Falta de ordem cronológica garante sucesso de Verão 90

Telefone fixo com fio é uma das principais lembranças da época em que se passa a trama. Foto: Divulgação/TV Globo

Quem viveu nos anos 90 sabe que as referências da época estão na trama das 19h da Globo Verão 90. É a fita VHS, telefone fixo, dance music, a Brasília Amarela dos Mamonas Assassinas, uma espécie de MTV brasileira, Plano Real, lambada e Humberto Martins no papel do cara que quase sempre está sem camisa nas cenas. Enfim, são vários detalhes misturados ali.

+Leia mais: Novela Verão 90 resgata gírias, moda e cultura do anos 90

No começo, incomoda ver tudo isso misturado sem precisar as datas dos fatos. Mas, vá lá! É ficção e não precisa reproduzir tudo fielmente. Essa colagem de referências dos 80 e 90 é que prende o telespectador. Os mais velhos, na casa dos 40 anos, como eu, vão sempre ter uma história para lembrar: “eu usava aquela roupa”, “eu fazia isso também”, “eu também sumia assim e ninguém ficava sabendo onde eu estava porque não tinha celular”, “eu fui num show do Double You”.

+Leia mais: Capítulo de segunda da novela ‘Verão 90’ registrou recorde de audiência

Por outro lado, os mais jovens podem entender como era o mundo mais analógico, menos ansioso, no qual a gente não tinha a sensação (falsa até hoje) de que estamos no controle de tudo. Tinha que esperar a ligação ou ir atrás da pessoa onde quer que fosse. Tinha que correr o risco. Tudo era mais demorado, menos previsível.

Bom, sobre em que ano se passa a história nem interessa mais! 90, 91, 92, 93, 94… é por aí. O fato é que o Brasil ainda nem era tetracampeão mundial de futebol – isso se concretizou em 1994, no Estados Unidos – e ainda tínhamos o Ayrton Senna brilhando nas manhãs de domingo. Mas isso é palpite do colunista. E você, leitor, o que acha?

https://www.tribunapr.com.br/mais-pop/iza-e-wesley-safadao-vao-apresentar-sotocatop-com-outros-artistas/