Curiosidades sobre a Copa do Mundo na TV

Bussunda interpretando Ronaldo Fenômeno é uma das lembranças mais inesquecíveis das coberturas de Copa na TV. Foto: Reprodução

Começou a Copa do Mundo da Rússia! Nas novelas e na programação da TV, o Mundial de futebol faz parte da história. Na novela Felicidade (1991), Helena (Maitê Proença) – uma das muitas de Manoel Carlos – começou a ter a vida contada durante a Copa de 1982, quando o Brasil acabou derrotado pela Itália, com três gols do carrasco Paolo Rossi.

E, alguns anos depois, teve até BBB durante a Copa do Japão-Coreia, de 2002. A segunda edição da atração global foi realizada no mesmo ano do BBB1, vencido por Kléber Bambam. Dois BBBs no mesmo ano foi algo único e foi nessa segunda edição que a participante Tina bateu as panelas e jogou as malas dos brothers na piscina da casa. Pelo menos, o Brasil faturou o penta.

Por sua vez, o humorístico Casseta & Planeta Urgente esteve nas copas de 1994 a 2006, sempre com humor caricato. Inesquecível o saudoso Bussunda imitando Ronaldo Fenômeno. Bussunda morreu em 2006, durante a cobertura do mundial, na Alemanha. Depois do falecimento dele, a atração das noites de terça-feira da Globo perdeu a força e não conseguiu mais manter a audiência e foi extinto.

Outra tradição na época de Copa do Mundo eram os temas músicas Elba Ramanho tem várias músicas com o tema Brasil/Copa. Mas, em 1982, um jogador da seleção, que estava na Copa, gravou uma canção que fez um enorme sucesso e vendeu muitos discos. Voa, Canarinho, com a voz de Júnior, titular absoluto da seleção de Telê Santana, considerada por muitos uma das melhores e mais empolgantes já formadas, mas que não levou a taça para casa.