Inovações nas chamadas globais

Em conversa com Marcel Bely, que atuou na geração de conteúdo da página do Facebook da Prefeitura Municipal de Curitiba, popularmente conhecida como Prefs, percebi como a interação entre televisão e a internet está tomando proporções que até definem o formato, o jeito de montar uma chamada de uma atração. Pois até o telespectador mais distraído já deve ter percebido que a programação da Globo, recentemente, tem incluído chamadas bem diferentes, mais interativas e direcionadas. A emissora passou a contar com os apresentadores para divulgar destaques de da grande de programação.

Vozes femininas e narradores com textos mais descontraídos ganharam espaço. “Plataformas digitais podem ser integradas nos programas para atrair e reter atenção da audiência. É a famosa convergência digital”, explica Bely, que mergulhará nos próximos dias em projeto da emissora carioca voltando às mídias sociais, mais precisamente sobre como as chamadas interferem na audiência e na percepção do internauta. Essa interação começou na novela Joia Rara (2013).

Quase sempre as chamadas são feitas com a voz de veludo de Dirceu Rabelo, as daquela trama eram apresentadas pela voz doce de Mabel Cezar. A experiência agradou ao público, tanto que a Globo vem inovando em chamadas da sua programação desde então. Apesar dos avanços, admito, bate uma saudade das famosas locuções do SBT, de Silvio Santos, com a voz marcante de Lombardi, falecido em 2009. O narrador virou uma espécie de marca registrada da emissora paulista.

Curitiba 322 anos

No domingo, a capital paranaense está de aniversário, mas a festa começa hoje. A partir do meio-dia, na Boca Maldita, a RPCTV, afiliada da Globo aqui em Curitiba, vai reunir apresentadores dos programais locais, música, prestação serviço e sorteio de brindes a população. E, no Paraná TV, serão exibidos depoimentos e histórias contadas pelos telespectadores e atores globais sobre Curitiba.

Se quer saber mais sobre este e outros assuntos relacionados a celebridades, durante a semana, acesse www.facebook.com/afamaesua.