O que explica a audiência em alta de Por Amor?

Relacionamento entre mãe e filha é um dos pontos-chave da trama. Foto: Divulgação/TV Globo

Com mais de 17 pontos no Ibope em São Paulo nesta semana, a novela Por Amor, exibida no Vale a Pena Ver De Novo, nas tardes da Globo, tem tido audiência superior a Malhação, que apresenta conteúdo atual. Por Amor, de Manoel Carlos, é de 1997 e está sendo exibida pela quinta vez pelos canais Globo. Como explicar audiência de uma novela de 22 anos atrás?

Primeiro: um dos aspectos mais interessantes da novela é a trama, que fala do segredo de Helena (Regina Duarte), que teve deu seu filho logo ao nascer para filha Maria Eduarda (Gabriela Duarte), que, por sua vez, perdeu o dela, morto após o nascimento. Se fosse hoje em dia, com tantas câmeras de segurança em hospitais e maternidades, a troca já teria sido descoberta. Não teríamos a história porque o segredo é o tema central.

+Leia também: Luciano Huck mostra como ficou o crânio do filho após acidente e dá ‘bronca’

A nostalgia de ver Fábio Assunção mais jovem, quando pouco se sabia da vida particular dos artistas da TV, é outro ponto de destaque. A trilha sonora com Tom Jobim e outros nomes da MPB também chamam a atenção. Afinal, em novela de Manoel Carlos, as belezas do Leblon, as maravilhas do Rio de Janeiro (que, apesar de tudo, continua lindo) estão todas lá.

Outro fato é que os trajes e moda da época transformam Por Amor numa típica novela mexicana, com topetes e coloridos abusados. Isso sem contar os romances sofridos tipo Maria do Bairro. Amores impossíveis, conflitos de gerações, machismo, racismo, de um time que superações e novidades tecnológicas, como notebooks pesados e enormes estão no pacote da audiência surpreendente.

Enfim, Por Amor não precisa de remake para fazer sucesso.

Voltar ao topo