O que explica a audiência em alta de Por Amor?

Relacionamento entre mãe e filha é um dos pontos-chave da trama. Foto: Divulgação/TV Globo

Com mais de 17 pontos no Ibope em São Paulo nesta semana, a novela Por Amor, exibida no Vale a Pena Ver De Novo, nas tardes da Globo, tem tido audiência superior a Malhação, que apresenta conteúdo atual. Por Amor, de Manoel Carlos, é de 1997 e está sendo exibida pela quinta vez pelos canais Globo. Como explicar audiência de uma novela de 22 anos atrás?

Primeiro: um dos aspectos mais interessantes da novela é a trama, que fala do segredo de Helena (Regina Duarte), que teve deu seu filho logo ao nascer para filha Maria Eduarda (Gabriela Duarte), que, por sua vez, perdeu o dela, morto após o nascimento. Se fosse hoje em dia, com tantas câmeras de segurança em hospitais e maternidades, a troca já teria sido descoberta. Não teríamos a história porque o segredo é o tema central.

+Leia também: Luciano Huck mostra como ficou o crânio do filho após acidente e dá ‘bronca’

A nostalgia de ver Fábio Assunção mais jovem, quando pouco se sabia da vida particular dos artistas da TV, é outro ponto de destaque. A trilha sonora com Tom Jobim e outros nomes da MPB também chamam a atenção. Afinal, em novela de Manoel Carlos, as belezas do Leblon, as maravilhas do Rio de Janeiro (que, apesar de tudo, continua lindo) estão todas lá.

Outro fato é que os trajes e moda da época transformam Por Amor numa típica novela mexicana, com topetes e coloridos abusados. Isso sem contar os romances sofridos tipo Maria do Bairro. Amores impossíveis, conflitos de gerações, machismo, racismo, de um time que superações e novidades tecnológicas, como notebooks pesados e enormes estão no pacote da audiência surpreendente.

Enfim, Por Amor não precisa de remake para fazer sucesso.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.