Como parar de procrastinar em 3 passos

Hoje vou escrever sobre uma dificuldade que afeta muitas pessoas: a procrastinação. A procrastinação é aquela força contrária ao início das nossas ações, que faz com que entremos num ciclo de adiamentos e frustrações sobre expectativas criadas e não atingidas. A procrastinação é uma grande vilã quando se trata de gestão de tempo.

Invariavelmente, a procrastinação surge quando temos alguma tarefa a realizar ou quando queremos mudar um hábito em nossa vida. E aí, na hora de tomar a ação planejada – como ir para a academia ou ler um livro –, a preguiça nos vence e acabamos reproduzindo velhos hábitos estabelecidos, deixando tudo para depois. Inclusive, os brasileiros são famosos por esse hábito de deixar tudo para a última hora.

Como superar essa dificuldade? Na verdade, é mais fácil do que parece, e eu vou explicar 3 passos fáceis para isso.

– Não crie planos vagos

Muitas pessoas procrastinam suas ações porque estabelecem metas vagas, e isso simplesmente não funciona. Para citar alguns exemplos, “vou ler mais”, “vou fazer dieta” ou “vou começar a meditar” são planos vagos. Embora estes possam ser seus objetivos de médio ou longo prazo, eles não funcionam como gatilho para iniciar uma ação. Reflita sobre o que você pode fazer hoje ou agora para alcançar estes objetivos finais. “Vou ler este livro hoje antes de dormir”, “não vou comer frituras no almoço de hoje” e “vou fazer um exercício de respiração hoje à noite” funcionam muito melhor.

– Estabeleça metas fáceis de serem alcançadas

Talvez aqui resida a maior dificuldade em começar um novo hábito. Seres humanos são ansiosos, e querem ver os resultados de suas ações e decisões rapidamente, o que leva a superestimarmos nossas capacidades. Se você não tem o hábito da leitura ou gostaria de começar a fazer exercícios físicos, vá com calma. Não estipule expectativas altas, porque este é o caminho mais rápido para permanecer procrastinando e acabar não fazendo nada.

quadro-ganhe-24-horasAo contrário, estabeleça metas que estejam facilmente ao seu alcance. Para começar a ler, você poderia se comprometer a ler duas ou três páginas de um livro por dia. Se você não faz exercícios físicos, comece com uma caminhada de 10 minutos. Essas tarefas são tão pequenas e rápidas que você não vai poder dizer não para você mesmo. Mais do que isso, ao completar com sucesso essas tarefas, por menor que elas sejam, você terá a sensação de dever cumprido, que traz a motivação para desenvolver a tarefa novamente no dia seguinte.

Não é à toa que a meta dos participantes do AA seja chegar até o fim do dia sem beber, embora o objetivo final seja perder o vício pelo álcool. Depois de algumas sessões bem sucedidas, aumente ligeiramente a meta. Com o passar do tempo, você criará um novo hábito e alcançará seus objetivos.

– Não confie na sua disciplina

Essa questão da disciplina é interessantíssima. Todos nós temos disciplina em algum nível, e isso pode ser ainda mais desenvolvido. O fator complicador é que o nosso estoque de disciplina é variável com o tempo, isto é, dependendo do seu humor e de condições externas, você pode estar mais ou menos disciplinado. Quando você deseja desenvolver um novo hábito, você precisa praticar este novo hábito regularmente.

+ Leia também: Como ganhar tempo equilibrando descanso e estress

O problema é que, por mais disciplinado que você seja, vai haver algum momento em que seu estoque de disciplina estará reduzido e você vai procrastinar – por esse motivo, não devemos apostar todas as nossas fichas na nossa disciplina. A chave para contornar a situação é facilitar ao máximo o início de uma nova ação que você queira incorporar à sua rotina. Se você deseja aprender a tocar violão, por exemplo, uma boa ideia é deixar o violão fora da capa, em cima do sofá. Se você deseja escrever um relatório depois do almoço, uma boa ideia é deixar seu computador ligado com o editor de textos aberto e o título do relatório escrito.

Essa diminuição da energia de ativação da atividade aumenta as probabilidades de que você irá realiza-la com sucesso. Entende-se por energia de ativação o esforço e o tempo necessários para iniciar uma tarefa. Por outro lado, caso você deseje perder um hábito, aumente a energia de ativação necessária para desenvolvê-lo. Como um exemplo, se você deseja assistir menos televisão, uma boa forma de começar seria deixar o cabo desconectado da tomada. Se você quiser gastar menos tempo nas redes sociais, um excelente começo seria excluir os aplicativos do seu celular. Essas mudanças simples contam a seu favor na hora de parar de procrastinar, porque elas diminuem nossa dependência sobre a disciplina que, como vimos, não é confiável.

Mãos à obra

Com essas três dicas simples e poderosas, espero ter ajudado a reduzir a procrastinação, aumentar a satisfação e gerenciar melhor o tempo. Acredito que não seja possível eliminar a procrastinação completamente de nossas vidas, é preciso estar ciente de que recaídas ocorrem. Quando isto acontecer, devemos estar atentos para retomar o controle da situação e continuar buscando a melhoria. Até a próxima!

5 dicas para ganhar tempo com o WhatsApp