Atores que fizeram sucesso nos 90 estão de volta à Globo

Floriano ficou famoso por interpretar o travesti Sarita em Explode Coração (1995). Foto: Reprodução/Instagram

Nesta semana, a Globo anunciou que dois atores ‘sumidões’ estão de volta ao time da emissora. São eles: Floriano Peixoto e Paulo Gorgulho. O primeiro não atuava na casa há 13 anos.

Atualmente no ar como o Paulo Roberto da novela Topíssima, da Record, Floriano entrará na série Todas As Mulheres do Mundo, que tem previsão de estreia para 2020. Escrita por Jorge Furtado e com direção de Patrícia Pedrosa, a trama global é baseada na obra homônima de Domingos de Oliveira, e conta com Sophie Charlotte no papel principal. 

A última vez que Peixoto esteve na Globo foi na série Carandiru, Outras Histórias, exibida em 2005. Depois disso, o ator foi para Record. Mas um dos papéis mais marcantes de Floriano na Globo foi Sarita, de Explode Coração, de 1995, que era travesti. Até então, nenhum travesti havia sido mostrado em novelas brasileiras senão para fazer rir. Mas a autora Gloria Perez resolver abordar o tema em sua novela de forma séria, revelando ao público uma personagem que levava uma vida comum na vizinhança em que vivia num bairro do subúrbio carioca. Fez muito sucesso.

Além de Floriano, quem está voltando para a emissora é Paulo Gorgulho. Foto: Reprodução/Instagram

Quem também está de volta à Globo é Paulo Gorgulho. Hoje aos 60 anos, ele deve integrar o elenco de Segunda Chamada, nova série com estreia prevista para outubro. O ator será Jaci, o diretor de uma escola de ensino noturno para jovens e adultos.

Na década de 1990, ele se destacou em Pantanal, o maior sucesso da teledramaturgia da extinta Rede Manchete, e foi contratado pela Globo para ser protagonista. Logo de cara, emplacou um dos personagens principais de Despedida de Solteiro, de 1992, na sequência conseguiu outros papéis. Estava longe da Globo há 16 anos.

Ambos revelaram em entrevistas que a emissora mudou muito nesses anos em que ficaram fora. Será um recomeço para ambos. Boa sorte.