queixa. Verifique a necessidade de fazer exame de lesões corporais.
OUTRAS DICAS:
Condições mínimas de conforto e segurança devem ser oferecidas pelo fornecedor de serviços de entretenimento, lazer e cultura garantindo, principalmente, uma boa qualidade técnica do espetáculo e do evento. Em caso de alterações no horário ou cancelamento, tal fato deve ser comunicado com antecedência, oferecendo a possibilidade de devolução dos valores pagos. Para garantir seus direitos, a nota fiscal ou o canhoto do ingresso devem sempre ser exigidos e guardados. A Abrabar orienta os clientes, para preservá-los em qualquer situação. O documento é uma prova importante a ser utilizada em reclamações no Procon ou ações nos Juizados Especiais. Disque Procon: 0800- 41-1512. O telefone funciona somente para esclarecimento de dúvidas.
CUIDADOS BÁSICOS PARA EVITAR TRANSTORNOS E TER MAIS SEGURANÇA NA BALADA
1) Prefira sair acompanhado.
2) Usar um táxi é mais seguro do que ir de carro.
3) Cuidado com o golpe conhecido como “Boa- noite, Cinderela”. O ou A golpista seduz a vítima e vai até sua casa ou a um motel. Cuidado com bebidas, balas, chicletes, enfim, com qualquer tipo suspeito, e, quando ela (e) dorme, rouba o que estiver ao alcance.
4) Se sair de carro não atenda ao pedido de retirada de seu carro aonde você não estacionou, quando você tenha certeza disso. Os ladrões e golpistas estarão provavelmente te aguardando.
5) Verifique que no ambiente em que você freqüenta se existe controle de acesso e saída do estabelecimento
6) Em locais fechados, observe se existem portas de emergência bem sinalizadas e escolha uma posição de fácil saída. Caso esteja acompanhado, converse com sua companhia e acerte como e por onde sair do local em caso de brigas ou incêndio.
7) Cuidados quando estranhos se aproximem à sua mesa e, ao se levantar, leve seu aparelho celular ou bolsa, a menos que alguém conhecido fique na mesa.
8) Sempre que perceber algo estranho no ambiente avise ao Garçom, gerente, segurança ou responsável imediato
9) Não saia desses locais em companhia de desconhecidos.
10) Prefira sempre Casas Noturnas que tenham estacionamento próprio ou conveniado e com segurança. Tenha cuidado na saída, pois as abordagens ocorrem geralmente quando as pessoas se dirigem ao carro estacionado.
O QUE FAZER PARA SE PREVENIR SE ALGO ACONTECER FORA DOS ESTABELECIMENTOS
1) Tenha sempre com você todas as suas principais identificações (RG, CPF, Reservista, Habilitação, carteira estudantil ou ate mesmo a Carteira de Trabalhador) e números de telefones pessoais, de familiares e profissionais.
2) Jamais dirija alcoolizado, peça ajuda a sua família ou a amigos.
3) Se alguém estiver te esperando do lado de fora por algum desentendimento dentro do estabelecimento ligue 190 e aguarde a chegada da policia para sair
4) Não passe ou se aproxime de aglomerações aonde as pessoas aparentam sintomas de inquietação ou de descontrole
5) Ao sair do estabelecimento evite fazer barulhos ou algazarras, respeite o sossego dos vizinhos.
6) Se você não deixou o seu carro no estacionamento e estacionou em lugar distante ou ainda vai pegar um táxi peça sempre o auxilio da casa através da segurança para que te acompanhe
7) Se acontecer um assalto, mantenha-se calmo.
8) Se o assalto transcorrer sem reação, permaneça calmo e no lugar e atenda às “ordens” dos assaltantes, sem fazer movimentos bruscos.
9) Se houver reação de alguém, fique atento à possibilidade de tiroteio. Caso ocorram disparos, deite-se no chão e mande os outros fazerem o mesmo. Procure ficar por trás de um anteparo qualquer e, assim que puder saia do local.
10) Nunca seja valentão e senhor da situação, pois a realidade e o cemitério tem vários exemplos de comparação.
Telefones Úteis da Segurança Pública, Sossego Público e de Urgências:
Policia Militar: 190
Policia Civil: 197
Narco Denuncia: 181
Prefeitura Municipal de Curitiba:156
Ambulância: 192
Bombeiros: 193
Defesa Civil: 199
Plantão Abrabar: (41) 9915-3841
,

















