Como o Facebook e o Instagram podem te ajudar nessas eleições

Social media popularity. Users giving likes to picture, post, profile flat vector illustration. Network, internet, blogging concept for banner, website design or landing web page

Se você acha que o Facebook e o Instagram só têm fotos dos filhos, das comidas ou de paisagens, está muito enganado! As mídias sociais são usadas também como uma poderosa ferramenta de comunicação. Celebridades, empresas e candidatos usam as mídias sociais para se posicionar, dizer o que pensam sobre assuntos importantes, defender causas em que acreditam e, principalmente, conversar com você.

Como estamos no período eleitoral, quero focar esse nosso papo nas eleições. Faltam pouco mais de duas semanas para você votar para os cargos de vereador e prefeito. Então, aproveite essa reta final para saber mais sobre os nossos futuros representantes.

+ Leia também: Você sabia que pode sugerir onde o prefeito deve investir o dinheiro dos nossos impostos?

Minha primeira dica é: entre no Instagram e no Facebook daqueles candidatos que quer eleger. Veja tudo sobre ele. Quase todos têm Facebook, e uma boa parte tem Instagram. Alguns ainda têm YouTube, Twitter e LinkedIn. Ou seja, são cinco mídias sociais para você fuçar a vida de cada um. Não desperdice essa oportunidade. Agora é a hora de ver bem quem é quem. Aproveite para conversar com o seu candidato, pergunte, questione sobre temas e problemas que você enfrenta na sua rotina.

E mais uma dica importante: se o seu candidato já tem mandato, acesse as mídias sociais dos órgãos públicos (Câmara Municipal, Prefeitura e Assembleia Legislativa) para avaliar como está o mandato dele, como votou em temas importantes e polêmicos e, principalmente, se ele tem relação e identificação com aquilo que você pensa e acredita. Se não encontrar, já sabe né? Pergunte! O órgão público vai te responder com informações oficiais.

+ Viu essa? Afinal, você sabe exatamente o que fazem os vereadores?

E aí você pode pensar: “ah, mas nas mídias sociais eles só colocam o que é bom e o que é bonito”. Se ainda está em dúvida, joga o nome do candidato no Google. Vá até a terceira página lendo todos os links, acesse cada um deles e leia tudo. Repare que estamos escolhendo pessoas que vão nos representar por quatro anos! Por isso é importante investirmos tempo. Investirmos? Sim. Não é perda de tempo. É garantir que os nossos representantes serão os melhores para a nossa cidade.

>>> Você conhece o Guia dos Candidatos? Venha saber mais sobre eles