Dizer “NÃO” mais vezes pode provocar uma revolução na sua vida

Assumir compromissos demais é uma das formas mais rápidas e desgastantes de diminuirmos nosso tempo livre e nossa qualidade de vida. Convenhamos: não é simples conciliar todas as demandas que nos são impostas no século XXI.

O mercado de trabalho exige cada vez mais, o que nos força a estarmos constantemente nos atualizando e estudando; o nosso chefe e a gerência das empresas estão sempre em busca de majorar os resultados, o que nos exige uma postura proativa e o acúmulo de vários projetos e atividades; o nosso médico insiste para que pratiquemos atividades físicas regularmente; as relações familiares, amorosas e de amizade precisam constantemente de tempo para serem cultivadas e mantidas; em meio a tudo isso, ainda precisamos de tempo para refletir, desenvolver nossos hobbies e descansar, afinal, somos todos humanos.

Então, como fazer para equilibrar todos esses compromissos necessários mas que, de uma forma ou outra, acabam por consumir uma fatia do nosso tempo?

Como eu disse, não é fácil conciliar todas estas demandas, mas também não é impossível. Para atingirmos nossos objetivos e desfrutarmos de uma vida sustentável e saudável, é necessário que nos levemos a sério e, para isso, é preciso que nossas ações sejam coerentes com nossos objetivos.

Bem, isso pode parecer algo óbvio e simples de ser entendido, mas não é tão fácil assim de ser implementado. Uma das primeiras e mais importantes barreiras surge quando nossos objetivos são conflitantes com os objetivos de outras pessoas.

O ser humano precisa de relações sociais e de aceitação para alcançar satisfação, felicidade e sucesso. Justamente por isso, nós temos medo da rejeição. De uma forma inconsciente ou não, nós costumamos ter receio ao negar um pedido feito a nós, já que poderemos, desta forma, desagradar alguém ou até mesmo criar uma inimizade. O problema é que aceitar tudo que nos é pedido também não é uma opção sustentável, pelos motivos que já vimos no início do texto.

O primeiro passo, então, para fazer uma negação, é vencer o medo da rejeição.

Na verdade, esse medo é bastante ilógico: não é porque você gosta de alguém que você é obrigado a atender tudo que esta pessoa lhe solicita. Além disso, seus desejos, objetivos e vontades deveriam ser uma prioridade da sua própria vida; se você mesmo não se respeita, quem irá te respeitar?

Claro, não estou dizendo que a partir de agora você deverá sempre negar o que for pedido para você. Mas, antes de aceitar tudo, é importante refletir sobre o impacto que a solicitação poderá causar à sua vida pessoal.

Isto posto, vamos a algumas dicas rápidas para vencer o medo da rejeição que eu transcrevi diretamente do nosso e-Book Os 10 Mandamentos da Gestão de Tempo – a título de curiosidade, “Saber Dizer Não” é o 1º Mandamento do nosso método, tamanha a importância do assunto 😉

1 – Lembre-se de que você não é obrigado a fazer tudo que os outros pedem para você;

2 – Dizer “não” é diferente de ser rude ou mal-educado. Achamos que os outros entenderão nossa negativa como grosseria ou desfeita, quando, na verdade, ser sincero demonstra maior respeito e apreço pelo próximo;

3 – Todos temos prioridades. É preciso ponderar se o favor pedido pelos outros não está desequilibrando ou interferindo de forma demasiada em nossa agenda, e qual seria o impacto de negar este favor;

4 – Livre-se da culpa da negação. Não poder fazer uma viagem a trabalho não te torna culpado pelo atraso no projeto do novo produto da empresa;

5 – Livre-se da vaidade da negação. Assim como a culpa, muitas vezes o que nos motiva a aceitar mais tarefas que não teremos tempo de desempenhar a contento é a vaidade. Exemplo: para impressionar a amiga da academia com a quantidade de coisas que faz, você aceita um convite para frequentar com ela as aulas noturnas de pilates.

Este compêndio de dicas é, na verdade, quase tudo que você precisa saber (e fazer) para efetivamente dispor de mais tempo com este mandamento. Tenha em mente que nosso tempo pode ser limitado, mas nossos trabalhos e afazeres, não. Se você estiver sempre dizendo “sim” para novos compromissos, novas tarefas ou novas funções, não tenha dúvida de que vai ter que deixar de lado alguma atividade importante. Isso sem contar no potencial aumento do estresse, por não conseguir desempenhar tudo o que lhe é solicitado.”

xxx

Bem, agora que você já sabe o que fazer para superar o medo da rejeição, já deu o primeiro passo para dizer não de uma forma apropriada. O segundo e último passo é saber como dizer o não. Entretanto, agora chegou a hora de eu dizer não para mim mesmo e parar de revelar nosso método gratuitamente 🙂

Se você quiser aprender a fazer uma negação de uma forma 100% educada e altamente eficiente, com altíssima probabilidade de funcionar sem provocar mágoas ou desagrados, deverá adquirir nosso e-Book através deste link.

Por último, nunca é demais lembrar, é impossível agradar a todos. Cito uma frase de Steve Jobs, gênio do marketing e empreendedorismo do século XX: “Ter foco e alcançar objetivos está relacionado a dizer não”.

Um grande abraço!

Para saber mais, acesse www.ganhe24horas.com.br

Voltar ao topo